ESTG - Mestrado em Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Gestão by advisor "Carvalho, Henrique Amado"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da técnica EVM na gestão de projetos de desenvolvimento informático: o caso de estudo da La RedoutePublication . Marques, Gabrielle; Carvalho, Henrique Amado; Marques, Alzira Maria AscensãoO presente relatório tem por base um estágio curricular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) realizado na La Redoute Portugal, no departamento de desenvolvimento informático (CDI), no período de 19 de setembro de 2016 a 20 de janeiro de 2017. Este departamento desenvolve software que suporta toda a atividade operacional desta multinacional francesa, localizada no mercado das vendas online de vestuário, têxteis lar e mobiliário. Para o efeito, adota uma abordagem organizativa de gestão de projetos (GP), que ao contrário das abordagens tradicionais, permite integrar esforços complexos e reduzir o nível de buro-cracia, dando respostas mais efetivas e adequadas às elevadas exigências dos clientes, que frequentemente se traduzem em solicitações de alterações no decorrer da execução dos pro-jetos. Nesse contexto, o plano de estágio visava conhecer e perceber as práticas de gestão de pro-jetos na La Redoute, analisar o nível de maturidade em GP com base no modelo de Prado, identificar as ferramentas de gestão dos custos utilizadas e implementar a técnica Earned Value Management (EVM). Foi realizada uma revisão da bibliografia publicada sobre gestão de projetos, que serviu de suporte à realização de um estudo empírico baseado na aplicação da metodologia de estudo de caso, onde a recolha de dados foi efetuada por observação par-ticipativa e através de um questionário. Foram também analisados documentos facilitados pela empresa e conteúdos de páginas da internet. A La Redoute não tem uma metodologia única definida, utilizando simultaneamente, o Kan-ban, as reuniões CAB e o conjunto de processos definidos para o desenvolvimento dos soft-ware. O nível de maturidade da La Redoute em GP avaliada através do modelo de Prado, a partir dos dados recolhidos do universo dos responsáveis pela gestão dos projetos, evidencia um nível de maturidade acima da média, um bom relacionamento com os colaboradores e preocupação extrema no alinhamento dos projetos com as estratégias. Todavia, nas restantes dimensões apresenta elementos que precisam de algumas melhorias. A análise causal relevou que a informatização da metodologia explica 24,5% do cumpri-mento dos prazos dos projetos. Não existindo no modelo variáveis independentes que te-nham capacidade de explicar variações nos custos. A proposta de valor acrescentado deste relatório, a simulação da técnica EVM com base em dados reais permitirá uma diminuição dos desvios dos prazos e custos, proporcionando uma melhoria do nível de maturidade da empresa e exigindo um aumento do rigor na atualização dos dados dos projetos.
- Gestão do conhecimento em projetos de consultoria: estudo de caso da Capgemini PortugalPublication . Martins, Lisandra dos Santos; Marques, Alzira Maria da Ascensão; Carvalho, Henrique AmadoAs consultoras estão intimamente dependentes do conhecimento, onde este é, simultaneamente, matéria-prima e serviço. Esta realidade facilita o tipo de modelos de gestão preconizados por empresas do setor: a Gestão por Projetos (GP). A Gestão do Conhecimento em projetos de consultoria, assume-se como um elemento prepoderante e um fator diferenciador de sucesso, na entrega de serviços de consultoria customizados. Face ao mencionado, e tendo em conta que a empresa facilitadora do estágio currícular do Mestrado em Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Pollitécnico de Leiria (IPL), é a Capgemini Portugal. Que desenvolve atividades de prestação de serviços de Consultoria, Tecnologia e Outsourcing, com um modelo de gestão que priveligia a GP. O presente relatório de estágio abordará as práticas de GC na Capgemini Portugal, com enfoque no departamento de Consultoria Estratégica (CC). Para tal, com base na observação participativa e na execução ativa de tarefas, realizadas entre Setembro de 2016 e Janeiro de 2017, desenvolveu-se um estudo de caso sobre o posicionamento estratégico de GC da empresa facilitadora, através da análise das práticas existentes. Adicionalmente, e com o apoio de casos de estudo presentes na revisão da literatura, são efetuadas recomendações de melhoria às atuais práticas. Em suma, com base nas entrevistas realizadas e o observado no período de estágio. A par, da revisão de literatura sobre gestão do conhecimento em projetos de consultoria. Foi possível a apresentação, análise e discussão das prásticas de GC, e o simultâneo posicionamento estratégico da Capgemini Portugal. Concluindo-se que a empresa facilitadora de estágio não apresenta um modelo de GC desenvolvido e estruturado, contrariamente ao verificado em consultoras de renome internacional. As lacunas encontradas nas práticas de GC, permitem epilogar a inexistência uma estratégia definida para o efeito.
- O impacto da internacionalização no desempenho financeiro das PME’s portuguesas exportadorasPublication . Matos, Jéssica Alexandra da Silva; Lisboa, Inês Margarida Cadima; Carvalho, Henrique AmadoO objetivo principal deste trabalho é estudar como a intensidade da exportação e outras características individuais das empresas afetam o seu desempenho financeiro. Para tal foi estudada uma amostra de 337 PME’s portuguesas exportadoras, durante o período de 2008 a 2014. Este tema é inovador visto que poucos estudos focam em PME’s, por falta de informação disponível, em Portugal, por ser um país de pequena dimensão e no tema das exportações. No entanto, as exportações têm contribuído para dinamizar a generalidade das economias mundiais. Os principais resultados sugerem que não existe significância estatística suficiente para afirmar que as exportações afetam positivamente o desempenho financeiro das empresas. No entanto, maioria das empresas em análise prefere exportar para países europeus pois os resultados são visíveis a curto prazo, o que não acontece quando a exportação é realizada para países intracomunitários. Adicionalmente verifica-se que as empresas de menor dimensão, mais novas, com maiores crescimentos de vendas e menor endividamento apresentam desempenhos financeiros superiores.
- Proposta de implementação de melhorias no processo de planeamento e controlo na empresa TJ MoldesPublication . Pereira, João Ricardo Gomes; Carvalho, Henrique AmadoCada vez mais a Gestão de uma organização precisa de criar e utilizar ferramentas que auxiliem e facilitem a concretização de processos administrativos e produtivos. Para apoiar a evolução eficiente de uma organização é necessário obter e analisar informação interna com cada vez mais celeridade. O Planeamento e Controlo de Gestão foca-se em recolher e disponibilizar informação aos quadros superiores para que estes de uma forma mais suportada sejam capazes de tomar boas decisões e no momento mais exato. Na TJ Moldes S.A., foram identificadas necessidades de melhorias no sistema de controlo de gestão, que criaram a oportunidade para o desenvolvimento do presente projeto. Através do estudo de caso centrado nesta empresa, com recurso a diversos instrumentos de recolha de dados, foi possível realizar um diagnóstico inicial, verificando-se que organização já tem implementados alguns processos de controlo de gestão centrados no controlo da estratégia através do sistema de Balanced Scorecard. No entanto, denota-se uma insuficiente incidência no processo formal de planeamento e orçamento. Assim, o objetivo concreto do projeto desenvolvido centra-se em propor melhorias quanto ao processo de planeamento e orçamentação. Com o intuito de materializar as melhorias propostas, e partindo dos objetivos estratégicos identificados pela empresa, foi elaborado o Plano Anual e processo de Gestão Orçamental.