Mestrados da ESAD.CR
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Browsing Mestrados da ESAD.CR by advisor "Afonso, Lígia Filipa Dias"
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- A(s) acessibilidade(s) nas atividades culturais em Portugal – Os desafios da parceria entre o Festival Iminente e a Access LabPublication . Branco, Catarina Alexandra Brilha Jacob; Afonso, Lígia Filipa DiasO presente relatório é o resultado da reflexão acerca do planeamento e implementação de um plano de acessibilidade no Festival Iminente, em parceria com a Access Lab, planeamento que foi objeto do estágio que ali desenvolvi em 2022, e que surgiu da necessidade em enfrentar e resolver uma série de adversidades de acessibilidade(s) no território físico que o festival ocupa: um espaço abandonado. O propósito do relatório é fazer o enquadramento da questão no âmbito disciplinar da gestão cultural, primeiro identificando momentos chave do século XX e XXI que permitam compreender a evolução do entendimento dos conceitos de deficiência e incapacidade; depois contextualizando a palavra acessibilidade em Portugal, através de uma retrospetiva temporal, considerando ainda a complexidade da linguagem que utilizamos; e, finalmente, apresentando como estudo de caso o Festival Iminente. O relatório implica a análise dos objetivos e metas atuais do Festival Iminente, bem como da sua relação com a questão da acessibilidade, tendo em conta as suas características temporais e físicas específicas: efemeridade, ocupação de ruínas e natureza improvisada. Estes foram os pontos de partida para o desenvolvimento do presente relatório e, ao mesmo tempo, os grandes desafios na implementação efetiva do plano no terreno. De que forma é possível tornar o terreno inóspito da Matinha acessível? Em torno desta questão surgiram várias reflexões e procura de soluções e, no final, várias conclusões.
- Festival Caldas Anima. Festival de Animação de Rua. Produção, investigação e proposta de estratégia de comunicaçãoPublication . Miguel, Catarina Fonseca; Afonso, Lígia Filipa DiasO presente relatório consiste num trabalho de investigação sobre o Festival Caldas Anima, um festival de animação de rua inserido na programação do Centro Cultural e de Congressos das Caldas da Rainha (CCC), local onde se realizou o estágio curricular integrado no plano de estudos do Mestrado de Gestão Cultural na ESAD.cr/IPL. O interesse de pesquisa pelo festival Caldas Anima surgiu da constatação da falta de informação existente disponível online relativa ao seu histórico de programação e do desconhecimento do público sobre o evento. O objetivo do trabalho passa por apresentar uma investigação do festival em todas as suas edições e a análise, em benchmarking, de estudos de casos de eventos nacionais e internacionais congéneres, com o fim de propor uma melhor estratégia de comunicação mais eficaz para o evento, contemplando nomeadamente a sugestão da criação de um sítio web que incorpore o arquivo analisado e os contributos gerados.
- O modelo da cooperativa na gestão museológica: Projeto para a constituição do Museu do Burgo Alcobacense (MBA)Publication . Raimundo, Frederico Do Amaral; Afonso, Lígia Filipa DiasA preservação do património enquanto herança cultural das populações é de suma importância. Os museus comunitários desempenham um importante papel na função de elementos agregadores e difusores de legados históricos locais. Atualmente os museus debatem-se com dificuldades de financiamento, o que leva à existência de fragilidades na sua manutenção e na conservação das suas coleções; aumentando a importância da criação de parcerias que apoiem as atividades culturais e educativas, permitindo efetuar a divulgação e promoção dos seus programas. Acresce ainda a necessidade de cumprirem a sua função de agentes de investigação científica e divulgação das coleções à sua guarda e junto das comunidades locais enquanto polos dinamizadores de cultura. É neste enquadramento que surge o projeto para a constituição do Museu do Burgo Alcobacense (MBA). Este projeto visa propor um modelo de criação e de gestão de um museu local, constituído como cooperativa, que sirva como polo de divulgação da história e cultura da cidade de Alcobaça. Aqui se equacionam também as dificuldades que se prendem com a implantação de um novo museu de natureza cooperativa no que diz respeito à sua sustentabilidade e gestão.
- Museu Municipal de Porto de Mós: O museu da rua de trásPublication . Teixeira, Tânia Patrícia Rebelo De Jesus; Afonso, Lígia Filipa Dias; Santos, DórisO Museu Municipal de Porto de Mós situa-se num espaço entre estacionamentos e ruas apertadas – na rua de trás. Atrás da Câmara Municipal, atrás de uma das ruas principais da cidade, atrás da Biblioteca Municipal, atrás do Quartel dos Bombeiros. Atrás no plano da visibilidade. Vários factores contribuem para que o espaço, de pequenas dimensões, mas com colecções diversificadas, seja palco de processos de invisibilidade. Esta dissertação procura, no contexto mais amplo da definição e da conceptualização do papel invisibilidade na cultura e, circunscrevendo a investigação à especificidade do museu local, abordar formas e processos de invisibilidade. Para o efeito propõe-se um estudo de caso cujo desenvolvimento permite uma análise do Museu Municipal de Porto de Mós e os seus processos de invisibilidade. Identificando as características e potencialidades do Museu Municipal de Porto de Mós, compreendendo o território onde este se encontra, enquadrando o museu como território afecto a uma comunidade, e considerando a sua história, a sua génese, as suas colecções e o seu modelo de gestão; pretende-se encontrar uma forma de colocar o Museu Municipal de Porto de Mós na “avenida central” do eixo cultural local, entendendo o museu local como um elemento incontornável de enriquecimento científico, social e económico da comunidade que representa e do seu desenvolvimento. O projecto propõe linhas de orientação que levam em conta a acessibilidade, sustentabilidade, inclusão, participação e criação de valor patrimonial, tendências contemporâneas com impacto na gestão de museus e na museologia, para a criação de estratégias que dotem o museu de visibilidade.
