ESTG - Mestrado em Empreendedorismo e Inovação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESTG - Mestrado em Empreendedorismo e Inovação by advisor "Reis, Nuno Manuel Rosa dos"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O Impacto da Corrupção no EmpreendedorismoPublication . Andrade, Adriano Galante de; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de CarvalhoA literatura aborda a relação entre níveis de corrupção e empreendedorismo nos países. Considera-se como Grande Corrupção aquela que ocorre a nível governamental, e a Pequena Corrupção aquela a nível individual. Dentre as teorias científicas pode-se identificar que a corrupção pode ser tanto benéfica (“lubrificante nas engrenagens”) quanto prejudicial (“areia nas engrenagens”) para os níveis de empreendedorismo. O objetivo deste estudo foi identificar a relação entre os níveis de corrupção e empreendedorismo nos países. Dados de 127 países foram coletados abrangendo o período entre 2006 e 2022. Foram coletados os dados do projeto Entrepreneurship Database do The World Bank, que possui um indicador para medir a densidade de novos negócios e níveis de empreendedorismo, e confrontados com os dados do Corruption Perceptions Index (CPI). As variáveis de controlo consideradas foram níveis de educação, produto interno bruto, comércio, taxa de desemprego, procedimentos e tempo para iniciar uma nova empresa. Para analisar a correlação entre as variáveis foram realizadas análises descritivas e análise de regressão linear múltipla. Os testes das hipóteses permitiram identificar que, tanto a Grande Corrupção quanto a Pequena Corrupção tem impactos negativos na taxa de empreendedorismo. Estes achados permitem contribuir com outras pesquisas, e pode ser utilizado por empreendedores que pretendam iniciar um novo negócio em algum dos países analisados nesse estudo.
- O Impacto da Educação no Empreendedorismo com o Efeito Moderador da CulturaPublication . Oliveira, Joana Rodrigues de; Reis, Nuno Manuel Rosa dos; Santos, João Neves de CarvalhoO empreendedorismo é um conceito complexo e é influenciado por uma variedade de fatores. Esta dissertação tem o propósito de investigar o impacto da educação no empreendedorismo, considerando o efeito moderador da cultura. Por outras palavras, a dissertação pretende compreender de que forma os valores de uma sociedade moldam a propensão dos indivíduos a se tornarem empresários, investigando a relação existente entre a dimensão cultural do individualismo/coletivismo, por Geert Hosftede, o nível de educação de um determinado país e a decisão pelo desenvolvimento de atividades empreendedoras. Os resultados obtidos, através da recolha de dados de bases de dados certificadas como o World Bank e o PNUD englobam mais de 200 países no total e demonstram que existe, de facto, uma correlação, ainda que negativa, entre a taxa de conclusão do ensino superior e o número de empresas criadas, isto é, quanto maior for o número de indivíduos bem-sucedidos na educação superior num determinado país, teoricamente menor serão os níveis de empreendedorismo para a mesma amostra. Infelizmente, não foi se chegou a nenhuma evidência de que o ensino secundário e a dimensão cultural do individualismo/coletivismo tivessem algum tipo de influência no empreendedorismo. Ainda assim, esta dissertação contribuiu para o conhecimento existente, uma vez que foi verificada uma discrepância de resultados na literatura existente em relação aos tópicos analisados. Contudo, foram registadas algumas limitações à análise devido à disponibilidade limitada de dados recentes e à complexidade das matérias em estudo. Por fim, foi detetada uma necessidade de se desenvolver um quadro teórico consistente que possa orientar investigações futuras e esclarecer a verdadeira relação entre a educação, o empreendedorismo e o efeito moderador da cultura.
- Impacto do Investimento em Investigação e Desenvolvimento no Desempenho das Empresas em PortugalPublication . Neves, Telmo Emanuel Pedro; Santos, João Neves de Carvalho ; Reis, Nuno Manuel Rosa dosO investimento em investigação e desenvolvimento (I&D), é um dos motores para a criação de conhecimento e para o desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços, com vista ao desenvolvimento empresarial, económico e social. O desempenho das empresas é um indicador capaz de refletir a saúde de uma empresa e dos seus respetivos negócios. A relação entre o investimento em investigação e desenvolvimento e o desempenho das empresas, é um tema referido em vários estudos, que apresentam resultados por vezes dispares, porque são influenciados por vários fatores, sejam eles internos ou externos às empresas. Por isso, este estudo foi feito para compreender impacto do investimento em investigação e desenvolvimento no desempenho das empresas em Portugal, recorrendo a dados de empresas portuguesas. O principal objetivo foi analisar quais as consequências na rentabilidade, através do indicador retorno sobre os ativos, quando as empresas investem em investigação e desenvolvimento. Os resultados do estudo indicam que, existe um impacto positivo do investimento em investigação e desenvolvimento no retorno sobre os ativos das empresas portuguesas, numa análise em que não são diferenciados setores de atividade. Numa análise mais detalhada, onde as empresas são segmentadas por tamanho, os resultados variam entre elas.