ESECS - Mestrado em Comunicação e Media
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Browsing ESECS - Mestrado em Comunicação e Media by advisor "Freire, Carla Sofia Costa"
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- Transmedia Storytelling na ficção portuguesaPublication . Carreira, Ana Cristina Francisco; Freire, Carla Sofia CostaA evolução tecnológica do início do século XXI abriu portas a novos desafios comunicacionais e hoje, mais do que nunca, é necessário desenvolver processos narrativos que atraiam as audiências e tragam um novo fôlego à televisão em Portugal. Este estudo incide nos princípios de transmedia storytelling definidos por Henry Jenkins – spreadability versus drillability, continuity versus multiplicity, immersion versus extractability, worldbuilding, seriality, subjectivity e performance – e na forma como produtoras, canais de televisão portugueses em sinal aberto e consumidores encaram a utilização destas práticas na produção, transmissão e consumo de conteúdos de ficção nacional. Nas narrativas que recorrem a transmedia storytelling, pedaços das histórias são espalhados através de diferentes media, podendo muitos destes conteúdos ser criados em colaboração com os fãs. Foram abordadas as produtoras, as estações televisivas e os consumidores por forma a apurar que trabalho tem vindo a ser efetuado na ficção nacional da televisão pública portuguesa em sinal aberto no âmbito de transmedia storytelling e por que razão estes canais e as produtoras não apostam em transmedia storytelling na estratégia de comunicação das ficções nacionais. Para isso foi descrito o cenário da ficção nacional na televisão pública portuguesa em sinal aberto, analisado o papel do consumidor no contexto atual de consumo e produção de conteúdos e o seu interesse em narrativas transmediáticas e foram identificados os constrangimentos e limitações na utilização de transmedia storytelling na ficção nacional da televisão pública portuguesa em sinal aberto. Os resultados revelam que transmedia storytelling é uma temática pouco familiar, que não é aplicada em Portugal, apesar de haver casos pontuais da sua utilização. Porém, o estudo indica que pode haver um interesse latente nos consumidores, que poderá ser ativado a partir da introdução de conteúdos que recorram a estratégias de transmedia storytelling na televisão portuguesa em sinal aberto.
- A Utilização das redes sociais em Bibliotecas do Ensino Superior PúblicoPublication . Marcos, Rosa Maria Silva; Freire, Carla Sofia CostaNos últimos anos o desenvolvimento tecnológico facilitou o acesso ao conhecimento e à informação, com o desenvolvimento da Web 2.0 a transformar os consumidores em produtores de informação. Neste novo ambiente digital, as redes sociais afirmaram-se como plataformas privilegiadas para a criação e partilha da informação por parte destes utilizadores. Esta nova realidade veio alterar a forma como as empresas e instituições, nomeadamente as bibliotecas de ensino superior, comunicam com os seus públicos. O presente estudo, que surge neste âmbito, tem como objetivo principal a caracterização da utilização das redes sociais pelas bibliotecas do ensino superior público português. Para a concretização deste objetivo, optou-se por realizar um estudo exploratório-descritivo, recorrendo a uma metodologia mista, que combina métodos quantitativos e métodos qualitativos. Assim, numa primeira fase, foi aplicado um inquérito por questionário aos profissionais da informação a trabalhar em bibliotecas do ensino superior público em Portugal e, numa segunda fase, com o objetivo de aprofundar os resultados obtidos com o inquérito, foram ainda realizadas entrevistas junto destes profissionais. Os resultados do estudo apontam para uma utilização das redes sociais por parte das bibliotecas de ensino superior sobretudo para divulgar e promover os seus serviços e recursos. A vertente mais social destas plataformas parece não estar a ser explorada pelas bibliotecas, uma vez que a produção de conteúdos que incentivem a participação e o diálogo com os utilizadores é algo a que a grande maioria das bibliotecas não recorre.