ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC
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Browsing ESECS - Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Utilização Pedagógica das TIC by advisor "Santos, Filipe Alexandre da Silva"
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- Das conceções alternativas às conceções científicas com metodologias ativas de aprendizagem e utilização de simuladores: uma intervenção didática para a aprendizagem da Física do somPublication . Conde, Bruno Jorge Mendes; Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira; Santos, Filipe Alexandre da SilvaA aprendizagem da Física é uma área repleta de dificuldades e é frequente as conceções alternativas limitarem a compreensão profunda de diversos domínios desta disciplina. Em especial, no domínio do som, é comum encontrar essas conceções. As metodologias ativas de aprendizagem têm sido usadas com eficácia para o ensino das ciências numa abordagem construtivista, onde se parte das conceções alternativas para promover a construção de modelos mentais que se aproximam dos modelos conceptuais cientificamente aceites. Por seu lado, também a utilização de simuladores computacionais contribui significativamente para vários domínios de aprendizagem, no âmbito do ensino das ciências. Nesta investigação, pretende-se averiguar quais os contributos que uma sequência didática de atividades aporta para a evolução conceptual dos alunos relativamente aos conceitos envolvidos no domínio curricular “Produção e Propagação do Som” da disciplina de Físico-Química. As atividades assentam numa metodologia de aprendizagem baseada em problemas com utilização de simuladores computacionais, constituindo-se uma metodologia ativa de aprendizagem, nas quais os alunos têm um papel central e o professor é um facilitador. Analisam-se as conceções alternativas dos alunos acerca dos diferentes conteúdos curriculares em estudo e a sua respetiva evolução conceptual, assim como a perceção dos alunos relativamente à metodologia de aprendizagem e aos simuladores utilizados. A investigação seguiu uma metodologia de cariz qualitativo, operacionalizada numa investigação-ação, com uma turma de alunos do 8.º ano, do Agrupamento de Escolas Domingos Sequeira, em Leiria. Os resultados mostram que existiu evolução na compreensão conceptual dos conteúdos curriculares em estudo em todas as questões analisadas, mas que a sequência didática não foi suficiente para que todos os alunos construíssem conceções cientificamente aceites em todos os conteúdos curriculares estudados, para além de se verificar o desenvolvimento de algumas conceções alternativas. Os alunos revelam satisfação com a metodologia de aprendizagem utilizada e com a utilização dos simuladores, mas afirmam sentir necessidade do papel mais interventivo do professor para sustentar e validar as aprendizagens realizadas.
- Motivação para Promover a Leitura Através da GamificaçãoPublication . Fernandes, Ana Luísa Moreira de Sousa; Santos, Filipe Alexandre da SilvaNeste trabalho apresenta-se uma investigação que procura determinar se a gamificação, em contextos de ensino-básico, pode promover a motivação para a leitura em crianças. Esta investigação, abrangeu uma turma de primeiro ano de uma Escola de Ensino Básico com Pré Escolar da cidade do Funchal, arquipélago da Madeira. Participaram neste estudo crianças com idades compreendidas entre os 6 e 7 anos. O estudo é do tipo investigação-ação, no qual foram empregues dois instrumentos que apoiaram a investigação: inquérito por questionário, procurando conhecer o perfil de jogador de cada criança, e a observação direta, onde se procurou caracterizar a motivação e as aprendizagens durante a atividade gamificada. Desta forma, sustentados nos resultados obtidos, verificou-se que a utilização de estratégias de aprendizagem gamificada promoveu o gosto da leitura.