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Abstract(s)
Atualmente as empresas fazem esforços para melhorar a relação com os seus clientes,
apostando em ferramentas de CRM de forma a uniformizar o serviço e procurando a
angariação de dados pessoais para uma oferta mais adequada. Uma das formas mais
utilizadas pelas empresas para este reforço nas relações e consequentemente obtenção de
informações sobre os consumidores, são os cartões ou fichas de clientes, integrados na
estrátegia de marketing relacional das empresas como ações de fidelização.
Estas ações são desenvolvidas com o objetivo de promover a lealdade do consumidor,
oferecendo-lhe vantagens diferenciadoras em troca de dados que posteriormente servirão
para uma melhoria dessas ações, adequando-as às expetativas e necessidades dos clientes.
As ações de fidelização são amplamente utilizadas em diversos setores, contudo no setor da
moda estas são ainda negligenciadas pelos grupos internacionais com uma grande presença
em Portugal.
No caso do presente estudo, pretende-se uma análise aprofundada do impacto destas ações
no setor da moda em Portugal, assim como da sua influência na lealdade dos consumidores.
Para a realização de uma investigação completa e significativa acrescentaram-se alguns
fatores como o comprometimento afetivo, a satisfação, a confiança e os custos de mudança
de forma a provar-se a sua influência na lealdade.
As principais conclusões obtidas não pertimem confirmar a influência das ações de fidelização
na lealdade dos consumidores, consequente de ofertas pouco atrativas para o consumidor,
recomendando às marcas uma pesquisa mais ativa dos interesses e expetativas do mercado,
adequando desta forma as suas estratégias. Concluiu-se ainda que o comprometimento
afetivo, a satisfação, a confiança e os custos de mudança influenciam positivamente a
lealdade dos consumidores e são fatores determinantes para os clientes deste setor.
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Keywords
Lealdade Consumidor Ações de fidelização Setor da moda