ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico by Author "Correia, Susana Daniela Gonçalves"
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- Refletindo sobre a Prática de Ensino Supervisionada no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico – Educação Financeira nas aulas de Matemática: O caso do 5.º ano de escolaridadePublication . Correia, Susana Daniela Gonçalves; Pinto, Hélia Gonçalves; Tavares, Dina dos SantosO presente relatório foi elaborado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico, estando organizado em duas dimensões: dimensão reflexiva e dimensão investigativa. Na primeira dimensão, realiza-se uma reflexão crítica e fundamentada do percurso realizado ao longo das práticas pedagógicas no âmbito do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico, realçando-se experiências vividas, aprendizagens realizadas e dificuldades enfrentadas. Na segunda dimensão, apresenta-se um estudo de carácter qualitativo desenvolvido num contexto de 5.º ano de escolaridade, no âmbito da disciplina de Matemática. Neste procurou-se perceber como se pode desenvolver a Educação Financeira nas aulas de Matemática, através da aplicação de uma sequência de tarefas contextualizada com situações financeiras consideradas próximas e/ou do interesse dos alunos. Para atingir este objetivo, procurou-se conhecer as estratégias e as dificuldades dos alunos, bem como as potencialidades e as limitações das tarefas implementadas. Os resultados do estudo demonstram que os alunos recorrem preferencialmente à representação simbólica, sendo a sua principal dificuldade relacionada com erros de cálculos frequentes durante a resolução de problemas e a comunicação matemática escrita. Ficou ainda evidente que os alunos realizaram aprendizagens matemáticas e financeiras, emanadas da realização e exploração das tarefas implementadas. Como principal limitação das tarefas matemáticas em contexto financeiro, destaca-se o tempo de aula necessário para a exploração de todos os conceitos e situações.