Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
6.96 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A presente dissertação procura entender o que é a participação no âmbito dos
projetos culturais, que tipo de projetos a promovem e como esta impacta a estruturação das
organizações. O objetivo final foi o da criação de um projeto em contexto comunitário,
estruturado de acordo com os conteúdos que foram recolhidos e analisados ao longo da
investigação.
Explorando a distinção entre os termos “arte participativa” e “práticas participativas”,
com recurso à literatura disponível, cruzam-se aqui diferentes concepções de autores que se
têm debruçado sobre estas temáticas, numa procura de entender o que é a participação e
de que formas tem sido pensada.
As práticas participativas em projetos orientados para a comunidade têm uma
marcada presença em território nacional, e um levantamento destes projetos foi feito para
uma análise comparativa. São identificados e analisados projetos implementados por
organizações que operam em lógicas participativas, orientadas para a comunidade, e que
procuram descentralizar o acesso à cultura em localidades fora dos grandes centros
urbanos, tendo sido selecionadas para aprofundamento as estruturas Materiais Diversos,
SAMP, Comédias do Minho e Frenesim. Foram recolhidas informações sobre os seus
métodos de trabalho, organização interna e financiamento, que foram comparados e
estudados de forma a compreender metodologias operativas e de implementação de
projetos.
Finalmente, foram estabelecidas linhas estratégicas de ação para a intervenção em
territórios rurais, e determinadas boas práticas para um processo participativo em
comunidade, tendo sido aplicadas ao projeto Uma Pedra no Charco.
Description
Keywords
Práticas participativas Gestão Participativa Comunidade Acessibilidade Cultural