Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.04 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo apresenta uma reflexão em torno de um estudo desenvolvido no âmbito da
prática pedagógica realizada em contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico no Mestrado em
Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O objetivo geral centrou-se em
compreender o papel da utilização pedagógica de estratégias integradoras da matemática e da
expressão plástica para as aprendizagens das crianças de uma turma de 2.º ano. O estudo teve
como participantes 21 alunos de uma escola pública do concelho de Leiria. Com estes alunos,
foram desenvolvidas duas sequências pedagógicas assentes nas seguintes atividades: 1.ª
sequência) observação e análise de obras de arte contendo figuras geométricas, organização
dessas figuras num Diagrama de Venn, elaboração de uma composição visual contendo figuras
geométricas e organização das mesmas através de tabelas e esquemas matemáticos; 2.ª
sequência) observação de obras de arte contendo eixos de simetrias e, elaboração de uma
composição visual de forma a completar uma figura simétrica. Os instrumentos utilizados para
recolha de dados foram fichas de trabalho preenchidas pelos alunos sobre as suas
aprendizagens, composições visuais produzidas pelos alunos, reflexões escritas individuais
feitas pelos alunos e notas de campo contendo os diálogos tidos durante a concretização das
várias atividades propostas em cada sequência. Uma análise prévia dos dados sugere que a utilização de propostas pedagógicas integradoras promoveu a consolidação de alguns conceitos matemáticos, ao mesmo tempo que permitiu a aprendizagem de noções no âmbito da expressão plástica.
Description
Keywords
integração em 1.º CEB Expressão plástica Matemática