ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Gestão Cultural by advisor "Albuquerque, Luísa Arroz Correia"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Biblioteca Digital Infantil “Ícones da cidade”Publication . Ferreira, Verónica Alexandra Norte Agostinho; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaA biblioteca, o livro infantil, o digital e as novas tecnologias são os termos que resumem a temática do projeto tese que apresento de seguida, e que me encaminham ao longo de um projeto para a criação de uma Biblioteca digital infantil, uma coleção de cinco livros digitais em que a memória é enaltecida. Uma coleção de livros Digitais não digitalizados, feitos originalmente para o digital, cinco livros sobre cinco ícones da Cidade das Caldas, de cinco autores e ilustradores das Caldas ou com ligações à cidade. É na infância que as crianças começam a criar uma relação com o mundo e com os objetos que a rodeiam. Os livros são um desses objetos, considerados ferramentas fundamentais para o seu desenvolvimento. A presença do livro no universo onde a criança se movimenta, principalmente no meio familiar e escolar, sempre com a orientação de um adulto, desempenha um papel de enorme relevância no percurso a percorrer no seu futuro (Bastos, 1999). Também Alice Vieira defende que as histórias e personagens que levam ao sonho e ao imaginário ajudam “as crianças a tornarem-se adultos” (Santos, 2007). Em plena era digital, em que todos estamos em rede e em que as novas tecnologias fazem parte do nosso quotidiano, torna-se um desafio para os pais e educadores incentivarem os mais jovens para a leitura. Perante crianças e jovens que nasceram e crescem com o apelo tecnológico fará todo o sentido utilizálo para os incentivar à leitura. Com o acompanhamento dos pais em casa e dos educadores na sala de aula, a utilização de livros digitais pode revelar-se uma forma interessante de envolver os mais jovens com os livros. Na obra intitulada “Learning to Live” de 2009, Jane Finnis ressalta a importância de o mundo digital ser utilizado como um meio de atração para a cultura, a tecnologia está cada vez mais a evoluir devendo ser utilizada pelas instituições culturais (como os museus e as bibliotecas), para chegar a mais público. A autora diz que não quer viver num mundo online sem cultura, considerando que deve estar disponível para consumo em todos os meios possíveis, e nos meios que as crianças e os jovens mais frequentam, o digital (Bellamy & Oppenheim, 2009). O projeto tese divide-se em duas fases, uma teórica e de investigação, relacionada com o estudo do tema e estudos de caso. A segunda fase de componente mais prática, consiste na conclusão do estudo elaborado, onde será criado o projeto a partir de todas as fases de programação do mesmo. A programação de uma biblioteca digital infantil com o objetivo de incentivar à leitura, proporcionando às crianças uma experiência diferente de ler um livro, considerando que são duas experiências diferentes e que não se anulam, acabando por coexistir, o livro digital e o livro impresso.
- Boas Práticas de Gestão Cultural na Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. Pesquisa, Identificação e reflexãoPublication . Peixoto, André Neves Gomes da Silva; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaNesta dissertação pretendemos pesquisar, identificar e reflectir sobre o que são boas práticas de gestão cultural nas instituições da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses. No seu desenvolvimento recorremos a fontes primárias e secundárias através das quais efetuámos uma recolha de dados e uma análise documental. O foco desta dissertação e fenómeno em estudo foi o primeiro programa de apoio à programação da Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses (RTCP). Procedemos à análise das variáveis, os recursos detidos pelas instituições, e de indicadores, referentes a práticas desenvolvidas, que nos possibilitaram caracterizar as entidades e identificar as práticas em comum tidas pelas estruturas. Posteriormente discutimos os resultados e reflectimos sobre a adequação das mesmas para com os objectivos da RTCP. Na caracterização das instituições podemos observar que todas detêm um grande auditório e mais de metade um pequeno auditório. Em relação a espaços complementares, 77% das entidades possuem uma sala de ensaios e espaço para residências artísticas. Em termos de recursos humanos a média perfaz 20 elementos e desenvolvem as seguintes funções ou valências: direcção artística ou programação, coordenação técnica, equipa técnica, produção, comunicação e mediação de públicos. Em relação às práticas em comum identificámos o desenvolvimento de coproduções e de residências artísticas, a dinamização de um serviço educativo e de mediação bem como a aposta e apoio aos artistas e companhias emergentes e o apoio à profissionalização. Estas práticas são quase unânimes nas instituições em análise e estão em consonância com os objectivos da RTCP.
