ESTG - Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel by advisor "Bernardino, Anabela Moreira"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Core da aplicação web click&track e responsive web designPublication . Weber, Ana Margarida Batalha; Bernardino, Anabela Moreira; Bernardino, Eugénia MoreiraO presente relatório enquadra-se no âmbito do estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel do Instituto Politécnico de Leiria. Nesse sentido, foi realizado um estágio na empresa Interlog Solutions com o objetivo de demonstrar as aptidões adquiridas no decorrer do Mestrado onde, na sequência do mesmo, foi possível a participação em vários projetos para clientes reais. O desenvolvimento Web tem tido uma rápida evolução ao longo dos últimos anos. Uma das consequências desta evolução, foi o aumento dos utilizadores que consultam aplicações Web através de dispositivos de visualização de menores dimensões. Este é um dos principais motivos pelos quais as empresas necessitam de adaptar as suas aplicações, caso pretendam evitar elevadas taxas de rejeição ou más experiências de interação por parte dos seus clientes, neste mercado cada vez mais concorrencial. É necessário pensar em criar aplicações Web adequadas, independentemente do tipo de dispositivos dos utilizadores. Assim, compreende-se a importância da adaptação do desenvolvimento das aplicações Web da empresa Interlog Solutions, realizada durante o estágio, no sentido de proporcionar uma experiência (cada vez mais) ubíqua a todos os seus clientes. Aliado à evolução tecnológica, houve igualmente um crescimento dos mercados e dos volumes de transporte de mercadorias, o que, consequentemente, originou uma evolução da supply chain das empresas da área dos transportes e logística. Para estas empresas, é fundamental uma gestão da sua supply chain de forma rápida, eficiente e com o menor custo possível. O desenvolvimento de aplicações eficazes na gestão e que correspondam às necessidades, presentes e futuras dos clientes, é crucial. Com o intuito de proporcionar uma melhoria de produtividade e qualidade da gestão da supply chain, foi desenvolvida, durante o estágio, a estrutura de uma nova aplicação Click&Track e criado o seu módulo base, que permitiu criar o suporte para desenvolver módulos específicos para vários clientes diferentes. Durante o estágio foram desenvolvidas aplicações que estão em conformidade com o avanço tecnológico, que satisfizeram as pretensões dos clientes e que contribuíram para o êxito da empresa.
- E-commerce Mobile Solution for RetailersPublication . Vieira, Leandro Almeida; Bernardino, Eugénia Moreira; Bernardino, Anabela MoreiraToday, it is almost impossible to not have a mobile application directed for any type of business. More and more people own mobile phones and these devices are the main form of interaction with businesses like banks or retailers. If the user experience in these applications is bad, or inexistent, a user will have no problem in looking for a substitute in the thousands of applications available for download. Users also want a consistent experience on whatever device they are using, let it be on Android, iOS, or a desktop computer. Isobar provides a client with an application directed for retailers. These retailers use it to interact with customers and make purchases or refunds on their behalf. However, this application is only available for iOS devices, which limits the number of users for the application. For this reason, the development of a new application was proposed. This application will do everything that the old one could do, but it will have support across multiple platforms – iOS, Android, and a browser version for other devices. This report describes all the work during the development of this application at Isobar.
- EVOLLU AUDIOLOGY FOR ALL, A4APublication . Oliveira, Micael Lima Feteira; Bernardino, Anabela MoreiraO presente relatório pretende descrever o trabalho que foi desenvolvido ao longo do estágio curricular, no âmbito do Mestrado em Engenharia Informática - Computação Móvel (MEI-CM), da Escola Superior Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL). O estágio foi realizado na entidade Sensing Evolution com uma duração de 9 meses e a tempo inteiro. A Sensing Evolution ou Evollu é uma empresa de desenvolvimento de software, nomeadamente na área da saúde, através do desenvolvimento de plataformas e aplicações que providenciem ao utilizador a possibilidade de realizarem rastreios e marcar consultas com profissionais na área. Do mesmo modo, são desenvolvidas diversas soluções empresariais a empresas que atuem na área da saúde, assim como parcerias com entidades escolares. O principal objetivo residiu no desenvolvimento de uma aplicação que providenciasse 4 testes ao utilizador, para que este conseguisse realizar rastreios à sua saúde auditiva, conseguindo assim realizar uma monitorização do seu perfil auditivo, quando devidamente autenticado. Este projeto faz parte do Portugal 2020 (PT2020), em colaboração com a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC), e pretende ajudar na deteção precoce de perturbações na audição e democratizar o acesso aos serviços de saúde audiológica. Apesar do âmbito do projeto e dos seus objetivos, foram identificadas oportunidades de melhoria e reestruturações necessárias para continuar a cumprir estes objetivos e, ao mesmo tempo, permitir uma mais fácil e rápida evolução da aplicação num futuro próximo. Durante o desenvolvimento do projeto, surgiram novas ideias e funcionalidades que seriam de extrema importância para o correto funcionamento e uso da aplicação, assim como reestruturações necessárias para obter uma aplicação estável e que correspondesse aos objetivos pretendidos. A interação com uma nova framework, SwiftUI, permitiu desenvolver novos conhecimentos e competências no desenvolvimento mobile, assim como a aquisição de experiência profissional pelo contacto com os diversos membros de equipa, plataformas e métodos utilizados pela empresa, tendo sido o primeiro contacto em ambiente profissional. Foi providenciada uma aplicação estável com o serviço de autenticação, comunicações com Application Programming Interface (API) e realização de testes em conformidade com os requisitos pretendidos.
- Integrated Digital WalletPublication . Simões, Tiago dos Santos; Bernardino, Anabela MoreiraRecently, blockchains and cryptocurrencies have gained more market share and have attracted a great deal of attention among the worldwide community. Banks, stock exchanges, financial institutions, and large companies are increasingly investing in this extremely lucrative digital market, which every day creates solutions, innovative products, and market infrastructures. It is impossible to interact with this universe without a digital wallet, which stores and transacts each user's assets. WIT is no different and to assist its entry into this market, it has created this internship opportunity to develop a prototype for a digital wallet that allows operations to be performed on a blockchain while keeping the user's portfolio of digital assets. This implementation had to guarantee proper security and offer a user experience targeted at mainstream users, with the ultimate goal of being later integrated into any specific solution implemented under a blockchain. This internship began with an extensive first analysis phase which helped to conclude that the real value of a wallet is the way it stores and manages its private keys. This conclusion meant a change of focus and led to a second phase of in-depth analysis to understand the most suitable and secure method for managing keys. This report describes all the work conducted for ten months at WIT Software, which involves a considerable period of state-of-the-art research into digital wallets and then the design and implementation of the wallet prototype that integrates a Multi-Party Computation method, which has been identified as the most effective way of managing its private keys.
- Interface web para gestão de fluxos de ficheiros e estudo de ferramentas para automatização de testesPublication . Francisco, Mónica Sofia Massena; Gonçalves, Alexandrino José Marques; Bernardino, Anabela MoreiraO presente relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O objetivo deste relatório é descrever todo o processo envolvido ao longo dos nove meses de estágio. O estágio foi realizado na empresa Interlog Solutions, uma empresa de desenvolvimento de software que atua na área de transportes e da logística. Neste relatório é descrita a empresa onde foi realizado o estágio, as tecnologias utilizadas, a metodologia seguida, o trabalho desenvolvido e as conclusões após o término do estágio. Este estágio, tinha como objetivo inicial, o desenvolvimento de uma aplicação web que operacionalizasse a gestão dos fluxos de ficheiros da empresa, um módulo que pertence a um projeto designado como Titan. Durante o desenvolvimento da mesma surgiu igualmente a necessidade de colaborar no processo de correção de falhas de uma plataforma já existente na empresa, designada como Portal Colibri, que permite a gestão do transporte de encomendas. Além disso, foi igualmente solicitada a realização de uma pesquisa sobre ferramentas para a automatização do processo de testes. Como resultado deste estágio, foi possível adquirir experiência e desenvolver competências a nível profissional através dos vários projetos integrados em ambiente empresarial. A interface web de gestão de fluxos foi um projeto bastante desafiante que permitiu adquirir conhecimentos em várias tecnologias. A correção de falhas no Portal Colibri auxiliou no término do projeto em que após o mesmo, o cliente ficou bastante agradado com o produto final. Por fim, o estudo de ferramentas de testes de automatização conduziu à escolha de uma ferramenta que satisfaz as necessidades da empresa.
- Octa Gest - Aplicação móvel de faturaçãoPublication . Andrade, Eduardo Miguel António; Bernardino, Anabela Moreira; Bernardino, Eugénia MoreiraEste relatório detalha o trabalho desenvolvido durante o Estágio Curricular do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, lecionado na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, do Instituto Politécnico de Leiria. Este documento irá retratar os passos dados e o trabalho realizado durante o estágio ao longo de nove meses, numa empresa local, a Octa Code Unipessoal Lda.. A Octa Code é uma empresa de desenvolvimento de software empresarial, focada em gestão e contabilidade. Neste estágio, o projeto principal foi o desenvolvimento de uma aplicação móvel para vendedores ambulantes, ou seja, pessoas que necessitam de uma forma de criar faturas em qualquer sítio e a qualquer momento. Ao longo deste relatório será discutido o desenvolvimento do projeto, desde a fase de planeamento e implementação, testes de utilização iniciais, feedback de utilizadores até ao lançamento final, e ainda uma comparação entre o produto inicialmente planeado com o resultado final. Além disso, será também feita uma avaliação das tecnologias escolhidas e como é que estas ajudaram a desenvolver o produto ou potenciaram ainda mais algumas das funcionalidades planeadas. Este estágio foi uma experiência bastante positiva e permitiu colocar em prática muito do que foi aprendido ao longo dos últimos anos de licenciatura e mestrado. Tudo desde arquitetura, interface e plataforma utilizados está diretamente relacionado com muitos dos tópicos abordados durante o mestrado, e foi uma forma importante de consolidar o conhecimento adquirido na área. O produto final está atualmente disponível para testar gratuitamente na Play Store, ou para uso comercial contactando a Octa Code diretamente.
- Plataforma de Audiologia EvolluPublication . Domingues, Ricardo da Silva; Bernardino, Eugénia Moreira; Bernardino, Anabela MoreiraO presente relatório descreve o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O objetivo deste relatório é o de descrever todo o processo envolvido ao longo do estágio curricular de doze meses. O estágio foi realizado na empresa Sensing Evolution, uma empresa de desenvolvimento de software na área da saúde com foco na audiologia através da marca Evollu e, que proporciona soluções empresariais a empresas que atuem nesta área. Neste relatório é descrita a empresa onde o estágio curricular foi realizado, as tecnologias utilizadas, a metodologia seguida, o trabalho desenvolvido e as conclusões após o término do mesmo. Este estágio, tinha como objetivo inicial, o estudo da plataforma atual, das funcionalidades a manter e a alterar na mesma, assim como, o desenvolvimento de novas funcionalidades e serviços na área da saúde, de modo a que todos estes se complementassem. Durante o desenvolvimento da plataforma Evollu, surgiu igualmente a necessidade de colaborar no processo de correção de falhas de um serviço já existente na empresa, designada como o serviço de Leads. Este serviço permite a angariação de leads a partir de quiosques disponíveis em farmácias. Como resultado deste estágio, foi possível adquirir experiência e desenvolver competências a nível profissional através dos vários projetos realizados em ambiente empresarial. O desenvolvimento de software numa arquitetura em micro serviços foi bastante desafiante, dado que foi o primeiro contato feito com este tipo de arquitetura. A correção de falhas existentes e o desenvolvimento de novas funcionalidades na plataforma da Evollu auxiliou na conclusão do projeto, como também garantiu a satisfação de todos os stakeholders.
- Service Monitoring for a Mobile Money SystemPublication . Correia, Diogo Manuel Santos; Bernardino, Anabela Moreira; Bernardino, Eugénia MoreiraMobile applications are gaining more and more market share and virtually everyone today has smartphones. This reality is no different in Africa, where the use of mobile payment systems has grown and allowed people without access to bank accounts to use their phones to perform banking operations. Currently, WIT Software provides these countries with a Mobile Money System solution providing a Backend and Mobile Application, that allows users to make and receive payments, lend money and pay into mortgages, check statements, and transactions’ history. Still, another important aspect is the availability and functionality so that users can use it without interruption. In this way, was proposed to design a monitoring platform that will allow users to perceive the health status of the total system from the users' side, to detect problems either in applications, servers or even in network components that may be running. Prevent the correct functioning of this system that allows millions of people to have their bank account associated with their mobile phone number. This report describes all the work carried out for nine months at the company WIT Software, which involves the design and implementation of a Monitoring Platform for a Mobile Payments System.