ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
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Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área de especialização em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by Author "Abreu, Edgar Fernandes"
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- RELATÓRIO DE ESTÁGIO - Desenvolvimento de Competências Especializadas em Enfermagem na Área da Pessoa em Situação CríticaPublication . Abreu, Edgar Fernandes; Sousa, Joana Sofia Dias Pereira deO desenvolvimento da especialidade em Enfermagem Médica Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Critica compreende a aquisição de competências comuns e específicas inerentes à mesma. Os estágios realizados visam contribuir para a formação do enfermeiro especialista, fomentando a prática baseada na evidência na prestação de cuidados de enfermagem, quer pelo próprio quer pelos pares. Neste sentido foi desenvolvido uma investigação-ação no contexto de local de trabalho, na temática da pronação em doentes despertos com dificuldade respiratória. Os objetivos deste trabalho visam evidenciar as competências comuns e específicas adquiridas em Enfermagem Médico-Cirúrgica na Área da Pessoa em Situação Crítica e capacitar os enfermeiros, de um serviço de um hospital da região centro, para a tomada de decisão de pronar doentes com dificuldade respiratória. O trabalho desenvolvido tem cariz quantitativo, correlacional e prospetivo. A partir de uma revisão integrativa da literatura elaborou-se um questionário para avaliação do conhecimento dos enfermeiros sobre a técnica de pronar e um fluxograma sobre tomada de decisão. Após aplicação do fluxograma, como intervenção da técnica de pronar, constituíram-se dois grupos focais, um com enfermeiros especialistas e outro com enfermeiros generalistas. Na fase anterior à aplicação do fluxograma não se observaram a adoção de técnica de pronação. Após formação de pares observaram-se 14 casos com critérios de pronação, dos quais seis foram alvo deste posicionamento. A tomada de decisão foi efetuada por enfermeiros que frequentaram a formação (valor p <0,05), detentores de especialidade (valor p < 0,05). Conclusão: A formação de pares contribuiu para a tomada de decisão no ato de pronar doentes com dificuldade respiratória, sobretudo em enfermeiros especialistas. Abordagens complementares à formação poderão contribuir para uma maior capacitação dos enfermeiros, tais como a construção e divulgação de protocolo de tomada de decisão por meios eletrónicos e presencialmente junto dos profissionais.