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Authors
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Abstract(s)
As crianças são hoje um mercado muito valioso e são elas os futuros consumidores
adultos de amanhã. As empresas devem estar atentas às necessidades, aos desejos e às
aquisições realizadas pelas crianças ou por elas influenciadas para poderem estabelecer
relações comerciais fortes, baseadas numa dinâmica relacional e assentes na lealdade às
marcas.
Para o efeito, e partindo do princípio que o processo de consumo das crianças resulta do
processo de socialização, importa conhecer a influência dos fatores de socialização, na
formação de valores materialistas, na consciência da marca e na lealdade à marca por
parte das crianças durante o seu processo de consumo, assim como a relação existente
entre estas variáveis.
Assim, com base na informação recolhida através de questionário numa amostra de 242
crianças com idades entre os 8 e os 12 anos, estudantes que frequentam entre o 3º e o 6º
ano de escolaridade do concelho de Leiria, efetuou-se o estudo quantitativo, transversal e
de natureza exploratória. Os resultados evidenciaram que os fatores de socialização, pais,
pares e media têm poder explicativo face às variáveis materialismo, consciência da marca
e lealdade à marca, no entanto essa relação nem sempre é significativa para as 3
dimensões em simultâneo. Verificou-se ainda que o materialismo explica, em parte, a
consciência da marca e esta ajuda a explicar a lealdade à marca.
Os resultados obtidos contribuem para o melhor entendimento do consumo infantil e para
o desenvolvimento do marketing relacional aplicado ao segmento das crianças. As
empresas, particularmente os profissionais de marketing, que queiram “ganhar” as
crianças desde cedo e desenvolver com elas uma relação duradoura devem adotar
estratégias de marketing que tenham como alvos não só as crianças, mas também os pares
e os pais, usando para o efeito os media, sobretudo a internet para promoverem interações
com as crianças.
Description
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.
Keywords
Criança Consumo Marketing relacional Fatores de socialização Materialismo Consciência da marca Lealdade à marca
