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- Psychological Responses and Strategies Towards the COVID-19 Pandemic Among Higher Education Students in Portugal and Switzerland: A Mixed-Methods StudyPublication . Françoise Schwander, Marie; Querido, Ana; Cara-Nova, Tanya; Dixe, Maria dos Anjos; Aïssaoui, Djamel; Charepe, Zaida; Christie, Derek; LARANJEIRA, C.The COVID-19 pandemic has caused overwhelming changes in individual and community daily-life, resulting from the public health measures implemented to contain it, and also from its psychological and socio-economic consequences. These shifts and consequences impacted the entire population, but some groups are more likely to be affected by these changes, including higher education students. Objectives: a) to investigate mental health status and its determinants among higher-education students in Portugal and Switzerland; and b) to explore adjustment patterns used by these students to overcome the impact of the COVID-19 pandemic. Methods: A cross-sectional study with a mixed-methods sequential explanatory design was conducted in two phases. First, an online survey was conducted among higher education students in Portugal and Switzerland, in Portuguese and French respectively. A convenience sampling method was used. Second, some participants from the first phase were invited to participate in four online focus group discussions (two in each country) using a maximum variation sampling method. Results: The survey was answered by 1,880 students. Portuguese students revealed higher levels of stress and anxiety, but lower depression symptoms and less resilient coping compared to Swiss respondents. Hope was identified as an explanatory variable for mental health symptoms in students from both countries. In the focus groups (n = 27), 13 adjustment strategies were found, which were subdivided into three spheres: personal, social, and contextual. Conclusions: The results suggest that the COVID-19 pandemic had a mild to moderate impact on most of the evaluated mental health variables. Nevertheless, the students reacted and mobilized positive short-term strategies, which need to be reinforced in order to prevent long-term psychological harm. In addition, our results can inform psychosocial interventions to minimize psychological impact, anxiety, depression, and stress due to sanitary crises or other population-wide problems or disasters.
- Formação na inCentea – O Diagnóstico de Necessidades de FormaçãoPublication . Domingues, Luana Ferreira Silva; Sousa, Andrea Isabel Oliveira da Costa eA função de Gestão de Recursos Humanos (GRH) tem ganho cada vez maior relevância no ambiente organizacional, contribuindo para o crescimento das organizações através de colaboradores dotados de competências e com motivação para desempenhar as suas funções. De forma a dotar os colaboradores com os conhecimentos necessários, é importante que as organizações disponham de estratégias formativas. A prática formativa revela-se como uma prática basilar bastante benéfica para as organizações, como meio de transmissão e desenvolvimento dos conhecimentos e competências essenciais à atividade dos colaboradores, permitindo a melhoria dos níveis de produtividade. Para além do mais, a formação torna-se igualmente benéfica para os próprios colaboradores, que adquirem a possibilidade de melhorar os seus métodos de trabalho e de progredir na carreira profissional. De modo a obter maiores vantagens, é importante que as organizações delineiem eficazmente o ciclo formativo, passando pelas etapas de diagnóstico de necessidades de formação, programação, execução e avaliação da formação. De entre todas as etapas, o diagnóstico de necessidades formativas releva-se como uma etapa de elevada importância, identificando problemas que afetam negativamente a produtividade e qualidade dos produtos/serviços disponibilizados aos clientes e que podem ser melhorados através de formação. Realizando um adequado diagnóstico, as organizações poderão proporcionar ações de formação com resultados mais eficazes na melhoria dos níveis de produtividade e rentabilidade organizacional. O presente relatório retrata o estágio curricular realizado na inCentea – Tecnologia de Gestão, durante quatro meses, no âmbito do Mestrado em Gestão. O principal objetivo deste estágio foi otimizar o diagnóstico de necessidades e o procedimento do levantamento de necessidades de formação, tendo sido, por isso, realizado na equipa dos Recursos Humanos. Sendo um estágio focado na área da formação, as tarefas foram, maioritariamente, efetuadas nesta mesma área, através da apresentação de sugestões que enriquecem o processo de diagnóstico e levantamento de necessidades, como são exemplo a criação de planos de desenvolvimento individual ou a identificação de perfis de competências comportamentais para cargos de chefia.
- A Conversational Agent for Promoting Physical Activity Among COPD PatientsPublication . Rodrigues, Ricardo; Caceiro, Ruben; Brites, Marcelo; Flora, Sofia; Cruz, Joana; Silva, Fernando; Ribeiro, JoséChronic Obstructive Pulmonary Disease (COPD) is one of the most prevalent diseases in the world, affecting respiratory performance of many people, limiting the airflow and is not fully reversible. It is a clinical syndrome characterized by chronic respiratory symptoms, structural pulmonary abnormalities or impairment of lung function. In order to help people with this disease, we propose an innovative personalized mHealth coaching platform that will address patient preferences and contextual factors – the OnTRACK platform. This platform is composed of a mobile application for patients, a web platform for healthcare professionals – and a conversational agent (or chatbot), named “Hígia”, which acts as an alternative interface between patients and the platform. This conversational agent includes several of the main functionalities already available in OnTRACK’s smartphone app, complementing and extending it. It allows consulting prescription information in a multitude of ways, getting and setting all personal data, inserting physical activity measurements, and obtaining historical data on physical activity and prescriptions, among others. The evaluation of the conversational agent yielded encouraging results, with users reporting being happier, more motivated, dedicated and confident when interacting with the systems using their voice, while allowing the development team to identify topics for improvement.
- A Importância da Inovação na Competitividade das Empresas na Região de LeiriaPublication . Venda, Rafael Fernandes; Alves, Sandra Raquel Pinto; Conceição, Joaquim Paulo Cordeiro daPelo constante crescimento dos mercados, e pela globalização económica, onde vários países e pessoas no mundo inteiro estabelecem trocas financeiras e comerciais, surge uma preocupação por parte das empresas, em melhorar os seus produtos ou serviços de forma a satisfazer as necessidades do consumidor. É nesta perspetiva que a inovação se apresenta como vantagem, pois permite desenvolver não só novos produtos que atraem novos consumidores (melhorando os resultados financeiros das empresas), como também, pelo valor criado em que certa inovação, pode diminuir custos de produção relacionados com o processo produtivo, melhorando desta forma a competitividades das empresas. Nesta dissertação, pretende-se demonstrar que a inovação tem um impacto positivo para a competitividade das empresas. Dito isto, foram identificados vários indicadores relativos aos eixos de inovação, nomeadamente: nível de investigação e desenvolvimento (ID), fontes de inovação (FI) e partilha de conhecimento (PC), e ainda, para o eixo de competitividade, um indicador financeiro: ROCE. Através dos indicadores de inovação, foi elaborado um inquérito que aborda cada um dos eixos de inovação (ID, FI e PC) e respetivos indicadores, e enviado para as empresas que constam no top 100, da revista 100 maiores e melhores empresas da região de Leiria e concelho de Ourém de 22 de julho de 2021, Edição 4401 do REGIÃO DE LEIRIA. Obtidas as respostas, foi feita uma correlação bivariada entre os indicadores de inovação e o valor do ROCE (Rentabilidade do Capital Empregue) das empresas participantes. Conclui-se nesta investigação que apenas alguns indicadores do eixo fontes de inovação e partilha de conhecimento influenciam positivamente o nível do ROCE das empresas e, também, que o eixo de investigação e desenvolvimento não apresentou influência positiva no ROCE.