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- Interface web para gestão de fluxos de ficheiros e estudo de ferramentas para automatização de testesPublication . Francisco, Mónica Sofia Massena; Gonçalves, Alexandrino José Marques; Bernardino, Anabela MoreiraO presente relatório enquadra-se no âmbito da unidade curricular de Estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. O objetivo deste relatório é descrever todo o processo envolvido ao longo dos nove meses de estágio. O estágio foi realizado na empresa Interlog Solutions, uma empresa de desenvolvimento de software que atua na área de transportes e da logística. Neste relatório é descrita a empresa onde foi realizado o estágio, as tecnologias utilizadas, a metodologia seguida, o trabalho desenvolvido e as conclusões após o término do estágio. Este estágio, tinha como objetivo inicial, o desenvolvimento de uma aplicação web que operacionalizasse a gestão dos fluxos de ficheiros da empresa, um módulo que pertence a um projeto designado como Titan. Durante o desenvolvimento da mesma surgiu igualmente a necessidade de colaborar no processo de correção de falhas de uma plataforma já existente na empresa, designada como Portal Colibri, que permite a gestão do transporte de encomendas. Além disso, foi igualmente solicitada a realização de uma pesquisa sobre ferramentas para a automatização do processo de testes. Como resultado deste estágio, foi possível adquirir experiência e desenvolver competências a nível profissional através dos vários projetos integrados em ambiente empresarial. A interface web de gestão de fluxos foi um projeto bastante desafiante que permitiu adquirir conhecimentos em várias tecnologias. A correção de falhas no Portal Colibri auxiliou no término do projeto em que após o mesmo, o cliente ficou bastante agradado com o produto final. Por fim, o estudo de ferramentas de testes de automatização conduziu à escolha de uma ferramenta que satisfaz as necessidades da empresa.
- Seguridad en los niños mediante herramientas de control parental que permita a los padres supervisar el uso de internetPublication . Coronel Rojas, Cindy InésEn la última década, más que en cualquier otro tiempo, los avances tecnológicos han tenido un incremento inmensurable, abriendo puertas a un mundo sin barreras de comunicación, distancia o lengua. Tal avance envuelve una dinámica colectiva donde lo personal se vuelve público, donde los límites no están claramente definidos y la privacidad está reducida a su mínima expresión, dejando expuestos, vulnerables a las personas ante todo tipo de peligro. El objetivo del presente estudio es proponer una capacitación que ayude a aumentar el conocimiento sobre el control parental los cuales pueden ser utilizados para disminuir los riesgos a los que están expuestos los niños del Colegio Fundación Liceo Internacional para el año 2018. Para el desarrollo del mismo se realizó un estudio descriptivo con un enfoque cuantitativo. La muestra estuvo conformada por 20 padres de estudiantes a los cuales se les aplicó un instrumento tipo encuesta, con el cual se diagnosticó conocimientos tecnológicos y los conocimientos sobre las herramientas de control parental. Luego se les presentó un video sobre los riesgos y las herramientas de control parental, y se les aplicó un segundo instrumento, a fin de evaluar la percepción de los padres de familia sobre los beneficios de las mismas. Los resultados arrojados del diagnóstico se tienen que al principio la mayoría de los padres no tenían noción sobre los riesgos que sus hijos corren con el uso de internet. Luego del video, el 70% consideró que representa un alto riesgo, el 100% manifestaron interés en conocer sobre las herramientas de control parental y el 75% tuvo como preferencia el uso de Eset Parental Control. En función de los resultados arrojados se diseñó una capacitación dirigida a los padres de familia con el propósito de construir un entorno digital seguro y productivo a través de herramientas parentales para los estudiantes de 4to de Básica del Colegio Fundación Liceo Internacional.
