ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by advisor "Gamboa, Maria José Nascimento Silva"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- A publicidade em Portugal nos anos de 1920 e 1930Publication . Garcia, Isabella Mello; Mourão, Alda Maria Martins; Gamboa, Maria José Nascimento SilvaNeste trabalho, busca-se refletir sobre as relações entre a publicidade, a arte e a poesia, nomeadamente no que diz respeito ao contexto português do início do século XX, e mais especificamente as décadas de 20 e 30. Primeiramente, é apresentada uma breve revisão da literatura relativa à história da publicidade no país e sua relação com o contexto histórico e cultural. Também se apresenta uma síntese das características dos movimentos artísticos e literários da Europa e de Portugal de então, e seus reflexos para o design gráfico e a publicidade. Posteriormente, são recolhidos e analisados anúncios publicitários publicados no periódico Diário de Lisboa, entre 1921 e 1941, analisando-os sob os seguintes aspectos: sua relação com o contexto histórico, político e social; sua relação com o contexto cultural e artístico, nomeadamente com as correntes do Modernismo e de Vanguarda estéticas e literárias, levando em consideração tanto os aspectos gráfico-visuais dos anúncios, quanto os recursos estilísticos de sua mensagem verbal. Por fim, buscou-se também relacionar tais anúncios publicitários com o que se fazia na publicidade e na arte da época em outros países, sobretudo com relação a suas características do design gráfico. É possível notar na publicidade desenvolvida nesse período traços em comum com as diversas correntes literárias e artísticas do momento, tanto europeias quanto nacionais. Evidenciam-se influências diversas, desde traços de correntes de fim e início de século como o Art Nouveau e o Simbolismo, como tendências modernistas e de vanguarda, com elementos inspirados no Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Art Déco ou ainda Interseccionismo e Sensacionismo, dentre outros.