- Construcción estratégica y programa cultural para potencializar un espacio edificado subutilizado, tomando como objeto de estudio el Centro Comercial Artesanal QUITUSPublication . Morales, Johanna Patricia Perugachi; Albuquerque, Luísa Arroz Correia; Baptista, Luis Santiago; Cevallos, AndrésEl siguiente trabajo de tesis se planteó desarrollar la solución al problema sobre la subutilización del espacio en el centro comercial artesanal QUITUS mediante una estrategia de gestión cultural, que comprende la estructuración de una propuesta de ocupación basada en un programa cultural. El problema de la subutilización del centro comercial artesanal QUITUS fue identificado inicialmente en una visita sensorial, haciéndose evidente la baja acogida que tiene al público., Además, se observó que la mayoría de los locales comerciales se encuentran cerrados en horas hábiles. Concebido el centro comercial artesanal QUITUS para la comercialización de artesanías en la investigación realizada se encontró tres factores que están profundizando el problema de subutilización, que son; factor espacial, factor económico-social y el producto artesanal. Para abordar este problema, este trabajo primero estudia los rasgos de la artesanía en el Ecuador, acogida y consumida por los turistas. Se encuentra, sin embargo, que, en el mercado existe gran competencia reflejada en una producción masiva. Este fenómeno ha derivado en una pérdida de valor e identidad del objeto artesanal. Así, la propuesta desarrollada a partir de los resultados de la investigación propone una nueva relación entre diseño, artesanía y experiencia del consumidor, orientados hacia un valor agregado que recupera la autenticidad del trabajo artesanal. Fue necesario investigar cómo interactúa la aglomeración de otros tipos de comercio en un mismo espacio y cómo esta concentración espacial resultaría una ventaja, para desempeñar las diferentes actividades de la comunidad comercial al servicio de un público con nuevas demandas. Algunos casos de estudio que se asemejan a las características del objeto estudiado fueran revisados para aprovechar otros aprendizajes e implementarlos con la investigación del proyecto. La propuesta final, desarrolla componentes orientados a una oferta de diferentes experiencias para el consumidores. Un aporte de la propuesta, es la incorporación de jóvenes profesionales en arte y diseño para que se involucren en el proceso de estudio y experimentación para la elaboración de nuevas artesanías para encontrar un nuevo nicho de mercado. Se propone, además, un programa de actividades basado en investigación de campo en espacios de consumo local, entendiendo los patrones de utilización comercial y sus interacciones aglomeradas. Esto resulta en una proyección de actividades diarias, semanales y anuales. Finalmente, se propone una intervención arquitectónica, que es además un elemento clave de la propuesta de gestión cultural para desarrollar las actividades propuestas.
- Creación de un Centro de Arte Contemporaneo ExperimentalPublication . López, Cecilia Salomé Ramos; Albuquerque, Luísa Arroz Correia; Baptista, Luis Santiago; Sosa, WilsonEl proyecto nace de las investigaciones que se realizaron en base al estado de la cultura y en especial del teatro, en el Ecuador desde su nacimiento hasta la actualidad. Dando como resultado el nacimiento de una propuesta de gestión de un centro cultural juvenil, y una propuesta de rehabilitación de una edificación que se encuentra bajo la Plaza de la República, el cual es un teatro inacabado que el Consejo Provincial de Pichincha nunca llego a terminar. Es por eso, que además de la rehabilitación del espacio cultural se propone un nuevo diseño de la Plaza de La República, que sirva de apoyo al centro cultural. Por otra parte, la propuesta principal es el modelo de gestión de este centro, ya que no sólo con adecuarlo arquitectónicamente bastará, por lo que este modelo se basa en la actividad con jóvenes y niños convirtiéndolo por el mismo público en un refugio del arte. En donde se permitirá cual medio de expresión artística, siendo uno de los objetivos impulsar el arte y formarlos en arte y cultura, para llegar una meta conjunta con el ministerio de cultura, la cual es la formación de públicos. Para esto se buscará formadores que sean parte de colectivos dedicados a varias tendencias artísticas y culturales que nutran el área de formación, para posteriormente hacer una cosecha de estas tendencias artísticas y nuevas que se formen en los jóvenes que se educaron en este centro. Lo cual es un método de retroalimentación en dónde los que fueron los instruidos serán, después los instructores y será un ciclo que se retroalimenta con nuevos pensamientos, nuevas perspectivas que deseen ser parte de este espacio, ya sea nacional o internacional. También tendrá una apertura hacia la comunidad de manera inclusiva y dinámica para que se nutra de ella el centro para poder seguir su funcionamiento, con ello se pretende posicionar a este espacio como un nudo de la cultura en la juventud y la niñez, donde se sientan muy cómodos de llenar el espacio no sólo con su presencia, ya que se implementaran espacios de ocio; sino con sus pensamientos reflejados en el arte. El modelo de gestión será mixto, donde el Consejo Provincial será la fuente de financiamiento primaria ya que las instalaciones son de propiedad de esta institución y será parte de su organigrama de trabajo ya que esta institución contiene una secretaria de cultura que brinda servicios a la provincia de Pichincha, pero también el centro administrará sus fondos para realización de proyectos propios y el mantenimiento de las instalaciones.
