Unidade de Investigação - CICS.NOVA.IPLeiria. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Unidade de Investigação - CICS.NOVA.IPLeiria. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 399
Results Per Page
Sort Options
- A banda desenhada como estratégia pedagógica em contexto de 1.º ciclo.Publication . Santos, Tatiana; Milhano, Sandrina
- Ao ritmo dos estilos musicais Rock e Clássico - um estudo de caso com quatro crianças do 1.º CicloPublication . Faria, Sara; Milhano, Sandrina
- O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Batista, Liliana; Milhano, Sandrina
- Éticas plurais, perfil e competências do animador socioculturalPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- Vozes sobre a voz - um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Santos, Tatiana; Milhano, Sandrina
- Ciência, teoria social contemporânea e educaçãoPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana MariaOs modelos científicos vigentes acabam por refletirem sempre nas práticas escolares, nas pedagogias dominantes, na educação. O objetivo principal deste ensaio é correlacionar os paradigmas científicos com os paradigmas pedagógicos e mostrar como, em parte, “somos filhos de Descartes”. Foi com ele que aprendemos o que era a ciência, o método científico, no singular, e a objetividade como valor sagrado da ciência. Foi o seu Discurso do Método que marcou a ciência do século XX e, também, a pedagogia escolar e a educação em geral. Aprendemos a pensar com a cabeça e não com o coração; desumanizamos, desantropomorfizamos a ciência, o que teve efeitos diretos na educação, essencialmente durante toda a primeira metade do século XX. As Ciências da Educação são assim, a nosso ver, no seu início, mais filhas das ciências experimentais e naturais do que das próprias ciências humanas e sociais. De resto, também elas buscavam para si o estatuto de ciências, procurando generalizar o por vezes não generalizável; procurando leis em que imperam a especificidade e a idiossincrasia do humano. Então, o positivismo do século XIX e do início do século XX, que marca as Ciências Sociais e as Ciências da Educação, que se recusam a ser subjetivas, a serem simplesmente humanas, e, logo, não científicas, vigorou e vigora, ainda, na ciência e na educação.
- A canção na integração pedagógica da Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Marques, Diana; Milhano, Sandrina
- A surpresa do leitorPublication . Nobre, CristinaExploração de dois ‘livros simulados’, criados pelos estudantes de Literatura para a Infância – ‘Uma menina como tantas outras’ e ‘Os meninos também choram?’- como potenciais instrumentos pedagógicos inclusivos e ferramentas para novas aprendizagens.
- Práticas pedagógicas e mediações culturais em escolas portuguesas: uma análise comparativaPublication . Vieira, Ana Maria
- Fronteiras da identidade, mediação Intercultural e trânsitos do selfPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo