ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
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Browsing ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão by Author "Araújo, Patrícia Daniela Alves"
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- Caraterização do Relato Não Financeiro no Setor da Conservação da Fruta em PortugalPublication . Araújo, Patrícia Daniela Alves; Eugénio, Teresa Cristina Pereira; Frizon, Jucélia AppioA sociedade atual enfrenta problemas socioambientais e, com advento desse paradigma, as empresas devem estar preparadas para suprir essa necessidade quer a nível local como mundial. De modo a garantir transparência e a comparabilidade, para uma análise cuidada e correta por parte de todos os stakeholders, em forma de resposta, as empresas produzem relatórios de sustentabilidade ou relatórios integrados. A maioria das empresas divulgam este tipo de informação de forma voluntária. A presente dissertação tem como objetivo principal analisar e caraterizar o relato da informação não financeira no setor da conservação da fruta em Portugal. E como objetivos específicos (1) Identificar o conteúdo da informação não financeira de acordo com os pilares do triple bottom line: Económico, Ambiental e Social, de forma a caraterizar o relato das empresas deste setor e (2) Verificar se existe correlação entre os itens de cada um dos 3 pilares (Económico, Ambiental e Social). Recorreu-se à técnica de análise de conteúdo às páginas web e aos relatórios de sustentabilidade e testes estatísticos. Conclui-se que a divulgação de informação não financeira para o setor da conservação da fruta em Portugal não representa uma prioridade para os gestores dessas empresas já que apenas 6% das empresas relatam temas relacionados com a sustentabilidade. E na sua generalidade apenas o fazem na página web, não divulgando ainda um relatório de sustentabilidade. A dimensão ambiental é a mais divulgada. Pela análise de correção ρ Spearman, destaca-se a forte correlação entre algumas temáticas de divulgação do relato não financeiro, nomeadamente entre os itens “Avaliação de Direitos Humanos” e “Não discriminação”, componentes estes da dimensão social. Se considerarmos que em Portugal o processo de comunicação desta temática é essencialmente voluntário, conclui-se que as empresa deste setor têm ainda um longo caminho a percorrer.