ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ESECS - Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Barata, Clarinda Luísa Ferreira"
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- O contributo do trabalho interdisciplinar na aprendizagem dos alunos do 3.º ano : reflexão sobre a prática pedagógica no 1.º e 2.º ciclos do ensino básicoPublication . Cebola, Ana Isabel Marques; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
- Um olhar sobre a Prática de Ensino Supervisionada: as atividades do manual escolar e as atividades propostas pelo professor na construção do conhecimento histórico numa turma de 6.º anoPublication . Janeiro, Catarina de Jesus Vital; Barata, Clarinda Luísa Ferreira; Alves, Dina Catarina DuarteO presente relatório de mestrado, referente à Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se organizado em duas partes. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o meu percurso ao longo deste Mestrado, com base nas principais experiências vividas nos diversos contextos em que realizei as Práticas Pedagógicas. Na segunda parte, evidencia-se a Dimensão Investigativa realizada em contexto da Prática Pedagógica em 2.º CEB, numa turma do 6.º ano de escolaridade. O estudo empreendido insere-se no paradigma socio- -crítico assumindo-se como uma investigação-ação. Procurou-se compreender o papel tanto das atividades presentes no manual adotado de História e Geografia de Portugal como das atividades propostas pelo professor, enquanto recurso educativo na construção do conhecimento histórico do aluno. Neste estudo, as atividades propostas pelo professor apontam para um desenvolvimento de competências dentro de um patamar mais complexo que as presentes no manual. Assim, a investigação levada a cabo indicia que essas propostas levaram os alunos a desenvolver competências para além das pretendidas pelo manual escolar. Os dados recolhidos revelam que os alunos são capazes de operar num nível de complexificação crescente. Neste sentido, o nível de literacia dos alunos, quanto mais trabalhado e mais desenvolvido estiver permite uma maior fundamentação das suas posições, dos seus valores e ideias no âmbito da sociedade em que vivem.
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica - Um estudo de caso sobre como uma turma do 3.º ano de escolaridade distingue exercício de problemaPublication . Gomes, Rita Isabel Dias Mendes; Barata, Clarinda Luísa Ferreira
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º anoPublication . Ferreira, Sabina Jesus; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Tem como principais objetivos dar a conhecer um pouco o que foram as minhas Práticas, sempre com base na reflexão sobre as experiências vivenciadas e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos da Prática Pedagógica. O estudo investigativo realizado insere-se num plano de investigação-ação e consistiu na implementação de um projeto em torno da consciência emocional junto de um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo tinha como objetivos específicos: implementar um projeto em torno da consciência emocional; fortalecer e/ou desenvolver a consciência emocional; e, refletir sobre a implementação do projeto Assim, com este estudo era pretendido dar resposta à seguinte questão de investigação: De que forma a sequência pedagógica de atividades promotoras de consciência emocional potencia o conhecimento de emoções em si e no próximo. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante na sala de aula, com recurso a registos em notas de campo; nas produções escritas dos alunos, dos registos fotográficos e ainda das gravações de vídeo. No final deste estudo podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas implementadas tiveram um efeito positivo no desenvolvimento das competências emocionais, mais especificamente, na consciência emocional dos alunos em si mesmos e na relação de uns para com os outros.
- Refletindo sobre as estratégias de compreensão leitora dos alunos do 4.º ano de escolaridadePublication . Ribeiro, Inês Salgueiro; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se organizado em duas partes principais: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Na primeira, tece-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens mais significativas e os maiores desafios enfrentados, tendo como referentes aspetos tais como a prática colaborativa, a gestão de comportamentos e do tempo e o ciclo educacional. Na segunda parte do relatório, apresenta-se um estudo exploratório no âmbito da temática da leitura realizado com alunos do 4.º ano de escolaridade. Esta investigação pretende verificar em que medida os alunos participantes têm consciência das estratégias de compreensão leitora que utilizam. Os resultados obtidos sugerem que a proposta pedagógica implementada reforçou a utilização de estratégias de compreensão leitora por parte dos alunos. Todavia, também parecem mostrar que nem sempre as estratégias foram utilizadas de modo consciente. Destes resultados emerge a necessidade de repensar a intervenção didática no sentido de promover o desenvolvimento de competências metacognitivas que fomentem a consciência dos alunos sobre as estratégias de compreensão leitora.
