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Abstract(s)
A sobredotação continua a ser objeto de interesse e debate no
contexto académico, mas é sobretudo na escola que as crianças
sobredotadas mais sentem a falta de respostas adequadas ao seu
perfil. As atuais políticas educativas são insuficientes, tanto nas
respostas escolares, como no diagnóstico de sobredotação. Acresce a
falta de sensibilidade da comunidade educativa para esta
problemática, com ideias pré-concebidas quanto às características da
sobredotação. Estes fatores comprometem grandemente o
desenvolvimento das crianças sobredotadas no nosso país. O potencial
criativo do aluno sobredotado é, frequentemente, subaproveitado por
falta de estímulo e de atividades promotoras do desenvolvimento da
criatividade, sobretudo no contexto das humanidades e da expressão
linguístico-literária – onde se enquadra a escrita criativa – entendidas
como áreas menores e menos "úteis" para o desenvolvimento do
sobredotado.
A presente investigação parte do reconhecimento da importância das
atividades criativas para o desenvolvimento completo das crianças
com sobredotação e da emergência de entender a escrita criativa
como potenciadora das suas capacidades. A análise realizada incide
sobre e tem como objetivo conhecer os processos criativos envolvidos
na criação de narrativas, a partir de determinados elementos
selecionados ao acaso por crianças apontadas como sobredotadas a
frequentar o 3.º ano de escolaridade, no âmbito do Programa de
enriquecimento curricular Investir na Capacidade (PIC). Pretende-se,
outrossim, caracterizar os hábitos de leitura e escrita dos
participantes; conhecer a tipologia textual que gostam de escrever;
apreender o grau de motivação para a leitura e para a escrita e,
finalmente, promover o prazer da escrita.
Optou-se por uma abordagem metodológica mista, quantitativa, para
a análise das variáveis, relacionadas com os dados demográficos e a
frequência com que leem e/ou escrevem e qualitativa para a análise
de conteúdo dos registos escritos (o produto da escrita) e áudio (o
processo criativo). Assim, as técnicas de recolha de dados utilizados
foram o inquérito por questionário aplicados aos participantes, a
observação direta, assim como a análise de conteúdo dos textos
criativos e da interação no processo.
Os resultados obtidos permitem perceber que as crianças que
constituem o grupo de estudo não se destacam por hábitos de leitura
e escrita excecionalmente elevados, apesar de referirem que gostam
de ler e escrever e que o fazem com frequência. No que se refere aos
processos de escrita criativa, de um modo geral, as crianças não
planificam o texto, discutindo, brevemente, as ideias e passando
automaticamente à textualização, sendo a revisão e reformulação
feitas à medida que escrevem a história, notando-se, contudo, uma
preocupação com a correção ortográfica e com a coerência dos textos
produzidos.
Description
Keywords
Sobredotação Escrita criativa Educação Especial Narrativas Criatividade