ESSLei - Capítulos de livros
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Browsing ESSLei - Capítulos de livros by Author "Branquinho, Christine"
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- Competência em suporte básico da vida nas comunidades escolares : uma perspectiva de cidadaniaPublication . Branquinho, Christine; Gaspar, PedroA paragem cardíaca súbita é uma importante causa de morte no mundo. Qualquer pessoa pode e deve aprender as manobras de SBV o que facilita o início vital precoce das mesmas, pois os serviços de emergência raramente conseguem aceder à vítima nos primeiros minutos após o colapso, pois grande parte das PCR ocorrem num ambiente pré-hospitalar. A escola é um bom local para a introdução do ensino em SBV pois a maioria da população passa pelo sistema de ensino. A Assembleia da República resolve a 15 de março 2013, nos termos do n.º 5 do artigo 166.º da Constituição, recomendar ao Governo que: “Introduza nas escolas nacionais (…) uma formação de frequência obrigatória dirigida aos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e com uma duração total de seis a oito horas” denominada de SBV. Este estudo analisa o nível de conhecimentos em SBV e a motivação para SBV da comunidade escolar (alunos, professores e auxiliares de ação educativa) e o reconhecimento que estes têm do Enfermeiro como formador nesta área. Estudou-se também um padrão de formação em SBV para as profissões de Saúde nas Escolas Superiores de Saúde. Com base numa amostra acidental de 951 indivíduos de três escolas e de uma amostra de 11 Escolas Superiores de Saúde concluiu-se que 90,1% da comunidade escolar não tem formação em SBV. Os alunos evidenciam um maior nível de conhecimentos em SBV em relação aos professores e aos auxiliares de ação educativa. As competências nos fatores de Reconhecimento e Ativação de Socorro são tendencialmente mais elevadas do que nos fatores Execução de Manobras de Reanimação. A comunidade escolar no seu geral reconhece mais competência ao Enfermeiro para ser formador em SBV. Todas as Escolas Superiores de Saúde referiram ministrar SBV numa média de 15 horas com aulas teóricas, práticas e teórico-práticas.