ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas
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Browsing ESECS - Mestrado em Intervenção e Animação Artísticas by advisor "Carreira, Ana Margarida d' Aires Pinto Basto"
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- A Biblioteca vai à escolaPublication . Henriques, Guida Ribeiro Tomé; Magueta, Lúcia Grave; Carreira, Ana Margarida d' Aires Pinto BastoO presente relatório apresenta um projeto de intervenção realizado numa escola do 1.º Ciclo do Ensino Básico, cuja investigação,realizada paralelamente à intervenção, pretendeu compreender em que medida é que as linguagens artísticas experimentadas pelas crianças, no âmbito da animação da leitura, contribuíram para as suas aprendizagens, bem como para o desenvolvimento da sua criatividade. As experiências realizaram-se num ambiente de educação formal, onde as crianças puderam demonstrar as suas capacidades criativas em produções que integravam as linguagens plástica, musical e teatral aliadas à escrita criativa. O projeto, inicialmente acolhido nas iniciativas de uma biblioteca municipal, procurou também realçar a importância desta instituição enquanto recurso pedagógico existente na comunidade. A intervenção realizada seguiu uma metodologia de investigaçãoação, de caráter qualitativo. Assim sendo, o processo estruturou-se nas fases de diagnóstico, planificação da ação, implementação e apresentação e discussão de resultados. Como técnicas de recolha de dados foram utilizadas a observação participante, a entrevista e o registo fotográfico, tendo sido construídos um diário de bordo, grelhas de observação e guiões de entrevista, tendo em conta os objetivos da intervenção e investigação desenvolvidas. As principais conclusões indicam que os alunos envolvidos ganharam uma maior familiaridade com as linguagens artísticas, sobretudo a plástica e a teatral, notandose menos receosos ao arriscar experiências novas. Indicam, ainda, que a oportunidade de conhecerem momentos da História de Portugal através dos contos da escritora local Vanda Furtado Marques fez despoletar uma nova relação com a biblioteca escolar, tendo havido posteriormente à realização do projeto um maior interesse dos alunos pela leitura destes livros e por este espaço escolar.