- Para além do livro: a biblioteca ao serviço do desenvolvimento cultural e artístico dos jovensPublication . Camilo, Tânia Catarina Nunes; Afonso, Lígia Filipa DiasO afastamento dos jovens da Biblioteca Municipal do Cadaval põe em causa o cumprimento das missões que lhe são atribuídas pelo Manifesto da UNESCO para as Bibliotecas Públicas. Através da análise e da reflexão que se desenvolveu ao longo desta investigação, foram detetadas fraquezas nos serviços prestados por este equipamento cultural, que poderão ser resolvidas futuramente, com propostas direcionadas às missões da biblioteca pública, demonstrando que é urgente repensar nos serviços orientados para o público juvenil. Através do mapeamento e análise do que é orientado para o público jovem nas bibliotecas públicas que integram a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas e do que é feito na Biblioteca Municipal do Cadaval, pretende-se contribuir para a construção de projeto que facilite a aproximação da comunidade juvenil a esta entidade cultural, e que sirva de mote para que o tema da relação dos jovens com a programação das bibliotecas seja amplamente analisado, pois verificou-se que não existem muitos estudos acerca desta problemática. Esta investigação tem como amostra empírica um questionário realizado a jovens – nascidos entre o fim da década de 90 e 2010 – residentes no concelho do Cadaval, aferindo o seu conhecimento e expetativas sobre a Biblioteca Municipal. Estes resultados enformaram a construção de uma proposta de programação que concilia a prática do desporto, o vídeo e a fotografia com o compromisso social da biblioteca, numa abordagem que tem como base o desenvolvimento de competências dos jovens, através da participação ativa como motor da inclusão social, fomentando a utilização deste espaço cultural e promovendo a sua aproximação a este público.
- Práticas Participativas e o Contexto Comunitário: pensar o Uma Pedra no CharcoPublication . Pereira, Telma Cristina Lopes; Afonso, Lígia Filipa Dias; Cardoso, Carla Cristina Miraldo GraçaA presente dissertação procura entender o que é a participação no âmbito dos projetos culturais, que tipo de projetos a promovem e como esta impacta a estruturação das organizações. O objetivo final foi o da criação de um projeto em contexto comunitário, estruturado de acordo com os conteúdos que foram recolhidos e analisados ao longo da investigação. Explorando a distinção entre os termos “arte participativa” e “práticas participativas”, com recurso à literatura disponível, cruzam-se aqui diferentes concepções de autores que se têm debruçado sobre estas temáticas, numa procura de entender o que é a participação e de que formas tem sido pensada. As práticas participativas em projetos orientados para a comunidade têm uma marcada presença em território nacional, e um levantamento destes projetos foi feito para uma análise comparativa. São identificados e analisados projetos implementados por organizações que operam em lógicas participativas, orientadas para a comunidade, e que procuram descentralizar o acesso à cultura em localidades fora dos grandes centros urbanos, tendo sido selecionadas para aprofundamento as estruturas Materiais Diversos, SAMP, Comédias do Minho e Frenesim. Foram recolhidas informações sobre os seus métodos de trabalho, organização interna e financiamento, que foram comparados e estudados de forma a compreender metodologias operativas e de implementação de projetos. Finalmente, foram estabelecidas linhas estratégicas de ação para a intervenção em territórios rurais, e determinadas boas práticas para um processo participativo em comunidade, tendo sido aplicadas ao projeto Uma Pedra no Charco.
- Redes culturais: Estruturas rizomáticas para potenciar a gestão culturalPublication . Besteiro, Andreia Mingroni; Afonso, Lígia Filipa DiasAo olhar para a cultura como um tecido vivo, complexo e em constante construção, correlata à organização social heterogeneamente formada, esta investigação discute as composições em rede estabelecidas entre a área cultural, a sociedade e o território. O objetivo deste trabalho é analisar as características das estruturas rizomáticas e expor a importância de fortalecê-las nas práticas desenvolvidas na área cultural. Caracterizando-se pela horizontalidade, multidisciplinaridade e desierarquização, as redes rizomáticas ampliam a sua atuação global e local através do papel desempenhado pelo gestor cultural em organizações ou projetos que adotam esse modelo. O processo de criação, estruturação, expansão e manutenção desta estrutura concretiza-se pela forma transversal, integrada e compartilhada, constantemente influenciando e sendo influenciada por atores internos e externos. Por indução e extrapolação de possibilidades de formações rizomáticas, ao entrelaçar a pesquisa bibliográfica com as experiências extraídas dos profissionais e instituições que orbitam a pesquisa e a pesquisadora, serão expostas características destas estruturas de trabalho que potenciam a atuação e o poder de articulação do gestor cultural, apresentando a Rede Cultura 2027 como material de estudo e análise.