Unidade de Investigação - CI&DEI-IPLeiria. Centro de Estudos em Educação e Inovação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Unidade de Investigação - CI&DEI-IPLeiria. Centro de Estudos em Educação e Inovação by Author "Beato, Isabel"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Ensino Superior depois dos 23 anos: capacitação pessoal, social e profissionalPublication . Beato, Isabel; Ferreira, Paula Cristina; Lopes, Sara; Mangas, CatarinaO estudo que se apresenta foi realizado em uma instituição pública portuguesa de Ensino Superior, da região Centro Litoral visando perceber que mudanças ocorreram na vida pessoal, social e profissional dos estudantes diplomados que ingressaram nessa instituição, a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, e entender a importância da formação superior para adultos. Os dados obtidos mostram a relevância da formação de adultos enquanto razão válida para uma maior realização pessoal e aquisição ou atualização de conhecimentos, ainda que não tenha contribuído muito para a mudança de profissão ou progressão da carreira. Os inquiridos também deixam claro que os motivos financeiros são um entrave significativo ao prosseguimento dos estudos.
- Ingressar no ensino superior depois dos 23 anos: oportunidades e motivaçõesPublication . Ferreira, Paula Cristina; Mangas, Catarina; Lopes, Sara; Beato, IsabelO artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.