Browsing by Author "Fontes, Ana"
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- A animação artística em contextos de institucionalização de pessoas idosasPublication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana; Mesquita, MiguelA sociedade contemporânea é uma sociedade cada vez mais envelhecida, onde as respostas sociais carecem, indubitavelmente, de uma atenção específica ao nível do planeamento dos diversos serviços. Neste contexto, toma especial destaque a resposta social Estrutura Residencial para Idosos e a consequente preocupação com o quotidiano das pessoas idosas institucionalizadas a título permanente, que se veem perante um novo modo de viver e de existir. Tendo estas questões como pano de fundo, pretendemos neste trabalho perceber a importância da animação artística nos espaços de institucionalização de pessoas idosas e refletir sobre as suas potencialidades enquanto ferramenta de intervenção que procura o aumento da qualidade de vida e o bem-estar das pessoas residentes. Esta reflexão, ancorada num debate de natureza teórica, será sustentada por dois projetos desenvolvidos por profissionais a partir de uma instituição social para pessoas idosas, a AMITEI- Associação de Solidariedade Social de Marrazes, visando assim partilhar estratégias de carácter mais operativo, focadas nas potencialidades da animação artística e na função social da arte.
- Aprender participando: cruzamento de diferentes espaços para uma educação socioculturalPublication . Sousa, Jenny; Fontes, AnaEste trabalho apresenta uma experiência prática demonstrativa da importância da promoção de uma educação que abranja diferentes espaços da comunidade, não se cingindo somente às instituições escolares e às formas mais tradicionais de ensino. Dito de outro modo, defende-se neste trabalho a ideia de que à escola cabe não só promover aprendizagens e saberes académicos, como também desenvolver nos estudantes competências e habilidades cognitivas, metacognitivas, sociais e emocionais necessárias ao exercício de uma cidadania consciente e mais centrada na dignidade humana. Neste desiderato, revela-se de crucial importância a promoção da participação ativa dos estudantes e o seu envolvimento nos diferentes contextos socioculturais em que estão inseridos. Face ao exposto, cabe às Instituições de Ensino Superior promover metodologias ativas de ensino aprendizagem que permitam aos estudantes ser mais autónomos, criativos, comunicativos, cooperativos e construtores de relações humanas, quer nos contextos profissionais, quer pessoais. Tendo estes determinantes como pressuposto, desenvolveu-se uma experiência pedagógica com os estudantes do Curso Técnico Superior Profissional em Intervenção Sociocultural e Desportiva, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (Portugal). Esta experiência consistiu na realização de um conjunto de iniciativas integradas no projeto “Intervir. Humanizar. Contagiar”, que decorre da parceria com a Comissão de Humanização do Hospital de Leiria. As atividades, antecipadamente planificadas, alicerçaram-se em metodologias ativas de ensino aprendizagem e tiveram como principais objetivos fomentar relações mais humanizadas entre os envolvidos e contribuir para a formação de profissionais capazes de fomentar a integração social, o desenvolvimento cultural e a adoção de estilos de vida saudáveis. A realização de atividades práticas desenvolvidas em espaços de educação sociocultural que, neste caso concreto, se centraram em instituições hospitalares, revelaram ser experiências profícuas na promoção de uma panóplia de aprendizagens significativas, tanto a nível técnico e profissional, como a nível pessoal e social, que de outro modo não poderiam adquirir.
- Construção cidadã em contexto escolar: contributos do projeto de voluntariado "Dá de ti!"Publication . Sousa, Jenny; Fontes, AnaAcontecendo em todos os contextos de vida, a educação é um elemento cada vez mais indispensável para o ser humano enfrentar os desafios da contemporaneidade e do futuro. Neste contexto, cabe também às instituições educativas consolidar as suas práticas, de forma a garantir a possibilidade ao indivíduo de realizar percursos de aprendizagem capazes de o preparar para a sua integração nas diversas dinâmicas sociais, e, simultaneamente, para a humanização das relações, a consolidação da paz, da liberdade e da justiça social. Assim, partindo destes pressupostos, foi realizado um estudo exploratório, de natureza quantitativa, tendo como principal objetivo conhecer os impactos que o projeto de voluntariado “Dá de Ti!”, desenvolvido numa escola profissional da zona centro de Portugal, teve nos alunos que participaram ativamente na iniciativa. Os resultados permitem-nos perceber que o mesmo tem implicações nos alunos, quer no seu “self”, quer na forma como se posicionam enquanto futuros cidadãos.
- Metodologias ativas de ensino-aprendizagem na promoção da inclusão social: Como abraçar sem tocarPublication . Sousa, Jenny; Fontes, Ana; Mesquita, MiguelNum período excecional da nossa contemporaneidade, vivem-se desafios perante os quais não se pode ficar indiferente; assim, é em pleno período pandémico que o projeto «Como abraçar sem tocar» se concebe e tem o seu desenvolvimento. Partindo de diferentes ofertas formativas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Politécnico de Leiria, que têm como tónica comum a animação sociocultural no seu curriculum, procurou-se envolver os estudantes em metodologias ativas de ensino-aprendizagem, visando a aplicação dos saberes adquiridos em diversos contextos reais e a construção de novos saberes técnicos e profissionais, que constituíssem também uma mais-valia para as entidades parceiras. Partindo desta intencionalidade, foi criado, implementado e avaliado um conjunto muito diversificado de projetos adaptados a diferentes contextos de intervenção, seguindo a metodologia dos ciclos de planificação-ação, observação e reflexão. Neste artigo pretende-se apresentar os resultados de um estudo qualitativo em que se procura conhecer as representações dos estudantes relativamente à metodologia de ensino-aprendizagem e perceber o impacto que esta teve nos processos de humanização e (re)construção das relações nas instituições da comunidade de pertença da ESECS. Através da metodologia investigação-ação e utilizando a técnica de análise de conteúdo nos relatórios individuais dos estudantes e nas entrevistas aos profissionais, foi possível perceber que estas metodologias de ensino-aprendizagem são fundamentais na aquisição de competências pessoais e profissionais dos estudantes e que as estratégias de animação sociocultural assumem um papel potenciador de ambientes de humanização e de fomento de relações.