ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTM - Mestrado em Marketing e Promoção Turística by advisor "Barroso, Célia Maria Ramos Serra Reis"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Caminho Português de Santiago – Caminho da Costa: A satisfação com a comunicação e promoção realizada pelos municípios e com os serviços turísticos disponibilizadosPublication . Araújo, Igor Pacheco Novais de; Barroso, Célia Maria Ramos Serra ReisO Caminho Português de Santiago, como hoje o conhecemos, resulta de inúmeras vias, que remetem a diferentes épocas (Otero, 2009). Este integra 10 municípios do Norte de Portugal e é, atualmente, o 3º percurso mais percorrido, dos Caminhos de Santiago, apenas atrás do Francês e do Português Central, prevendo-se que num futuro próximo venha mesmo a ultrapassá-los. Surge assim a necessidade de investigar sobre a satisfação dos peregrinos com os serviços que integram o percurso, nomeadamente, alojamento, restauração e animação, bem como a sua recetividade a novos serviços e de que forma os mesmos utilizam os canais digitais para realizar o planeamento da sua peregrinação, uma vez que a comunicação e o marketing representam a possibilidade de informar não só sobre as características utilitárias, mas também das características experienciais, de forma a despertar um interesse que leve à ação (Wichels, 2014). O estudo tem então, como objetivos, compreender se a comunicação e promoção do Caminho Português da Costa estão a alcançar o público-alvo, conhecer a utilização dos canais digitais, pelos peregrinos, constatar a satisfação dos peregrinos com os serviços turísticos e estabelecer o perfil do peregrino do Caminho Português da Costa. Para isso adotou-se uma metodologia de investigação que inclui: (1) um inquérito por questionário aos peregrinos do Caminho Português da Costa e (2) uma análise do conteúdo bibliográfico e webgráfico revisto e dos dados recolhidos através do questionário. Com base nos resultados obtidos concluiu-se que os peregrinos se apresentam satisfeitos com os serviços disponíveis ao longo do percurso, apresentando-se, contudo, na sua maioria, recetivos a novos serviços complementares que, supridas as suas necessidades básicas, enriquecem a sua experiência durante o Caminho. A promoção e comunicação do Caminho Português da Costa, não é coerente aquando da promoção pelas entidades portuguesas e pela Xunta da Galícia, denotando-se que não existe um esforço comum para a promoção do mesmo. No que respeita à promoção e comunicação levada a cabo pelos municípios, ressalta-se que à exceção de Matosinhos, Vila do Conde, Viana do Castelo e Vila Nova de Cerveira, a comunicação é baixa e desatualizada.
- A Influência do Marketing Digital na Seleção dos memmo Hotels – Um estudo de casoPublication . Oliveira, Diana Alexandra Lázaro de; Barroso, Célia Maria Ramos Serra ReisO presente relatório de estágio tem como propósito analisar a influência do Marketing Digital na seleção dos hotéis memmo por parte dos hóspedes. O principal objetivo é identificar quais os canais de marketing digital que mais impactam a escolha dos hóspedes ao selecionar os hotéis memmo em Lisboa (memmo Alfama e memmo Príncipe Real). A metodologia utilizada inclui um estudo caso, com a análise de um post-stay survey utilizado pela cadeia memmo Hotels para recolher feedback dos seus hóspedes após a sua estadia. Adotou-se um método misto para a análise do questionário, completando o mesmo com entrevistas internas. Este relatório possui três objetivos: identificar os canais de marketing mais influentes, analisar qual o impacto destes mesmos canais na decisão do hóspede e a proposta de estratégias que permitam reduzir a dependência dos hotéis aos Sites de Reservas Online, através dos diversos canais utilizados pela marca. Os resultados revelaram que os canais mais utilizados pelos hóspedes incluem os Sites de Reservas Online, as Recomendações e a opção Outros que abrange fatores como a parceria com a Marriott Bonvoy no caso do memmo Príncipe Real, e a localização e outras características especificas para o memmo Alfama. Por outro lado, canais como as Redes Sociais, os Bloggers/Influencers e as Campanhas de Publicidade não possuem qualquer impacto, mas são algumas das melhores estratégias de marketing de uma empresa, pelo que são importantes considerar. Este estudo contribui para uma compreensão mais profunda sobre as práticas de marketing digital que são mais eficazes para os hotéis memmo, oferecendo insights valiosos para otimizar as suas estratégias e aumentar as reservas diretas.
- Relatório de Estágio: Marketing Digital no Turismo de Surf - O caso da Cliff Surf HousePublication . Alves, Raquel Santos; Barroso, Célia Maria Ramos Serra Reis; Rafael, Célia Maria Conceição SalmimO presente relatório de estágio tem como principal objetivo analisar as estratégias de marketing digital aplicadas na Cliff Surf House, um alojamento especializado em turismo de surf localizado em Santa Cruz. Com o crescimento do turismo de surf em Portugal e a sua importância para o desenvolvimento económico das regiões costeias, torna-se indispensável perceber de que forma as estratégias digitais podem influenciar a captação e fidelização de clientes. Através da análise da presença digital da empresa, o presente estudo avalia o impacto das redes sociais, plataformas de reservas e outras formas de comunicação no desempenho comercial do alojamento. A metodologia utilizada incluiu a recolha e análise de dados provenientes de plataformas digitais, a identificação do perfil de clientes e a análise das ações promocionais implementadas focadas na notoriedade da marca. Os resultados obtidos revelam que a empresa tem uma presença digital consolidada junto do público alemão. Contudo, enfrenta desafios na diversificação do mercado e na mitigação da sazonalidade. Assim, são propostas estratégias inovadoras que incluem a otimização da comunicação digital, o reforço do marketing de influência e a expansão para novos mercados internacionais. Este estudo evidencia a importância do marketing digital no setor do turismo de surf e apresenta recomendações práticas que irão permitir que a Cliff Surf House melhore o seu posicionamento e competitividade no mercado global.