- Experiência formativa no CCC e Gestão CulturalPublication . Costa, David Alexandre Ramalho; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaO presente relatório de estágio pretende refletir sobre a experiência vivenciada no âmbito do estágio realizado no Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha (CCC) no plano de estudos do mestrado em Gestão Cultural do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), do campus 3, Escola Superior de Artes e Design de Caldas da Rainha (ESAD.cr). O estágio curricular decorreu entre 04 de abril e 30 de junho de 2017 e consistiu na colaboração nas equipas de produção de eventos, tarefas de comunicação, na equipa técnica e frente casa, que foram dinamizadas pelo CCC no período de estágio. Ao longo do estágio houve oportunidade de utilizar os conhecimentos construídos durante o mestrado em Gestão Cultural e percecionar a importância de uma instituição cultural e o seu impacto numa cidade. Neste sentido, foi observado todo o trabalho necessário para a dinamização de eventos culturais. Consideramos, numa perspetiva pessoal e profissional, que este estágio foi uma excelente experiência, de grande importância uma vez que pudemos perspetivar a realidade profissional de uma casa cultural como o CCC.
- Financiamento Cultural: Estratégias para mobilização de recursos financeiros, humanos e sociais para ações transversais no campo do patrimônio cultural imaterial no BrasilPublication . Silva, Ana Carolina Fernandes Peres da; Albuquerque, Luísa Arroz Correia; Britto, Clóvis CarvalhoO presente trabalho é desenvolvido no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural na Escola Superior de Artes e Design do Instituto Politécnico de Leiria – Portugal, como pré-requisito para obtenção do título de Mestre e tem como propósito, investigar formas de mobilização de recursos (financeiros, materiais e humanos), com foco na sustentabilidade de projetos culturais produzidos no Brasil, no campo do patrimônio imaterial, à luz do projeto cultural Filhos da Terra – Diversidade e Cultura. Para esta investigação, o patrimônio imaterial será abordado a partir das Convenções da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial e da Convenção para a promoção e preservação da Diversidade das Expressões Culturais, sendo este, o campo limitador para todas as análises e reflexões internas do trabalho. A dissertação está estruturada em três capítulos, onde o primeiro apresenta o estado da arte e a compreensão contemporânea da "gestão cultural" sob a própria ótica da cultura; "patrimônio cultural" sob a ótica das políticas públicas; e “referência cultural” sob a ótica do patrimônio imaterial. O segundo capítulo traz para reflexão o financiamento cultural no Brasil e as políticas públicas para cultura, principalmente às que se referem ao patrimônio cultural imaterial, e também a reflexão sobre os mecanismos e instrumentos de captação de recursos possíveis para setor cultural, a fim de perceber se o financiamento internacional pode ser uma rede de apoio face às rupturas das políticas culturais brasileiras vivenciadas no último ano. O terceiro capítulo traz para estudo de caso, o projeto cultural Filhos da Terra – Diversidade e Cultura, o qual realiza a pesquisa e documentação audiovisual de expressões da cultura popular brasileira, com objetivo de construir uma cartografia dos saberes a partir de cinco Rotas Culturais que se desenham pela proximidade das referências e das tipologias dos bens documentados. Aqui se faz importante perceber os processos de financiamento e sustentabilidade do projeto, e pensar estratégias para o futuro. Fechando a estrutura principal da dissertação, o quarto capítulo apresenta o Planejamento Estratégico Horizonte 20/25 para o Projeto Filhos da Terra, o qual foi construído ao longo deste trabalho e expõe reflexões sobre a elaboração técnica de um plano estratégico, e aponta caminhos possíveis para a sustentabilidade e continuidade do projeto para os próximos cinco anos.
- Impactos culturais, sociais e económicos do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da RainhaPublication . Pereira, Ana Maria Fernandes; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaO Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha é um edifício construído em 2008 ao abrigo do Programa Operacional de Lisboa e Vale do Tejo. É considerado um equipamento com condições únicas para o acolhimento do que de mais sofisticado se pode produzir ao nível da criação artística em matéria do espectáculo ao vivo (dança, teatro e música). O estudo de caso adoptou assim uma pergunta de partida: “Quais os impactos culturais, sociais e económicos do Centro Cultural e de Congressos de Caldas da Rainha”. A investigação foi realizada a partir da inquirição do público que o frequenta e dos seus funcionários como primeiros fruidores e pessoas capazes de identificar a interacção da programação cultural e artística com a população ao nível: 1) da evolução da literacia cultural e artística dos públicos; 2) dos benefícios sociais da sua implantação na concretização de um bom ambiente social; 3) como elemento dinamizador do comércio local e da captação turística. O CCC, depois de 18 anos de um interregno de actividades de uma sala de espectáculos em Caldas da Rainha, assumiu-se como o elemento estruturador de uma política cultural da autarquia para a cidade, tendo, no entanto, que concretizar ao mesmo tempo uma estratégia regional uma vez que a sua construção teve como objectivo a criação de uma região euro-atlântica comparável a outras regiões europeias com o objectivo de romper com as assimetrias existentes entre as regiões no território português em matérias de fruição e criação cultural e artística. A edificação do CCC representa assim – potencialmente, como desígnio –, uma mais-valia para a região Oeste pela contribuição – assumida no seu documento de missão –, para a valorização territorial e do potencial humano.
