Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo de validade da escala de situações indutoras de stresse

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Escala de situações de stress.pdf255.9 KBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

A experiência do stresse pelos estudantes do ensino superior tem sido um tópico que tem evidenciado a necessidade de identificação dos factores indutores de stresse e suas consequências ao nível da saúde e bem-estar dos estudantes. No caso específico do curso de licenciatura em Enfermagem, são vários os momentos da vida académica de cada estudante que podem potenciar crises e vulnerabilidades, entre os quais se destaca o ensino clínico de Enfermagem. Os ensinos clínicos são uma experiência crucial na formação em Enfermagem, possuindo uma forte componente prática, conferindo aos estudantes a oportunidade de explorarem, integrarem e implementarem o que aprenderam, antes de se tornarem profissionais, constituindo simultaneamente um momento em que as suas aprendizagens, capacidades e desempenho estão a ser avaliadas, podendo ser gerador de insegurança, angústia e medos. Foi no âmbito deste enquadramento conceptual que se desenvolveu uma investigação com o objectivo de construir e validar um instrumento de avaliação das fontes de stresse no estudante em ensino clínico. Com a presente proposta de poster pretendemos, sistematizar as principais propriedades psicométricas e resultados da validação da Escala de Situações Indutoras de Stresse em Ensino Clínico de Enfermagem, obtidos com base nos dados de uma amostra de 1283 estudantes.

Description

Comunicação apresentada no I Congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da Saúde que decorreu na Universidade do Algarve em Fev. de 2009.

Keywords

Escala de situações de stress Ensino clínico

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue