ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESSLei - Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria by advisor "Gomes, José Carlos Rodrigues"
Now showing 1 - 10 of 21
Results Per Page
Sort Options
- A esperança na prática especializada de enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Querido, Ana Isabel Fernandes; Gomes, José Carlos RodriguesA Esperança é essencial na experiência da vida, assumindo especial relevância na saúde mental das pessoas. Manter a esperança em situações de adversidade e na presença de sofrimento mental, requer uma gestão das condições facilitadoras e inibidoras da esperança, num equilíbrio que pode ser muito difícil conseguir sem a ajuda de profissionais competentes. A promoção da esperança enquanto foco de enfermagem é imperativa na prática do enfermeiro especialista em enfermagem de saúde mental, no sentido de assistir e apoiar os clientes no uso de estratégias de esperança na capacitação para a gestão da complexidade dos problemas mentais. Não obstante este reconhecimento do papel do enfermeiro especialista em saúde mental na capacitação para a esperança, a forma como ela se desenvolve nos contextos da prática especializada carece de evidência e visibilidade. O presente relatório versa sobre a prática especializada em enfermagem de saúde mental, realizada em dois contextos da prática clínica que favoreceram o desenvolvimento das competências de enfermeiro especialista e enfermeiro especialista de saúde mental, tendo a esperança como foco de atenção. Nele pretende-se descrever a relevância da esperança nos contextos de saúde mental, analisar o processo de desenvolvimento de competências à luz dos referenciais da enfermagem especializada e identificar o papel na esperança na saúde mental com base na evidência científica. As competências desenvolvidas foram suportadas pela metodologia científica, alicerçadas em modelos teóricos de enfermagem avançada, assente na identificação das necessidades /elaboração de diagnósticos, planeamento das intervenções, implementação de intervenções com vista à obtenção de ganhos em saúde nos clientes / grupos, e avaliação das mesmas face aos resultados esperados. A análise dos resultados obtidos face à especificidade das intervenções dirigidas à esperança foram considerados sensíveis à prática de enfermagem, e evidenciaram ganhos em saúde e esperança, suportados pela revisão integrativa da literatura e pelo estudo de caso.
- Passo a passo…no rumo certoPublication . Pedrosa, Ana Maria Baptista Alves; Gomes, José Carlos Rodrigues; Catarino, Helena da Conceição Borges PereiraO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria foi desenvolvido no âmbito do 2º Mestrado de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos ensinos clínicos decorridos no Centro de Saúde Dr. Arnaldo Sampaio, Leiria e no Centro Hospitalar de Leiria-Hospital Santo André, entre o dia 4 de Março a 12 de Julho de 2013. Foram definidos como objetivos centrais para este trabalho: Refletir e analisar criticamente as atividades desenvolvidas na prática profissional em ensino clínico, no âmbito da aquisição de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental; adquirir competências na área de análise e divulgação de resultados obtidos a partir da prática especializada fundamentada na evidência científica. De forma a facilitar a compreensão, do contexto onde se realizou os ensinos clínicos, foi feita uma breve caracterização dos serviços onde estes se realizaram. De seguida realizou-se uma apresentação e análise reflexiva/crítica sobre as atividades desenvolvidas para aquisição das competências comuns e específicas inerentes à especialidade em enfermagem de saúde mental, de acordo com as orientações da Ordem dos Enfermeiros. Foi igualmente desenvolvido um estudo de investigação-ação para dar resposta à prática especializada baseada na evidência, com o título “ Saúde Pessoal do Líder”, cujo objetivo principal foi avaliar o impacto de um programa de intervenções psicoeducativas na saúde pessoal de um grupo de dirigentes escutistas da Região de Leiria. O estudo evidenciou que o programa foi eficaz, tendo tido um impacto positivo na saúde pessoal dos dirigentes escutistas.
