Browsing by Issue Date, starting with "2019-05-13"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Refletindo sobre a Prática Pedagógica: a consciência emocional – um projeto desenvolvido numa turma de 2.º anoPublication . Ferreira, Sabina Jesus; Barata, Clarinda Luísa FerreiraO presente relatório realizou-se no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e encontra-se dividido em duas grandes partes, a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa. Tem como principais objetivos dar a conhecer um pouco o que foram as minhas Práticas, sempre com base na reflexão sobre as experiências vivenciadas e apresentar um estudo investigativo desenvolvido num dos contextos da Prática Pedagógica. O estudo investigativo realizado insere-se num plano de investigação-ação e consistiu na implementação de um projeto em torno da consciência emocional junto de um grupo de alunos do 2.º ano de escolaridade. O presente estudo tinha como objetivos específicos: implementar um projeto em torno da consciência emocional; fortalecer e/ou desenvolver a consciência emocional; e, refletir sobre a implementação do projeto Assim, com este estudo era pretendido dar resposta à seguinte questão de investigação: De que forma a sequência pedagógica de atividades promotoras de consciência emocional potencia o conhecimento de emoções em si e no próximo. Para a recolha dos dados recorreu-se à observação direta participante na sala de aula, com recurso a registos em notas de campo; nas produções escritas dos alunos, dos registos fotográficos e ainda das gravações de vídeo. No final deste estudo podemos dizer que o mesmo sugere que as atividades pedagógicas implementadas tiveram um efeito positivo no desenvolvimento das competências emocionais, mais especificamente, na consciência emocional dos alunos em si mesmos e na relação de uns para com os outros.
- Planeamento e melhoria da produção na indústria de moldesPublication . Melo, Nélia Catarina Franco; Ferreira, Irene Sofia Carvalho; Vieira, Milena Maria NogueiraO principal objetivo deste projeto consistiu na análise do planeamento e do processo produtivo da empresa Erosomolde, Lda, tendo como finalidade identificar e propor melhorias, tanto ao nível do planeamento, como ao nível do layout, organização e arrumação das secções e redução de tempos de setup. Neste âmbito foi estudado o modo de funcionamento do planeamento da produção, abarcando todas as etapas do processo de fabrico de um molde, ou seja, desde a adjudicação até à expedição do mesmo, envolvendo a análise de tempos e de sequências das operações relativas ao fabrico de cinco moldes. Paralelamente, foram estudados os percursos efetuados pelas peças e operadores, com o intuito de melhorar o layout atual, assim como identificada a secção menos organizada, e recolhidos os tempos de mudanças de peças e ferramentas na secção de maquinação CNC, visando reduzir os tempos de setup. Para tal, foi utilizada como suporte a metodologia LEAN MANUFACTURING e aplicadas as técnicas de 5S e SMED, entre outras. De um modo geral, com este projeto conseguiu-se obter resultados satisfatórios, tanto a nível de planeamento, como a nível de implementação de melhorias na produção, resultantes da aplicação das técnicas de 5S e SMED, tendo sido possível alcançar níveis elevados de organização e limpeza (Classificação inicial de 34 % versus classificação final de 86,3%), assim como reduzir de forma significativa os tempos de mudanças de setup nos equipamentos (com reduções estimadas de 4,6% a 17,9%).
- Que Escola Será Esta?Publication . Santos, André Souza dos; Magueta, Lúcia Grave; Kowalski, Maria PereiraConstantes mudanças dos meios de comunicação e como eles articulam diferentes modos semióticos na construção de significados demandam dos sujeitos contemporâneos o desenvolvimento de sua literacia a nível multimodal. Pensando este desenvolvimento desde as etapas iniciais de letramento, este relatório apresenta como o uso da bandas desenhadas e fotografias permite a crianças do primeiro ciclo do Ensino Básico fazerem usos de experiências estéticas e artísticas no desenvolvimento de narrativas sobre o seu espaço escolar. Resultado de três meses de intervenção artística com crianças entre 8 a 10 anos do Ensino Básico de Leiria, “Que Escola Será Esta?” foi um projeto de Investigação-Ação que articulou estudos de semiótica social e sua abordagem multimodal com as linguagens das bandas desenhadas e fotografias. Além dos modos de comunicação, também esteve no centro da atenção as relações das crianças com o espaço escolar, onde estabelecem relações extrafamiliares e têm oportunidades de desenvolvimento social e crítico. Na busca de maneiras com que a experiência artística colabore a este desenvolvimento, o projeto de intervenção buscou em sessões semanais estimular as crianças na criação de bandas desenhadas, fotografias e experimentações plásticas. Ao contribuir para o desenvolvimento de uma literacia multimodal, além da dicotomia textual e visual, buscou-se articular linguagens artísticas a uma produção crítica e reflexiva acerca dos espaços de convivência e trocas sociais do ambiente escolar, partindo do olhar da criança, de seu repertório imagético e cultural, gostos e afetividades relacionadas aos espaços dados.
- Gestão de rotas na Racentro S.APublication . Simões, Joana Rita Santos; Silva, Carlos Manuel Gomes daO presente trabalho apresenta e descreve o desenvolvimento de diversas atividades realizadas no decorrer do estágio curricular integrado no Mestrado em Gestão. Inicialmente, é caracterizada a instituição de acolhimento, a Racentro S.A. que tem como principal função o fabrico e respetivo transporte de rações e cereais. De seguida, é realizada uma análise às atividades realizadas, assim como, uma análise crítica das mesmas e sugestões de melhoria. Posteriormente, numa perspetiva teórica, efetua-se uma revisão da literatura do problema de planeamento de rotas e faz-se um estudo empírico sobre este tema. A aplicação do software VRP Solver, desenvolvido por Erdoğan, (2017) e da heurística de Clarke & Wright, (1964), que permitem planear rotas, foram implementados na distribuição de ração e cereais em sacos, um dos dois tipos de distribuição que a empresa pratica. As soluções obtidas através destes fornecimentos foram comparadas com as soluções praticadas pela empresa. Os resultados sugerem que a aplicação do software VRP Solver permite definir rotas com soluções meritórias, tendo originando uma diminuição do número de viaturas utilizadas e das distâncias percorridas e, consequentemente, uma minimização dos custos totais de transporte. As empresas são confrontadas diariamente com novas exigências por parte dos clientes. Este fenómeno requer que as empresas atuem cada vez com maior competitividade no mercado de trabalho. Uma otimização da gestão da frota e do planeamento de rotas acompanha a minimização dos custos de transporte. Neste seguimento, este relatório de estágio pretendeu estudar os benefícios de novas abordagens relacionadas com o planeamento de rotas de veículos na empresa Racentro S.A.