- Refletindo sobre o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano na abordagem da Educação SexualPublication . Mendes, Tatiana Isabel de Jesus; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório, referente à Prática Supervisionada do Mestrado em Ensino de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, encontra-se dividido em duas partes: a primeira diz respeito à dimensão reflexiva e a segunda referente à dimensão investigativa. Na primeira parte é apresentada uma reflexão crítica e fundamentada sobre todo o percurso realizado ao longo do Mestrado com base em experiências vividas, assim como aprendizagens pessoais e académicas construídas, em cada um dos contextos de Prática Pedagógica, perspetivando que professora de 1.º e 2.º Ciclo pretendo ser. Na segunda parte é apresentada a investigação realizada em contexto de Prática Pedagógica, numa turma, de 4.º ano de escolaridade. Teve por base o desenvolvimento de um projeto, inspirado na metodologia de trabalho de projeto, ao nível da Educação para a saúde, nomeadamente, a Educação Sexual. Este estudo apresenta um caráter qualitativo, pois pretendeu-se analisar e compreender as questões dos alunos sobre a temática do amor, as noções e conhecimentos sobre o desenvolvimento pubertário e sentimentos. A questão orientadora de toda a investigação, foi: “Qual o contributo do desenvolvimento de um projeto de investigação com crianças do 4.º ano de escolaridade na abordagem de temática da Educação Sexual?”. A análise dos dados aponta que a metodologia de trabalho de projeto é essencial para o desenvolvimento de capacidades como o trabalho em equipa e de temas ligados à sexualidade, considerando-se, por isso, fundamental que se desenvolvam nas escolas de forma a que os alunos se conheçam a si e aos outros.
- Refletindo sobre o papel da avaliação formativa na aquisição dos processos básicos da ciência a par da produção de relatórios em Ciências NaturaisPublication . Campos, Ana Carolina Gouveia Silva; Barata, Clarinda Luísa FerreiraEste Relatório de Prática de Ensino Supervisionada foi realizado no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico encontrando-se organizado em duas partes distintas: a Dimensão Reflexiva e a Dimensão Investigativa. Na primeira parte, apresenta-se uma reflexão crítica e fundamentada sobre o percurso formativo desenvolvido nas Práticas Pedagógicas do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico. Esta reflexão encontra-se dividida por ciclos de ensino, e seguidamente pelos anos de escolaridade onde se realizaram as diferentes Práticas Pedagógicas. Nesta parte, evidenciam-se as aprendizagens cruciais e os desafios encontrados no desenrolar das experiências educativas. Na segunda parte, apresenta-se um estudo de caso de natureza exploratória no âmbito da temática da avaliação formativa em Ciências Naturais realizado com alunos do 5.º ano de escolaridade. Este ensaio investigativo pretende explorar em que medida os alunos cimentam os processos básicos da ciência a partir do feedback dado, por meio da avaliação formativa regulada, na redação de relatórios escritos. Os resultados obtidos nesta investigação sugerem que o feedback quando é concreto pode ser eficaz na cimentação dos processos básicos da ciência e que a avaliação formativa assim como o relatório escrito devem ser parte integrante das aulas de Ciências Naturais, por ajudarem a desenvolver capacidades científicas básicas nos alunos. Estes resultados permitem repensar nas propostas pedagógicas das aulas de Ciências Naturais no sentido de nestas se promover a realização de atividades práticas que possibilitam a utilização dos processos básicos da ciência e, por conseguinte, a reflexão e redação sobre os mesmos em relatórios escritos na disciplina de Ciências Naturais.