- A prática de enfermagem especializada em saúde mental e psiquiatriaPublication . Gariso, Maria Elisa Carraca; Gomes, José Carlos Rodrigues; Mourão, CláudiaO presente relatório pretende evidenciar a integração de saberes e competências desenvolvidas nos dois locais de ensino clínico onde desenvolvi a minha prática especializada em saúde mental e psiquiatria. Os contextos de ensino clínico apresentaram-se como uma oportunidade fundamental de crescimento pessoal e profissional, implicando a mobilização de várias competências, revestindo-se de um elevado potencial formativo nesta área. O ensino clínico no serviço de ambulatório de psiquiatria do Centro Hospitalar Médio Tejo (CHMT) permitiu-me a aquisição de conhecimentos e competências específicas para a intervenção na doença mental grave. E o ensino clínico desenvolvido no hospital de dia de oncologia do CHMT, devido à multiplicidade de situações encontradas mobilizou conhecimentos e saberes mais amplos e diversificados na área da promoção da saúde mental. Foi especialmente importante porque potenciou oportunidades de crescimento pessoal únicas, motivando reflexões e debates, permitindo alcançar um conhecimento pessoal elevado Foi desenvolvido um estudo de investigação com o objetivo de avaliar o impacto dos grupos de encontro na promoção da saúde mental dos familiares de pessoas com doença oncológica. As sessões desenvolvidas visavam a capacitação de estratégias de coping com o intuito de diminuir a ansiedade, a depressão e o stress e promover a saúde mental dos familiares de pessoas com doença oncológica. Da intervenção composta por quatro sessões, participaram quatro familiares do sexo feminino, que foram avaliadas, antes das sessões e após as sessões, utilizando a Escala de Depressão, Ansiedade e Stress (EADS – 21) e o Inventário de Saúde Mental (MHI – 5). Concluiu-se que após as sessões houve uma melhoria significativa para os elementos do grupo, adquirindo estratégias de coping que levaram à diminuição da depressão, da ansiedade e do stress, havendo o aumento da saúde mental de todos os participantes.
- A prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatria – uma vivênciaPublication . Simões, Ana Susete de Abreu; Gomes, José Carlos Rodrigues; Pereira, Marina HelenoO presente documento retrata a prática da autora enquanto enfermeira especialista em saúde mental e psiquiatria, enquadrada: na Teoria de Hildegard Peplau; e documentos legais e regulamentares vigentes em Portugal. Pretendendo demonstrar competências e conhecimentos aprofundados na sua área de especialidade; refletir criticamente sobre a prática desenvolvida; e desenvolver competências na área da comunicação de resultados resultantes da prática especializada fundamentada em evidência científica. Os contextos da prática clínica são apresentados e analisados com base no sexto enunciado descritivo dos Padrões de Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. Assim, são identificados critérios que permitem a cada contexto iniciar o processo de certificação da prática clínica de Enfermagem conforme regulamentado pela Ordem dos Enfermeiros. A defesa da prática especializada é realizada utilizando a análise de incidentes críticos, realçando o desenvolvimento de competências realizado, de acordo com os regulamentos mais recentes da Ordem dos Enfermeiros. Recorreu-se à prática especializada baseada na evidência para avaliar a influência da terapia de grupo na promoção da saúde mental de pessoas com consumo de substâncias psicoativas. É estudo do tipo longitudinal, descritivo, analítico e quase-experimental. A amostra foi constituída por oito elementos no grupo experimental e seis elementos no grupo controlo. Os resultados obtidos indiciam o contributo da terapia de grupo na diminuição do consumo de substâncias psicoativas (ASSIST-versão 3) e melhoria da saúde mental das pessoas que participaram no grupo terapêutico, através da análise do Sentido de Coerência (SoC-13), Energia e vitalidade (EVI SF-36), o Suporte social (OSS-3).
