ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública by advisor "Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues do"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- A Atitude Face à Saúde-Doença dos Imigrantes: O Projeto ENGAGE como Promotor do Empoderamento ComunitárioPublication . Duarte, Silvia Maria Margarido; Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues doO presente relatório resulta da conclusão do Mestrado em Enfermagem Comunitária: Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública. Tem como objetivos realizar uma análise crítico-reflexiva sobre o desenvolvimento das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e Saúde Pública, em contexto de Unidade de Saúde Pública e Unidade de Cuidados na Comunidade, ao longo do Estágio de Enfermagem Comunitária e Saúde Pública com relatório final, e descrever, com base na metodologia do Planeamento em Saúde, o projeto de intervenção comunitária ENGAGE, usando como referenciais teórico o Modelo de Madeleine Leininger e como modelo de intervenção o Modelo de Avaliação, Intervenção e Empoderamento Comunitário. Para sustentar a intervenção, foi realizada uma Revisão Integrativa da Literatura. Definido para o Projeto como questão de partida “Quais são os determinantes de saúde que afetam os imigrantes da Índia que residem no concelho da Marinha Grande?”, e tendo como objetivos: determinar os dados sociodemográficos dos imigrantes da Índia residentes na Marinha Grande; avaliar a perceção dos participantes quanto aos fatores determinantes da sua saúde e a dimensão que prioritariamente necessita de abordagem no empoderamento comunitário e identificar o nível de empoderamento comunitário da comunidade imigrante. População alvo os imigrantes provenientes da Índia, residentes no concelho da Marinha Grande. Foi utilizado como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, tendo-se identificado como prioridade a atitude face ao estado de Saúde-Doença comprometida, associada à cultura. Posteriormente foi desenvolvido um grupo focal, para avaliar o nível de empoderamento da comunidade imigrante, através da Escala de Avaliação do Empoderamento Comunitário, chegando-se à conclusão de que esta comunidade tem um nível de empoderamento baixo em sete domínios. O desenvolvimento do empoderamento da comunidade imigrante indiana poderá contribuir para o aumento da sua literacia e capacitação, sendo estes promotores do acesso aos serviços de saúde, para isso é fundamental, no futuro, continuar a intervir nesta comunidade adequando os cuidados às necessidades reais e sentidas, obtendo ganhos em saúde.
- A Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública na Assistência à Grávida com Diabetes GestacionalPublication . Mendes, Iva; Nascimento, Tiago Filipe Rodrigues doA Diabetes, uma doença conhecida como “silenciosa” de evolução lenta, embora não seja uma patologia recente, tem vindo a assumir maior evidência pelo crescimento e impacto verificado mundialmente não só pelo aumento da sua incidência, como também pela sua elevada morbilidade e mortalidade. A Diabetes Gestacional (DG) representa aproximadamente 90% de todas as gravidezes complicadas por diabetes, está associada a complicações maternas e a um aumento de morbilidade e mortalidade fetais. Este estudo teve por objetivo analisar as evidências na literatura sobre a assistência de enfermagem com mulheres que apresentaram DG na comunidade. Trata-se de um estudo de síntese de evidência do tipo revisão narrativa da literatura. A gestação é um processo natural que envolve múltiplas mudanças, tanto fisiológicas, como psicossociais e emocionais. Dentro das mudanças fisiológicas, pode surgir a DG. Neste contexto a intervenção de enfermagem pré-natal e o atendimento comunitário eficiente podem diminuir expressivamente a morbilidade e mortalidade materna e fetal. Concluímos que são importantes para a consciencialização da sua relevância, criar diversas estratégias de intervenção promotoras do aumento dos níveis de literacia em saúde das grávidas com DG. Na comunidade, para alcançar o equilíbrio e o bem-estar, tanto materno como fetal, nos procedimentos, diagnóstico e tratamento da DG. O enfermeiro como educador, deve orientar a gestante quanto à doença, os seus sintomas e a terapêutica medicamentosa, realizando orientações de hábitos saudáveis, como por exemplo, alimentação e exercícios físicos, elucidar dúvidas durante a evolução da gestação e incentivar a mesma para o autocuidado.