ESSLei - Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica
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Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica by advisor "Catarino, Helena da Conceição Borges Pereira"
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- O handover na sala de emergência entre o enfermeiro e a equipa de assistência pré-hospitalarPublication . Botelho, Patrícia dos Santos; Catarino, Helena da Conceição Borges Pereira; Almeida, Sónia Isabel Horta Salvo Moreira deUm Handover é um momento particularmente crítico num serviço de urgência, comprometendo a segurança e a qualidade dos cuidados (Joint Commission Perspectives, 2012). Para averiguar qual a perceção da qualidade e os fatores relacionados com Handover que ocorre numa sala de emergência, entre os enfermeiros e a equipa de assistência pré-hospitalar, validou-se para a população portuguesa o instrumento de medida Handover Quality Rating Form (HQRF) de Manser et al. (2010), construi-se e validou-se para a população portuguesa o instrumento de medida, Importância da Informação Transmitida Durante o Handover (IITDH) e identificaram-se as dificuldades durante o Handover. Desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e correlacional e aplicou-se um questionário a 143 enfermeiros do serviço de urgência do Centro Hospitalar de Leira e Centro Hospitalar do Oeste. A consistência interna das escalas HQRF-PT e IITDH e ficou demonstrada por um alfa de Cronbach de 0,830. A HQRF-PT apresentou um score médio de 2,19 (DP=0,58). A IITDH demonstrou que todos os itens apresentam importância elevada, com valores médios compreendidos entre 3,25 e 4,92. As dificuldades durante a realização do Handover foram o “ruído”, o “difícil acesso ao relatório escrito da equipa de assistência pré-hospitalar”, a “escuta ativa perante um doente em deterioração” e o “ambiente stressante”. Por fim, concluímos que a qualidade do Handover é tanto maior quanto menor for a pressão do tempo da pessoa que entrega (rho= -0,244; p≤0,01) e da que assume a responsabilidade do doente (rho= -0,188; p≤0,05), da complexidade (rho=-0,166; p≤0,05) e da incerteza da situação (rho= -0,297; p≤0,05), e que existe uma correlação estatisticamente não significativa entre a perceção da qualidade do Handover e a importância da informação transmitida durante o Handover.
- Necessidades sentidas pelos familiares na primeira visita em unidade de cuidados intensivosPublication . Baião, Joana de Moura Mendes; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraNo contexto da evidência científica é possível verificar um aumento de estudos direcionados para a medicina intensiva, nomeadamente na vertente do doente crítico e sua família. É fundamental uma abordagem holística, onde a família constituiu um foco do cuidar tão importante como o doente crítico. A relação estabelecida entre a equipa de enfermagem e a família deve ser baseada na intencionalidade de ajuda e suporte, devendo esta, estar preparada para atender às necessidades dos familiares, relacionadas com a experiência do internamento do doente em ambiente crítico. Como objetivos, foram delineados o identificar necessidades da família do doente crítico internado no serviço de cuidados intensivos e o seu grau de importância e o avaliar o estado emocional (ansiedade, depressão e stress) da família do doente crítico internado no serviço de cuidados intensivos. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo, transversal, em que se aplicou um questionário composto por dados sociodemográficos, a escala de ansiedade stress e depressão e o inventário de necessidades da família, numa amostra não probabilística intencional, constituída por 40 familiares de doentes internados numa unidade de cuidados intensivos. Os familiares apresentam um estado emocional em que os sintomas associados à ansiedade, stress e depressão se situam em níveis inferiores ao ponto médio das sub-escalas, contudo evidenciam notas mais altas ao nível do stress correspondendo a estados afetivos mais negativos. A necessidade considerada com maior grau de importância está relacionada com o fator Participação com uma média de 3,52 (DP=0,36). Em segundo lugar foi atribuída uma importância mais alta ao fator Procura de Informação com uma média de 3,47 (DP=0,38), seguindo-se o fator Visitar, com a média foi de 3,22 (DP=0,42). Os fatores com pontuações mais baixas, foram o Apoio Emocional, sendo a média de 3,15 (DP=0,43) e por último o fator Recursos e Sistemas de Apoio com uma média de 2,84 (DP=0,34). O total do Inventário das necessidades da família apresenta uma média 3,16 (DP=0,31). Numa análise individual, constatamos que as necessidades identificadas pelos familiares de referência como sendo de maior importância relacionam-se com a comunicação e esclarecimento de dúvidas, a obtenção de informação, nomeadamente sobre o prognóstico e o tratamento do doente. Os resultados evidenciam a importância da família se tornar foco do cuidar sendo simultaneamente alvo da prestação de cuidados, e elemento participativo dos mesmos. O foco da prestação de cuidados deve descentralizar-se do doente para englobar toda a sua envolvência.