- A importância dos eventos para as instituições culturaisPublication . Ferreira, Ana Catarina Coelho; Albuquerque, Luísa Arroz CorreiaO presente Relatório de Estágio pretende refletir sobre a experiência vivida durante o estágio realizado na Fundação de Serralves no âmbito do Mestrado em Gestão Cultural pela Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha. O estágio curricular decorreu entre 18 de Abril e 30 de Junho de 2016 e consistiu na colaboração da produção do evento “Serralves em Festa”, o maior evento organizado pela Fundação de Serralves. Durante o estágio foi possível aplicar os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado e conhecer melhor a Instituição e a importância do seu trabalho no panorama cultural português. Foi também possível aprender e observar todo o trabalho necessário para a organização de um evento cultural de grande dimensão. Este estágio foi uma ótima experiência pessoal e profissional e um importante marco na transição de estudante para o mercado de trabalho. Este relatório de estágio apresenta o percurso teórico e prático realizado durante o estágio curricular aplicando os conhecimentos adquiridos durante o Mestrado.
- Mentarte: una experiencia de arte y salud mental en el espacio públicoPublication . Jácome, María Augusta Armijos; Albuquerque, Luísa Arroz Correia; Baptista, Luis Santiago; Céron, KleberLa estigmatización que generan los trastornos de salud mental es una problemática social contemporánea que sucede a nivel mundial. En términos generales se piensa que es algo muy lejano al contexto urbano, pero no es una realidad limitada a las instituciones de tratamiento y hospitalización; la ciudad en sí es un escenario de salud mental. A nivel local, específicamente en la ciudad de Quito, en Ecuador, se evidencian índices ascendentes de problemas sociales generados por trastornos de salud mental (alcoholismo, suicidio, discriminación). Es evidente la importancia de generar proyectos que promuevan conciencia social al respecto. De ahí nace la idea de Mentarte, que propone tomar al arte como herramienta de transformación social con el fin de sensibilizar a través de actividades culturales en el espacio público, consolidando un espacio de comunicación y reflexión. Para ello se plantea diseñar un equipamiento-instalación urbano versátil, cuya programación y espacio físico puedan modificarse y adaptarse al contexto en el que se desarrolle. Mentarte se concibe como un proyecto de interés social, con un modelo de gestión colaborativo, que parte de un proyecto piloto, con visión a ser un prototipo que pueda ser reproducido en campañas de concientización de diversas temáticas y contextos.
- Modelo de gestión para la rehabilitación del Ex - Penal García Moreno (1874-2017), en el Distrito Metropolitano de QuitoPublication . Peñaherrera, Edison Xavier Gómez; Albuquerque, Luísa Arroz Correia; Baptista, Luis Santiago; Céron, KleberLa presente investigación desarrolla un análisis socio-histórico y una propuesta arquitectónica esquemática (plan masa), así como un modelo de gestión cultural que permita la rehabilitación funcional-espacial del Ex-Penal García Moreno, tomando en cuenta la reapropiación eficiente, eficaz, sustentable y viable, logrando que se acople a la situación actual del barrio1 y su correlación con la ciudad. El Ex-Penal García Moreno, emplazado en la parte Sur-Oeste del Centro Histórico de Quito, Barrio San Roque, el cual es considerado; como área de comercio, alta peligrosidad y de “olvido” por parte de las instituciones gubernamentales. La reestructuración funcional mediante el conocimiento enfocado al análisis de las buenas prácticas de referentes arquitectónicos panópticos, que fueron creados con una concepción prisional y que se transformaron en espacios culturales, permitió establecer una codificación de programas para la prisión, que promuevan la exposición, venta y divulgación de actividades educativas, artísticas, culturales y literarias. Se elaboró una propuesta de inclusión e inserción de los habitantes del contexto inmediato, considerando una economía innovadora mediante el uso de incubadoras creativas, talleres socio-comunitarios, actividades educativas, que se vinculen con el turismo, cultura y estancia. La producción de entrevistas, soporte fotográfico, visitas de sitio y un análisis histórico, permitieron una aproximación a la edificación analizada.