- Redescobrindo a enfermagem de saúde mentalPublication . Carvalho, Daniel Ricardo Simões de; Gomes, José Carlos RodriguesO presente relatório está inserido no âmbito da unidade curricular Relatório de Estágio do Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria tendo como objetivos a descrição das atividades desenvolvidas e a demonstração das competências e o planeamento, desenvolvimento, comunicação e apresentação de resultados de evidência. As atividades descritas reportam-se aos ensinos clínicos realizados no Centro de Saúde Arnaldo Sampaio e no Hospital de Dia do Serviço de Psiquiatra e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém bem como à experiência de prática especializada realizada desde então no Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental do Centro Hospitalar de Leiria. Foi adotada uma metodologia descritiva e crítico-reflexiva que pretende partir do conhecimento científico existente para a prática clínica e desta para as competências desenvolvidas com a realização de cada uma das atividades. Realizou-se uma breve contextualização teórica seguida de uma caraterização dos contextos da prática especializada e de uma análise crítico-reflexiva sobre as competências desenvolvidas. Foi ainda realizada uma reflexão sobre limites e desafios futuros para a prática especializada. Apresentou-se um estudo de investigação intitulado “A utilização de metodologia B-learning numa intervenção psicoeducativa com doentes deprimidos”, que pretendeu determinar o nível de depressão e de conhecimentos sobre a mesma, antes e após a realização da intervenção psicoeducativa com recurso à metodologia B-learning. A intervenção realizada permitiu melhorar os níveis de depressão e os conhecimentos da participante, dando mostras que a metodologia B-learning possa ser utilizada com sucesso em intervenções psicoeducativas.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Graça, Margarida Isabel dos Santos; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental foi desenvolvido no âmbito do 2.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria, da Escola Superior de Saúde, do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos ensinos clínicos decorridos no Lar de São José, em Tomar e no Serviço de Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Graça, Tomar – Centro Hospitalar Médio Tejo, entre o dia 4 de março e 12 de julho de 2013. Foram definidos como objetivos centrais para este trabalho: refletir e analisar criticamente as experiências e atividades desenvolvidas na prática especializada em enfermagem de saúde mental, que constituíram a base da aquisição de competências; e desenvolver competências na área da comunicação de resultados de evidência científica. No sentido de facilitar a compreensão do contexto onde se realizaram os ensinos clínicos, foi inicialmente realizada uma breve caracterização dos serviços onde estes decorreram, seguida da reflexão crítica sobre as atividades efetuadas para aquisição de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde mental. No âmbito da prática especializada baseada na evidência foi desenvolvido um estudo de investigação, com o objetivo de avaliar o impacto de um projeto de promoção de saúde mental intitulado “VivaMente”, a nível do funcionamento cognitivo, da dependência nas atividades de vida diárias e da sintomatologia depressiva de idosos institucionalizados no Lar de São José em Tomar. Desta forma, o presente relatório constitui o produto final de uma caminhada, que engloba todo o trabalho desenvolvido ao longo dos ensinos clínicos e que permitiu cumprir com os objetivos previamente delineados.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Graça, Vera Lúcia dos Santos; Gomes, José Carlos RodriguesEste relatório descreve a aquisição das competências comuns e específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de saúde Mental, em dois contextos da prática clínica, em Internamento de Psiquiatria e na Comunidade em Centro de Saúde, e a reflexão sobre a prática especializada. Assim é feita a contextualização dos dois locais escolhidos para o desenvolvimento das referidas competências de acordo com o definido pela Ordem dos Enfermeiros, bem como a descrição e reflexão do planeamento, desenvolvimento e avaliação das intervenções desenvolvidas com intuito de permitir ganhos em saúde para os utentes, família e comunidade. É também abordada a formação feita aos profissionais no âmbito da Saúde Mental e Psiquiatria em ambos os contextos da prática clínica. Foi também desenvolvido um trabalho de investigação em que se questionou a promoção e avaliação da adesão à terapêutica neuroléptica de ação prolongada num ambulatório de psiquiatria e sua relação com os internamentos em utentes com esquizofrenia, de forma a contribuir para a evidência da importância da intervenção de enfermagem, e para o desenvolvimento da enfermagem.