- Deteção do modus operandi de documentos contrafeitosPublication . Vieira, Rafael Domingues; Antunes, Mário João Gonçalves; Silva, Catarina Helena Branco SimõesA deteção defraude ou de contrafação em documentos oficiais desafia todos os dias os peritos forenses digitais, na tentativa de correlacionar com casos antigos, por forma a permitir, por parte dos investigadores criminais, a identificação da fonte ou dos autores. Com o avanço da tecnologia, os criminosos recorrem cada vez mais a técnicas mais sofisticadas para produzir documentos contrafeitos, tentando enganar as autoridades de segurança, dificultando assim o seu trabalho. A existência de um catálogo atualizado de imagens de documentos contrafeitos, permite aos peritos digitais forenses determinar se uma técnica similar já foi usada em casos anteriores. Por este motivo, o Laboratório da Polícia Científica da Polícia Judiciária Portuguesa congregou um conjunto organizado de imagens digitais dos casos de contrafações investigados ao longo do tempo, ajudando assim, na identificação do modus operandi de novas contrafações, a fim de obter mais informações sobre a sua origem. Neste trabalho é apresentada uma metodologia para automatizar a identificação desse modus operandi, comparando uma determinada imagem da contrafação em causa, com a base de dados das imagens de documentos previamente catalogados. O método proposto – a que foi dada a designação de FraudScope – melhora a identificação de padrões e suprime tarefas propícias a erros e tarefas que exigem demasiado esforço, atenção e tempo dos peritos forenses. O FraudScope, uma ferramenta de apoio à decisão, pesquisa uma determinada imagem numa base de dados de imagens referentes a casos já resolvidos, identificando as que apresentam um maior nível de similitude. As imagens obtidas são ordenadas pelo nível de semelhança, permitindo assim que os peritos forenses foquem a sua atenção nesses casos. O FraudScope é baseado em algoritmos escaláveis da framework OpenCV que comparam imagens, detetam padrões e analisam cores e texturas. Por fim, este relatório de projeto de mestrado apresenta um conjunto de testes, realizados numa máquina virtual local, utilizando a base de dados da PJ e do LPC, com resultados promissores. Recentemente, esta máquina virtual foi-lhes disponibilizada.
- Assessment of metal contamination levels and stress responses of São Tomé and Principe sea turtlesPublication . Morão, Inês Filipa Cigarro; Lemos, Marco Filipe Loureiro; Novais, Sara CalçadaA ilha de São Tomé é uma importante área de nidificação e alimentação para quatro das sete espécies de tartarugas marinhas existentes no mundo. As tartarugas marinhas são classificadas como espécies ameaçadas (lista vermelha da IUCN) e sabe-se que as tartarugas marinhas estão sujeitas a muitas outras ameaças, nomeadamente a poluição oceânica. São poucos os estudos que têm sido desenvolvidos para avaliar como estas espécies interagem com o meio ambiente e como a poluição as afeta. O objetivo principal deste estudo foi avaliar as concentrações de metais acumulados na espécie Chelonia mydas e os impactos que estes contaminantes terão sobre as respostas de stress e inferir sobre o seu estado de saúde. De modo a alcançar estes objetivos, uma técnica menos invasiva foi efetuada, sendo recolhido sangue de fêmeas nidificantes, durante a desova, em locais de desova bem documentados em São Tomé. Amostras de sangue foram retiradas do seio cervical dorsal e uma porção foi armazenada em tubos contendo EDTA a -20ºC até a análise das concentrações de metais, e outra parte foi armazenada em RNAlater a -20 ° C até extração de RNA e análise de expressão genética usando PCR quantitativo em tempo real (qPCR). Também foram preparados esfregaços com o sangue das tartarugas e os danos no ADN foram avaliados através da observação de micronúcleos ao microscópio. Os resultados demostraram correlações significativas entre a expressão de alguns genes e os níveis de metais contaminantes, apontando alguns genes candidatos para serem usados como biomarcadores de interesse. Este estudo representa o primeiro esforço de abordar os níveis de poluentes e os danos biológicos de tais contaminantes nesta espécie de tartaruga que desova em São Tomé, contribuindo com informação relevante para ser usada em programas de biomonitorização para a conservação desta espécies ameaçadas.
- Realidade virtual aplicada ao processo de recrutamentoPublication . Pereira, Miriam de Mesquita; Ribeiro, José Carlos Bregieiro; Rodrigues, Nuno Carlos Sousa; Silva, Fernando José MateusTendo em conta a importância que a fase de recrutamento possui para uma empresa, nomeadamente o impacto que poderá ter num potencial novo colaborador, é importante optar pela utilização de novas tecnologias, de forma a tornar o processo de recrutamento mais interessante e estratégico. No âmbito do projeto de mestrado foi desenvolvida uma aplicação à medida para auxiliar os profissionais de recursos humanos da entidade de acolhimento (blue-infinity), denominada de b-iVR Experience. A blue-infinity (b-i) é uma empresa especializada em serviços digitais que combina competências criativas e técnicas e, porque preza marcar pela qualidade, irreverência, dinâmica e espírito familiar, percebeu que seria necessário inovar nesse ponto, apostando fortemente na aquisição e retenção de talento, utilizando formas inovadoras de recrutamento. De acordo com os objetivos, motivações e requisitos definidos pela empresa foi utilizado o motor de jogo unity3D para o desenvolvimento da aplicação e foi realizada uma formação online sobre a tecnologia realidade virtual em unity, de forma a ganhar competências e a poderem adotar-se as melhores práticas na implementação do projeto. Para o desenvolvimento da aplicação foram elaborados protótipos de baixa fidelidade, e consequentemente foram estudados os principais princípios de desenhos de ecrãs que serviram de base para a elaboração dos protótipos de alta fidelidade. Seguidamente foi definida a arquitetura necessária para a aplicação a ser desenvolvida possuir uma interface com conteúdos dinâmicos, facultando aos profissionais a abstração de código na inserção e edição de conteúdos. Depois de desenvolvida a aplicação b-iVR Experience foram realizados os testes de usabilidade e satisfação e com base nestes a análise dos resultados obtidos. Assim, como resultado final obteve-se uma aplicação funcional de uma aplicação que visa colocar a realidade virtual ao serviço do processo de recrutamento da empresa no âmbito da qual foi desenvolvido.
- Core da aplicação web click&track e responsive web designPublication . Weber, Ana Margarida Batalha; Bernardino, Anabela Moreira; Bernardino, Eugénia MoreiraO presente relatório enquadra-se no âmbito do estágio do Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel do Instituto Politécnico de Leiria. Nesse sentido, foi realizado um estágio na empresa Interlog Solutions com o objetivo de demonstrar as aptidões adquiridas no decorrer do Mestrado onde, na sequência do mesmo, foi possível a participação em vários projetos para clientes reais. O desenvolvimento Web tem tido uma rápida evolução ao longo dos últimos anos. Uma das consequências desta evolução, foi o aumento dos utilizadores que consultam aplicações Web através de dispositivos de visualização de menores dimensões. Este é um dos principais motivos pelos quais as empresas necessitam de adaptar as suas aplicações, caso pretendam evitar elevadas taxas de rejeição ou más experiências de interação por parte dos seus clientes, neste mercado cada vez mais concorrencial. É necessário pensar em criar aplicações Web adequadas, independentemente do tipo de dispositivos dos utilizadores. Assim, compreende-se a importância da adaptação do desenvolvimento das aplicações Web da empresa Interlog Solutions, realizada durante o estágio, no sentido de proporcionar uma experiência (cada vez mais) ubíqua a todos os seus clientes. Aliado à evolução tecnológica, houve igualmente um crescimento dos mercados e dos volumes de transporte de mercadorias, o que, consequentemente, originou uma evolução da supply chain das empresas da área dos transportes e logística. Para estas empresas, é fundamental uma gestão da sua supply chain de forma rápida, eficiente e com o menor custo possível. O desenvolvimento de aplicações eficazes na gestão e que correspondam às necessidades, presentes e futuras dos clientes, é crucial. Com o intuito de proporcionar uma melhoria de produtividade e qualidade da gestão da supply chain, foi desenvolvida, durante o estágio, a estrutura de uma nova aplicação Click&Track e criado o seu módulo base, que permitiu criar o suporte para desenvolver módulos específicos para vários clientes diferentes. Durante o estágio foram desenvolvidas aplicações que estão em conformidade com o avanço tecnológico, que satisfizeram as pretensões dos clientes e que contribuíram para o êxito da empresa.