Browsing by Author "Caels, Fausto"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Artigos selecionados da 29.ª Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional (ESFLC2019)Publication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto; Marques, Gorete; Mendes, Mafalda; Conde, InêsNo presente volume, publica-se um conjunto de artigos científicos que fixam pela escrita trabalhos apresentados na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, que teve lugar em julho de 2019, na cidade de Leiria. Esta conferência, um evento promovido anualmente pela Associação Europeia de Linguística Sistémico-Funcional, foi organizada por dez colegas portugueses afiliados a três instituições: Escola Superior de Educação e Ciências Sociais e Escola Superior de Tecnologia e Gestão, ambas do Politécnico de Leiria, e CELGA-ILTEC da Universidade de Coimbra. A publicação surge em 2021, num contexto de pandemia que veio suspender as nossas vidas em vários domínios, no plano pessoal e institucional, com efeitos na duração do processo de revisão científica e de edição desta publicação. Apesar das adversidades, julgamos que não poderíamos deixar de corresponder às expetativas dos colegas que quiseram contribuir para mais uma publicação da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- Funcional. Aqui chegados, sentimos que devemos a todos, autores e revisores, um profundo agradecimento pela confiança em nós depositada e também pelo cuidado, pela paciência e pela diligência com que sempre responderam às nossas solicitações. Os textos que compõem a obra foram submetidos para avaliação da comissão científica do volume e foram objeto de revisão por pares. A sua publicação assinala a vitalidade e produtividade da comunidade científica reunida na 29.ª edição da Conferência Europeia de Linguística Sistémico- -Funcional.
- A avaliatividade em manuais de História: Análise exploratóriaPublication . Alves, Mário Amado; Filipe Alexandre, Marta; Caels, Fausto
- Classificações textuais e documentos programáticos de PortuguêsPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís; Caels, Fausto
- Discurso Académico: Uma área disciplinar em construçãoPublication . Caels, Fausto; Barbeiro, Luís; Santos, Joana Vieira
- Elaboração, implementação e validação de recursos didáticos de Português como Língua GlobalPublication . Caels, Fausto; Castro, Catarina; Mangas, Catarina
- Estágios na licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês / Chinês-Português do Politécnico de Leiria: Escolha de entidades cooperantesPublication . Caels, Fausto; Gillain, Romain; Coelho, FláviaA licenciatura em Tradução e Interpretação Português-Chinês/Chinês-Português, fruto de uma parceria do Politécnico de Leiria e da Universidade Politécnica de Macau, visa formar profissionais com um domínio adequado em Português e Mandarim. O presente artigo versa sobre a unidade curricular de Estágio, enquanto ponto culminante dessa licenciatura. Pretende-se, mais concretamente, identificar e caracterizar as entidades de estágio escolhidas pelos estudantes que ingressam no curso em Portugal, desde a primeira edição da UC, em 2010, até ao presente. A caracterização atenderá à localização geográfica das entidades de estágio, à sua área de atividade, ao número de estudantes acolhidos e ao número de colaborações com o curso.
- Géneros escolares e aprendizagensPublication . Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Silva, Paulo Nunes da
- Investigação sobre o discurso da História em Portugal: Um ponto de situaçãoPublication . Alexandre, Marta Filipe; Caels, Fausto
- Recursos textuais para a construção de conhecimento classificativo - as taxonomias em manuais escolares de Ciências NaturaisPublication . Caels, Fausto; Quaresma, Ângela; Barbeiro, Luís; Filipe Alexandre, MartaEste artigo incide sobre a construção linguística do conhecimento científico, no contexto de ensino-aprendizagem. Tem como objetivos traçar a estrutura organizacional dos textos inseridos em manuais escolares e identificar os recursos lexicais envolvidos na verbalização dos sistemas de classificação. O estudo é enquadrado pela Linguística Sistémico--Funcional (Halliday, 2014) e pelos Estudos de Género da Escola de Sydney (Martin & Rose, 2008). Metodologicamente, constituiu-se um corpus de 100 textos apresentados em manuais de Ciências Naturais (2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico), usados em Portugal. Procedeu-se à identificação das etapas estruturais dos textos, segundo as etapas definidoras do género Relatório Classificativo, e caracterizou-se a etapa Sistema de Classificação, focando os elementos semânticos e sua realização lexicogramatical. Como resultado, verificam-se uma ausência significativa de etapas definidoras, a par da presença da etapa opcional Orientação, e o uso irregular dos elementos semânticos do Sistema de Classificação, cujas realizações lexicogramaticais nem sempre se inscrevem no domínio classificativo. Defende-se a necessidade da tarefa de explicitação aos estudantes das coordenadas contextuais e textuais dos géneros classificativos, para otimizar a compreensão e a produção de textos científicos.
- Teorias discursivas em diálogo: perspetivas e análisesPublication . Silva, Paulo Nunes da; Barbeiro, Luís; Caels, Fausto; Gouveia, Carlos A. M.; Santos, Joana Vieira; Marques, Carla; Barbeiro, CéliaTeorias Discursivas em Diálogo: Perspetivas e Análises oferece um olhar reflexivo sobre os textos escolares e académicos, numa perspetiva simultaneamente teórica e prática. O livro aborda a relação entre os textos e o contexto social; explora caminhos de análise segundo parâmetros discursivos; problematiza a organização dos textos em classes e apresenta propostas para a sua didatização. Adota, para o efeito, um enquadramento teórico múltiplo, convocando várias correntes linguísticas de pendor discursivo, com destaque para o Interacionismo Sociodiscursivo, a Linguística Sistémico-Funcional, a Análise do Discurso, a Análise Textual dos Discursos e a Sociolinguística Interacional. Esta abordagem heterogénea visa potenciar um entendimento mais aprofundado dos textos escolares e académicos, ao mesmo tempo que promove o diálogo entre teorias. O livro resulta de um percurso de reflexão e de escrita conjunta de sete investigadores do grupo Discurso e Práticas Discursivas Académicas do CELGA-ILTEC, da Universidade de Coimbra. As reflexões aqui reunidas constituem-se relevantes para todos os investigadores, professores e estudantes que se interessam pelo discurso por meio do qual se constrói o processo de ensino-aprendizagem.