Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.22 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O aparecimento das redes sociais digitais alterou o padrão e a metodologia de produção
da informação. Existem dois conjuntos-chave de reflexões sobre processos, tendências
e competências na comunicação organizacional da sociedade digital em rede, que são:
a incorporação do fenómeno das redes sociais no modo de se comunicar, exigindo um
novo posicionamento estratégico da comunicação na organização e a incorporação das
chamadas competências digitais, que exigem mudanças nos profissionais, na cultura
empresarial e no modo de produção da informação. A utilização crescente das redes
sociais permite uma cada vez maior e melhor comunicação entre as organizações e os
seus públicos. As redes sociais podem definir-se como quaisquer tecnologias ou
práticas online que permitem a partilha de conteúdos, opiniões, ideias, experiências e
media, possibilitando conversações sobre o que é relevante. Na comunicação
organizacional existem diferentes níveis de posicionamento, ao nível estratégico, na
presença digital, pelo que é importante as organizações procurarem sempre a melhor
performance possível da sua participação nas redes sociais. Essa avaliação implica
análises exaustivas aos resultados das estratégias implementadas. O presente estudo
pretende analisar a estratégia de comunicação do operador de transporte público
rodoviário Horários do Funchal e, comparando-a com os operadores Carris e
Transportes de Madrid, definir boas práticas que permitam melhorar a participação de
uma empresa ou organização na rede social digital. A estratégia metodológica assenta
numa análise comparativa de cariz quantitativo. Concluiu-se que a estratégia de
comunicação da Horários do Funchal é muito semelhante à das outras duas empresas
analisadas e que em relação às boas práticas também está ao seu nível, embora possa
haver melhoramentos para um maior alcance de ligações na rede.
Description
Keywords
Comunicação Meios de comunicação Redes sociais Comunicação estratégica Transporte público