ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Controlo de Gestão by advisor "Alves, Sandra Raquel Pinto"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Aplicação da metodologia Kaizen para a melhoria da secção de manutenção: O caso Fucoli-Somepal, S.APublication . Sarraipo, Sara Manuela Santos; Alves, Sandra Raquel PintoO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do estágio curricular realizado na Fucoli-Somepal, S.A., uma empresa de fundição de ferro. O estágio teve a duração de 1040 horas e teve como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Controlo de Gestão, pelo Politécnico de Leiria, assim como o ganho de experiência profissional. As tarefas desenvolvidas durante o estágio curricular tiverem como foco o apoio da reestruturação e organização da secção de manutenção da empresa, envolvendo tarefas como apoio administrativo, cálculo de custos e tempos de manutenção, desenvolvimento de indicadores de performance, imputação de custos e fecho de OT, etiquetagem de kanbans, classificação de sobressalentes, acompanhando-se simultaneamente a implementação da filosofia Kaizen, focada na melhoria de processos da manutenção. Este relatório além de descrever as tarefas desenvolvidas e a entidade onde o estágio foi realizado, aborda e explica a importância da filosofia Kaizen, a implementação de uma cultura de melhoria contínua, as ferramentas de gestão associadas, e ainda, aspetos sobre a gestão da manutenção. Os principais objetivos do estágio passaram pela reestruturação e organização da manutenção com vista à implementação de melhorias, aumento de intervenções preventivas nos ativos, diminuição de intervenções corretivas, monitorização de dados e indicadores de manutenção para proceder a diversas análises, de forma a auxiliar a tomada de decisões eficazes e aumentar a eficiência da gestão da manutenção. Através da implementação da filosofia Kaizen, foram realizadas melhorias que beneficiaram a empresa, fortalecendo as práticas de melhoria contínua no ambiente de trabalho. Essas ações culminaram na diminuição de interrupções na produção devido a falhas, redução de custos com intervenções, diminuição de tempos médios de reparação e aumento do tempo dedicado a atividades preventivas em detrimento das corretivas, contribuindo para prolongar a vida útil dos ativos.
- Implementação de um Sistema de Controlo de GestãoPublication . Carvalho, Raquel Nogueira; Alves, Sandra Raquel PintoNo âmbito da conclusão do Mestrado em Controlo de Gestão (CG), da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria, elaborou-se o presente Relatório de Estágio tendo por base as atividades desenvolvidas na empresa Goodwise Consulting, Lda., doravante designada por Goodwise. O estágio teve início a setembro de 2022 e término a abril de 2023, com a duração de 1.040 horas. Sendo, a entidade de acolhimento, uma empresa que presta serviços a terceiros, nomeadamente de Coporate Finance, Fusão e Aquisição e Business Process Outsourcing (BPO), durante o estágio desempenharam-se tarefas nas áreas da Contabilidade e de Controlo de Gestão. Surgiu a oportunidade de se desenvolver um Sistema de Controlo de Gestão (SCG) numa entidade externa, a qual terá como designação de “Home Animal”. Deste modo, o principal objetivo do estágio, para além da aquisição de novas competências na área da Contabilidade e Controlo de Gestão, centra-se na implementação de um SCG, partindo da fase embrionária, que engloba uma análise externa da entidade, baseada no setor da principal atividade económica e uma análise interna, onde se demonstram os pontos fortes e fracos, bem como as forças e ameaças, a análise económica e financeira, o processo de implementação de um modelo de apuramento de resultados e de um orçamento. Tendo a implementação do SCG como objetivos, acompanhar os resultados e estipular medidas corretivas, de forma a alcançar os objetivos internos.
- A Importância da Inovação na Competitividade das Empresas na Região de LeiriaPublication . Venda, Rafael Fernandes; Alves, Sandra Raquel Pinto; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daPelo constante crescimento dos mercados, e pela globalização económica, onde vários países e pessoas no mundo inteiro estabelecem trocas financeiras e comerciais, surge uma preocupação por parte das empresas, em melhorar os seus produtos ou serviços de forma a satisfazer as necessidades do consumidor. É nesta perspetiva que a inovação se apresenta como vantagem, pois permite desenvolver não só novos produtos que atraem novos consumidores (melhorando os resultados financeiros das empresas), como também, pelo valor criado em que certa inovação, pode diminuir custos de produção relacionados com o processo produtivo, melhorando desta forma a competitividades das empresas. Nesta dissertação, pretende-se demonstrar que a inovação tem um impacto positivo para a competitividade das empresas. Dito isto, foram identificados vários indicadores relativos aos eixos de inovação, nomeadamente: nível de investigação e desenvolvimento (ID), fontes de inovação (FI) e partilha de conhecimento (PC), e ainda, para o eixo de competitividade, um indicador financeiro: ROCE. Através dos indicadores de inovação, foi elaborado um inquérito que aborda cada um dos eixos de inovação (ID, FI e PC) e respetivos indicadores, e enviado para as empresas que constam no top 100, da revista 100 maiores e melhores empresas da região de Leiria e concelho de Ourém de 22 de julho de 2021, Edição 4401 do REGIÃO DE LEIRIA. Obtidas as respostas, foi feita uma correlação bivariada entre os indicadores de inovação e o valor do ROCE (Rentabilidade do Capital Empregue) das empresas participantes. Conclui-se nesta investigação que apenas alguns indicadores do eixo fontes de inovação e partilha de conhecimento influenciam positivamente o nível do ROCE das empresas e, também, que o eixo de investigação e desenvolvimento não apresentou influência positiva no ROCE.