Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.63 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente relatório, referente ao Mestrado em Ensino do 1.º
Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais
no 2.º Ciclo do Ensino Básico, apresenta-se dividido em duas
partes: a dimensão reflexiva e a dimensão investigativa.
Na dimensão reflexiva expõe-se uma reflexão crítica e
fundamentada relativamente às aprendizagens que foram
sendo desenvolvidas ao nível pessoal, social e profissional,
durante os contextos educativos de Prática Pedagógica em 1.º
e 2.º Ciclo do Ensino Básico, bem como as principais
dificuldades e receios sentidos.
Na dimensão investigativa é apresentado um estudo de caso,
de natureza qualitativa, com enfoque na implementação de
uma metodologia de ensino por investigação (IBSE), assente
no modelo dos 5 E´s, com crianças do 1.º Ciclo do Ensino
Básico, mais propriamente do 4.º ano, procurando
compreender as suas potencialidades no que concerne à
aquisição de conhecimentos sobre eletricidade e ao
desenvolvimento de competências de cooperação nos alunos.
Desta forma, definiu-se a seguinte questão de investigação:
De que forma uma sequência didática sobre eletricidade,
organizada segundo o modelo dos 5E´s, pode promover o
desenvolvimento de conhecimentos e de competências de
cooperação pelos alunos? Os dados recolhidos evidenciam
uma evolução por parte dos alunos, tanto ao nível das suas
ideias sobre eletricidade, como do desenvolvimento de
competências de cooperação.
Description
Keywords
Cooperação Modelo dos 5 E´s IBSE Ensino de Ciências Reflexão Práticas Pedagógicas