Unidade de Investigação - CICS.NOVA.IPLeiria. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Unidade de Investigação - CICS.NOVA.IPLeiria. Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 407
Results Per Page
Sort Options
- A banda desenhada como estratégia pedagógica em contexto de 1.º ciclo.Publication . Santos, Tatiana; Milhano, Sandrina
- Ao ritmo dos estilos musicais Rock e Clássico - um estudo de caso com quatro crianças do 1.º CicloPublication . Faria, Sara; Milhano, Sandrina
- A implementação de propostas pedagógicas integradoras da matemática e da expressão plástica no 1.º CEBPublication . Valentim, Sofia; Milhano, SandrinaO presente artigo apresenta uma reflexão em torno de um estudo desenvolvido no âmbito da prática pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral centrou-se em compreender o papel da utilização pedagógica de estratégias integradoras da matemática e da expressão plástica para as aprendizagens das crianças de uma turma de 2.º ano. O estudo teve como participantes 21 alunos de uma escola pública do concelho de Leiria. Com estes alunos, foram desenvolvidas duas sequências pedagógicas assentes nas seguintes atividades: 1.ª sequência) observação e análise de obras de arte contendo figuras geométricas, organização dessas figuras num Diagrama de Venn, elaboração de uma composição visual contendo figuras geométricas e organização das mesmas através de tabelas e esquemas matemáticos; 2.ª sequência) observação de obras de arte contendo eixos de simetrias e, elaboração de uma composição visual de forma a completar uma figura simétrica. Os instrumentos utilizados para recolha de dados foram fichas de trabalho preenchidas pelos alunos sobre as suas aprendizagens, composições visuais produzidas pelos alunos, reflexões escritas individuais feitas pelos alunos e notas de campo contendo os diálogos tidos durante a concretização das várias atividades propostas em cada sequência. Uma análise prévia dos dados sugere que a utilização de propostas pedagógicas integradoras promoveu a consolidação de alguns conceitos matemáticos, ao mesmo tempo que permitiu a aprendizagem de noções no âmbito da expressão plástica.
- Educação proibida e pedagogias da transformaçãoPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- O fado no 1.º Ciclo do Ensino Básico um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Batista, Liliana; Milhano, Sandrina
- Éticas plurais, perfil e competências do animador socioculturalPublication . Vieira, Ana Maria; Vieira, Ricardo
- Vozes sobre a voz - um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Santos, Tatiana; Milhano, Sandrina
- Ciência, teoria social contemporânea e educaçãoPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana MariaOs modelos científicos vigentes acabam por refletirem sempre nas práticas escolares, nas pedagogias dominantes, na educação. O objetivo principal deste ensaio é correlacionar os paradigmas científicos com os paradigmas pedagógicos e mostrar como, em parte, “somos filhos de Descartes”. Foi com ele que aprendemos o que era a ciência, o método científico, no singular, e a objetividade como valor sagrado da ciência. Foi o seu Discurso do Método que marcou a ciência do século XX e, também, a pedagogia escolar e a educação em geral. Aprendemos a pensar com a cabeça e não com o coração; desumanizamos, desantropomorfizamos a ciência, o que teve efeitos diretos na educação, essencialmente durante toda a primeira metade do século XX. As Ciências da Educação são assim, a nosso ver, no seu início, mais filhas das ciências experimentais e naturais do que das próprias ciências humanas e sociais. De resto, também elas buscavam para si o estatuto de ciências, procurando generalizar o por vezes não generalizável; procurando leis em que imperam a especificidade e a idiossincrasia do humano. Então, o positivismo do século XIX e do início do século XX, que marca as Ciências Sociais e as Ciências da Educação, que se recusam a ser subjetivas, a serem simplesmente humanas, e, logo, não científicas, vigorou e vigora, ainda, na ciência e na educação.
- A canção na integração pedagógica da Música no 1.º Ciclo do Ensino Básico um estudo de caso com crianças do 3.º ano de escolaridadePublication . Marques, Diana; Milhano, Sandrina
- A surpresa do leitorPublication . Nobre, CristinaExploração de dois ‘livros simulados’, criados pelos estudantes de Literatura para a Infância – ‘Uma menina como tantas outras’ e ‘Os meninos também choram?’- como potenciais instrumentos pedagógicos inclusivos e ferramentas para novas aprendizagens.