ESECS - Comunicações em conferências e congressos nacionais
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Comunicações em conferências e congressos nacionais by Author "Barbosa, Ema"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Implementação e avaliação de percurso didático no Ensino SuperiorPublication . Jorge, Noémia de Oliveira; Barbosa, Ema; Coutinho, Bárbara; Pinto, BárbaraApresenta-se, neste artigo, uma reflexão sobre pedagogia no enino superior, com enfoque num procedimento didático específico, denominado percurso didático (Jorge, 2019). A reflexão tem como ponto de partida uma experiência de ensino-aprendizagem ocorrida no âmbito de uma unidade curricular de uma licenciatura em Educação Básica, no 1.º semestre do ano letivo de 2022/2023. A experiência assentou na articulação entre trabalho de grupo (desenvolvido de forma autónoma e colaborativa) e feedback docente e visou a construção de um cartaz didático, teoricamente fundamentado, assentando no desenvolvimento de capacidades de teorização e de didatização. Assumindo contornos de “estudo de caso”, a reflexão é sustentada quer pelo relato do percurso didático implementado, quer pela análise qualitativa de quatro textos produzidos por um grupo de estudantes durante esse percurso (versões inicial e final do cartaz didático e do enquadramento teórico), quer ainda pelas respostas do mesmo grupo de estudantes a um questionário escrito, focado na forma como o percurso foi experienciado/percepcionado e no grau de satisfação relativamente ao processo e ao produto final. A análise permitirá concluir que, no caso do grupo de estudantes em estudo, o percurso implementado se revelou eficaz, em termos cognitivos e socioafetivos.
