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Abstract(s)
Neste trabalho, busca-se refletir sobre as relações entre a publicidade, a arte e a poesia, nomeadamente no que diz respeito ao contexto português do início do século XX, e mais especificamente as décadas de 20 e 30. Primeiramente, é apresentada uma breve revisão da literatura relativa à história da publicidade no país e sua relação com o contexto histórico e cultural. Também se apresenta uma síntese das características dos movimentos artísticos e literários da Europa e de Portugal de então, e seus reflexos para o design gráfico e a publicidade. Posteriormente, são recolhidos e analisados anúncios publicitários publicados no periódico Diário de Lisboa, entre 1921 e 1941, analisando-os sob os seguintes aspectos: sua relação com o contexto histórico, político e social; sua relação com o contexto cultural e artístico, nomeadamente com as correntes do Modernismo e de Vanguarda estéticas e literárias, levando em consideração tanto os aspectos gráfico-visuais dos anúncios, quanto os recursos estilísticos de sua mensagem verbal. Por fim, buscou-se também relacionar tais anúncios publicitários com o que se fazia na publicidade e na arte da época em outros países, sobretudo com relação a suas características do design gráfico. É possível notar na publicidade desenvolvida nesse período traços em comum com as diversas correntes literárias e artísticas do momento, tanto europeias quanto nacionais. Evidenciam-se influências diversas, desde traços de correntes de fim e início de século como o Art Nouveau e o Simbolismo, como tendências modernistas e de vanguarda, com elementos inspirados no Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Art Déco ou ainda Interseccionismo e Sensacionismo, dentre outros.
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Publicidade Diário de Lisboa Modernismo Vanguarda
