ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESAD.CR - Mestrado em Design do Produto by advisor "Fernandes, Isabel Maria Rodrigues Barreto"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O Design no Nomadismo ContemporâneoPublication . Jorge, Pedro António Fonseca; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues Barreto; Gonçalves, Sérgio Gomes PiresFace às caraterísticas contemporâneas da sociedade ocidental, que se demarca por uma instabilidade identitária ligada a inseguranças laborais, financeiras e relacionais, sentiu-se a necessidade de produzir uma reflexão acerca de possíveis soluções para o enunciado do problema. A presente investigação regeu-se através de uma grande quantidade de fatores que visaram abarcar as diferentes vertentes do problema, que se ampliam para lá da mobilidade. Debate-se a questão identitária do indivíduo na escolha dos objetos que definem o seu 'lar', no sentido em que a mudança implica o abandono das peças não transportáveis. Abordam-se de seguida as reflexões efetuadas acerca da versatilidade de transporte do mobiliário – onde a questão é mais sentida dada as suas dimensões – recolhendo para isso casos de estudo em que diversas soluções foram sendo exploradas, seja por intermédio de sistemas colapsáveis, desmontáveis ou mesmo descartáveis.
- Dual : design de produto flexível - estudos de projeto para mobiliário e iluminaçãoPublication . Paiva, André Silva; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoEste relatório de projeto descreve o trabalho realizado na área de design de produto, tendo como ponto de partida a proximidade das áreas do mobiliário e iluminação ao utilizador. Procurou-se mostrar os conteúdos processuais, complementados por um estudo experimental e referencial de projetos e autores com o intuito de criar uma contextualização e uma dinâmica no processo criativo de conceitos e formas, que se traduziram num conjunto de objetos comuns, mas carismáticos pelo seu detalhe. O resultado destas experiências veio dar origem a uma sequência de seis objetos utilitários, três de mobiliário e três de iluminação, com propostas que pretendem questionar o arquétipo e a sua função. Como última etapa foi ainda elaborada uma avaliação dos protótipos junto de três empresas do setor habitat como forma de compreender a sua relevância e validar a sua aceitação pelo mercado.
- ''... Nada que valha a pena''. Design de produtos com identidadePublication . Correia, João Neves; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoEste projeto tem como missão o desenvolvimento de artefactos (souvenirs) que mais do que materializar as experiências que se podem vivenciar no território de Sintra, pretende consciencializar e dar a conhecer que há oportunidade e interesse por explorar, cultivar e preservar os recursos endógenos da região, que até à data têm sido esquecidos. Foi realizado um levantamento exaustivo da informação por análise documental (livros, documentários, filmes, folhetos, sites de organizações, e entre outros) e por meio do trabalho de campo de carácter exploratório e observação direta da cultura e comércio local. Decorrente da análise dos dados recolhidos, do estudo de casos de referência, entre outras abordagens diretas com o público-alvo, a pesquisa levou a um reconhecimento dos recursos naturais, tecnológicos e intelectuais, que serviram para mapear o espaço, reconhecer elementos identitários e conduzir à manipulação e materialização de artefactos. O contacto com o território permitiu ainda a colaboração com oficinas locais de produção. Assim, nascendo das mãos dos detentores de uma arte do passado e combinado com os frutos de uma narrativa que procura enriquecer a oferta cultural e a experiência da visita a Sintra, foi possível desenvolver três modelos que foram apresentados à entidade distribuidora para validação e exibidos como referência do projeto para desenvolvimento futuro.