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Brogueira, Joana Margarida da Silva; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaEste relatório reúne todas as atividades desenvolvidas referentes à prática especializada em enfermagem de saúde mental tanto em contexto de internamento, como em contexto comunitário, de forma a demonstrar a aquisição das competências comuns aos enfermeiros especialistas, bem como das específicas para os enfermeiros especialistas em saúde mental. Em contexto de internamento foram desenvolvidas atividades maioritariamente no âmbito da reabilitação psicossocial, muito viradas para o treino de competências sociais e com a utilização da intervenção em grupo. No contexto comunitário as intervenções foram maioritariamente direcionadas para a promoção da saúde mental na Unidade de Cuidados Continuados (UCC) de Fátima, com intervenções desenvolvidas em contexto escolar, em contexto laboral e outros contextos comunitários, havendo também uma vertente direcionada para o cuidado ao doente mental na comunidade. Ainda em contexto comunitário as atividades desenvolvidas na Comunidade Vida e Paz (CVP) também foram diversas, destacando-se aqui o desenvolvimento de um estudo de investigação baseado na intervenção em grupo para a diminuição da ansiedade, do stresse e da depressão dos utentes com adição, que estavam em processo de recuperação naquela comunidade terapêutica. Foi aplicada uma escala que avaliou estes parâmetros antes e após a intervenção, que recorreu a uma combinação de técnicas, de onde se destaca a terapia cognitivo-comportamental. O estudo apresentou indícios de melhoria, estatisticamente significativa, da sintomatologia depressiva daqueles utentes, mas não foi tão eficaz na melhoria dos sintomas de ansiedade e stresse.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Matos, Marlene Alexandra Gonçalves de; Gomes, José Carlos Rodrigues; Cordeiro, Marina Sofia SilvaO presente relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental surgiu no âmbito do 2.º Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, reportando-se aos Ensinos Clínicos decorridos no Lar de São José, em Tomar e no serviço de Ambulatório de Psiquiatria do Hospital Nossa Senhora da Graça - Centro Hospitalar Médio Tejo, também em Tomar, num período compreendido entre 4 de março e 12 de julho de 2013. Este trabalho teve como objetivos principais: refletir e analisar criticamente sobre todas experiências e atividades desenvolvidas na prática profissional durante os ensinos clínicos, no âmbito da aquisição de competências especializadas em Enfermagem de Saúde Mental; desenvolver competências na área de análise e comunicação de resultados obtidos a partir da prática especializada fundamentada em evidência científica. Para facilitar a compreensão do contexto onde se realizaram os Ensinos Clínicos foi inicialmente realizada uma breve caraterização dos serviços onde estes decorreram, seguindo-se uma reflexão crítica sobre as atividades efetuadas para a aquisição de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em saúde mental, e por fim, a prática especializada baseada na evidência. Para dar resposta à prática baseada na evidência, foi desenvolvido um estudo Quase- Experimental com um desenho de pré e pós teste sem grupo de controlo, com o objetivo de avaliar o impacto do projeto “VivaMente”, desenvolvido no Lar de São José durante os Ensinos Clínicos I e III, a nível da cognição, na sintomatologia depressiva e na dependência das atividades de vida diária dos idosos institucionalizados nesse mesmo Lar. Os resultados obtidos demonstraram diferenças estatisticamente significativas nos dois momentos de avaliação, pelo que se considerou que o projeto teve um impacto positivo na saúde mental dos idosos institucionalizados no Lar de S. José.
- Relatório da prática especializada em enfermagem de saúde mental e psiquiatriaPublication . Rainho, Emanuel António Franco; Gomes, José Carlos Rodrigues; Prior, FátimaO presente relatório de estágio encontra-se inserido no curso de Mestrado de Saúde Mental e Psiquiatria ministrado pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e compila todas as atividades desenvolvidas ao longo dos ensinos clínicos em dois contextos diferentes da prática: comunidade e internamento de Psiquiatria. Os ensinos clínicos permitiram a aprendizagem de novos saberes e o desenvolvimento de competências de enfermagem especializada através da realização de diversas intervenções e da sua análise crítico-reflexiva. No ensino clínico em contexto comunitário as intervenções tiveram como principal objetivo a promoção de saúde mental, através da realização das consultas de enfermagem (consulta de saúde mental), na qual foram desenvolvidas diferentes intervenções de proteção/promoção de saúde mental e prevenção da doença mental. Foram ainda realizadas sessões em contexto escolar acerca de temas como o álcool, bullying, drogas, sexualidade e tomada de decisões na adolescência. No ensino clínico em contexto de internamento de Psiquiatria o principal foco foi o acompanhamento do doente com doença mental, utilizando diversas estratégias de treino de competências sociais nas pessoas internadas. Foi realizado um estudo de caso, relativo a um utente internado em contexto hospitalar, com o diagnóstico de doença bipolar. A doença bipolar é uma doença mental caracterizada pela oscilação do humor que varia entre a mania e a depressão, afetando negativamente a vida do individuo, bem como dos familiares à sua volta. Ao longo do internamento foi possível formular diagnósticos de enfermagem, através de entrevistas realizadas a este utente e planear intervenções como a Psicoeducação em relação à adesão ao regime terapêutico, por se encontrar comprometida. As intervenções (Psicoeducação) revelaram-se eficazes tendo o utente demonstrado maior conhecimento sobre a sua doença e compreendido a importância da adesão ao regime terapêutico.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »
