ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem Comunitária - Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública by advisor "Costa, Catarina Inês Afonso"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Capacitar para Cuidar – Projeto de Intervenção Comunitária dirigido a cuidadores informais de uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC)Publication . Moreira, Maria Emília Teixeira da Silva; Costa, Catarina Inês AfonsoO envelhecimento demográfico, que marca a atualidade a nível global, tem-se traduzido num aumento progressivo das taxas de doenças crónicas, resultando num número cada vez mais expressivo de pessoas em situação de dependência no autocuidado e paralelamente, faz com que os cuidadores informais sejam um grupo vulnerável. É neste contexto que se apresenta este documento, que segue uma metodologia descritiva, crítica e reflexiva, espelhando todo o caminho percorrido para a aquisição e desenvolvimento de competências em Enfermagem de Saúde Comunitária na área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública (EEECSCSP), com foco na capacitação dos cuidadores, através do treino de conhecimentos. Os ensinos clínicos decorreram numa Unidade de Saúde Pública (USP) da Administração Regional do Centro e numa Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Região Centro, sob a visão da Teoria de Dorothea E. Orem (2001), recorrendo à metodologia do planeamento, tendo seguido sequencialmente as suas etapas designadamente: diagnóstico da situação, definição das prioridades, delineamento dos objetivos, escolha das estratégias, elaboração e execução do projeto e avaliação, que se traduziu no desempenho e implementação de um Projeto de Intervenção Comunitária dirigido a cuidadores informais, com a designação “Capacitar para Cuidar.” Esta intervenção foi sustentada com a realização de uma revisão integrativa da literatura, com vista a uma prática baseada na evidência. O grande objetivo deste projeto é o de promover a capacitação dos cuidadores informais para a prestação de cuidados com foco na aquisição de conhecimentos através de um projeto de intervenção numa UCC. Foi operacionalizado num grupo de seis cuidadores informais, tendo sido aplicado o Questionário de Avaliação das Capacidades do Cuidador Informal (Dixe, 2021), antes e após a implementação do mesmo. Com a aplicação do projeto os cuidadores informais ficaram mais capacitados em todas as áreas do cuidar, sobressaindo o aumento de competências nas áreas mais problemáticas: Cuidar: Mobilidade passou de um score médio de 1,99±1,07 para 3,15±0,58; Cuidar: Transferências passou de um score médio de 2,10±1,10 para 3,61±0,52; Cuidar: Higiene Sanitária passou de um score médio de 2,17±0,99 para 3,68±0,46; Cuidar: Alimentação passou de um score médio de 2,57±0,85 para 3,62±0,50; Cuidados de higiene e conforto passou de um score médio de 2,88±0,92 para 3,75. Estes resultados reforçam a relevância do EEECSCSP na aposta em ganhos em saúde dirigidos a grupos vulneráveis, nomeadamente os cuidadores informais.
- Projeto de Intervenção Comunitária “PI.Come”Publication . Rainho, Ana Rita Reis Marques Henriques; Costa, Catarina Inês AfonsoO excesso de peso apresenta-se como um dos principais fatores de risco para a mortalidade e incapacidade, sendo responsável por mais de 10% do total de mortes na Europa. Em 2019, cerca de 29,6% das crianças portuguesas apresentavam excesso de peso e 12% obesidade, sendo considerado um grave problema de saúde pública. Aliada ao excesso de peso, a baixa literacia em saúde dos portugueses, contribui de forma significativa para a não adoção de comportamentos saudáveis que promovam a saúde. Através da elaboração de um diagnóstico de situação, para aferir as reais necessidades da população de uma comunidade da região centro percebeu-se que, localmente, os dados iam ao encontro dos apresentados a nível nacional. Numa perspetiva de responder às necessidades, com base na problemática identificada, nomeadamente, o défice de conhecimentos acerca da alimentação saudável, que se priorizou em primeiro lugar, procedeu-se a uma Scoping Review, identificando-se na evidência obtida, a necessidade de aumento do conhecimento dos pais acerca de alimentação saudável e prevenção da obesidade, através de programas que ainda que sejam de âmbito comunitário, atendam às características de cada família. Tendo como base a metodologia do Planeamento em Saúde e alicerçado no Modelo da Promoção da Saúde de Nola Pender, foi elaborado um Projeto de Intervenção Comunitária de forma a aumentar os conhecimentos dos pais acerca da alimentação infantil. Após a implementação do projeto, os resultados demonstram um aumento dos conhecimentos, passando de 20% dos participantes com bom conhecimento acerca da alimentação infantil, para 50%, traduzindo o impacto positivo do projeto. O desenvolvimento deste Relatório, surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária: Área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública, e tem como objetivo descrever o processo reflexivo para a aquisição de competências enquanto Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária – Área de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.
- RELATÓRIO DE ESTÁGIO-DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS ESPECIALIZADAS EM ENFERMAGEM COMUNITÁRIA E DE SAÚDE PÚBLICAPublication . Silva, Maria Idalina Marques da; Costa, Catarina Inês AfonsoO fenómeno das migrações tem-se tornado cada vez mais intenso e complexo, trazendo novos desafios quer para os serviços de saúde, quer para os profissionais que os integram. A competência intercultural é um componente essencial nos cuidados de enfermagem a populações culturalmente diversas. Profissionais capazes de intervir de forma culturalmente competente, contribuem para a melhoria nos cuidados prestados e para a redução das barreiras de acesso aos serviços de saúde desta população. O Enfermeiro especialista em enfermagem comunitária na área de saúde comunitária e de saúde pública pode ter um papel determinante na redução destas barreiras, implementando estratégias que passam pela promoção do desenvolvimento de competências interculturais nos enfermeiros. No presente relatório apresenta-se uma análise critica e reflexiva sobre o processo de aquisição de competências especializadas em enfermagem comunitária e de saúde pública. O seu conteúdo espelha um percurso pautado pela prática baseada em evidência, sustentado por modelos de enfermagem, que se traduziu no desenvolvimento de intervenções especializadas em contexto de uma Unidade de Saúde Pública e de uma Unidade de Cuidados na Comunidade. Da prática especializada nos diferentes contextos, decorreu a identificação dos problemas de saúde da população e das necessidades sentidas pela comunidade, que conduziram ao desenvolvimento de um projeto de intervenção, com base na metodologia do planeamento em saúde. Visando a promoção do desenvolvimento de competências interculturais nos enfermeiros que exercem funções na área de abrangência de uma Unidade de Cuidados na Comunidade, o projeto foi estruturado em três fases. Participam no projeto 32 enfermeiros dos quais 6 foram alvo de intervenção com resultados positivos relativos aos níveis de satisfação com o projeto. Este encontra-se na segunda fase de execução, pelo que não foi avaliada a eficácia do mesmo. A concretização de todas as fases prevê um aumento dos níveis percebidos de competência cultural total dos enfermeiros, mas também, contribuir para a melhoria nos cuidados prestados aos migrantes e para a redução das barreiras no acesso aos serviços de saúde, aumentando a adesão à vacinação por esta população.