- ORIGENS. Pelo Alentejo, com vagar - Estudos de Design de Produto para a Valorização da Identidade LocalPublication . Canhão, Carolina Dinis Tejo; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoEsta investigação visa o estudo de métodos artesanais de produção no uso de materiais identitários da região do alto Alentejo e formas de aplicação ao design contemporâneo. Visa também o desenvolvimento de um produto para revestimento parietal - painel modular - que procura fundir elementos e materiais tradicionais, tendo em consideração a economia de recursos. Partindo da exploração de materiais como o mármore, cortiça, juta e terracota, foi desenvolvido o projeto com a designação - Origens, que visa valorizar a identidade cultural e promover a inclusão de processos e metodologias de design e artesanais para criar soluções de módulos parietais. Os resultados obtidos através do processo de design, pode contribuir para o desenvolvimento sustentável de produtos, para a preservação da identidade local, para a valorização dos recursos materiais e para reduzir a pegada ecológica.
- Play, Estudo de Design de Produto para o CoworkingPublication . Calvão, André Miguel Cardeal; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues BarretoEste projeto apresenta uma série de objetos desenvolvidos com o objetivo de melhorar a experiência nos espaços de trabalho partilhado, conhecidos por Coworking. Estes objetos promovem a partilha, estimulando a criatividade e por consequência aumentam a produtividade e o bem-estar dos seus utilizadores. Partindo de uma análise e dos desafios encontrados nos vários casos de estudos foram elaboradas propostas de objetos que respondem à estratégia de aliar o carácter lúdico e imaginativo a um contexto de trabalho prevendo os respetivos ajustes entre estes. Os espaços flexíveis, associados ao Coworking, criaram uma oportunidade perfeita para pensar objetos que tiram partido da disponibilidade de interação com os seus utilizadores, bem como na forma como estes objetos se relacionam com o espaço construído.
- Una Perspectiva Contemporánea en el Diseño de Productos Artesanales de la Provincia de GuanentáPublication . Ballesteros, María Fernanda Gómez; Fernandes, Isabel Maria Rodrigues Barreto; Poeiras, Fernando Manuel PenitênciaLa presente investigación tiene como objetivo el desarrollo de propuestas artesanales contemporáneas para la renovación de los productos tradicionales que usualmente se fabrican en la provincia de Guanentá, ubicada en la región del noreste andino colombiano, en el departamento de Santander, también conocida como la “capital turística de la región”, como una estrategia para promover y preservar la identidad cultural Guanentina. Para lograrlo, se visitaron 6 talleres artesanales, donde se documentaron los oficios más representativos de la provincia, así como su historia y la de los maestros que se dedican a su conservación. Luego, estos fueron analizados en función de su potencial, identificando materiales endémicos y técnicas sostenibles, que pueden ser utilizados en la creación de nuevos productos culturales. Posteriormente, se llevó a cabo una investigación para caracterizar al tipo de turistas que visitan la provincia, así como una entrevista al dueño de la “Tienda Ancestral” quien ha trabajado toda su vida entorno al turismo, con base a esta información y a la recopilada previamente, se determinaron los requerimientos de diseño y se seleccionaron las técnicas y materiales más apropiadas para el tipo de productos a desarrollar. Después de analizar una serie de posibles alternativas, se propone el diseño de una línea de productos para facilitar el transporte y almacenamiento de objetos de uso cotidiano, en su fabricación participaron varias entidades artesanales, encargadas de la elaboración de los textiles, y se contó con la asesoría de una costurera profesional para el ensamble de los modelos. A través de la experimentación, la combinación de materiales y diferentes mecanismos, fue posible concebir piezas que se diferencian de otros objetos artesanales tradicionales del país. Como resultado se obtuvieron piezas actuales que resuelven de manera simple necesidades de la vida cotidiana e incorporan en su diseño elementos distintivos de la cultura Guanentina, demostrando que mediante el estudio y la investigación de las técnicas artesanales se pueden concebir productos contemporáneos, que promuevan el aprovechamiento de los recursos locales, la continuidad de las tradiciones y la identidad cultural. Con este trabajo se evidencia la importancia de que disciplinas como el diseño, se involucren en procesos de producción artesanal, para proponer y visualizar posibilidades de innovación, transformación o actualización de los mismos, de forma que la artesanía pueda proyectarse como una profesión con futuro.
