Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.8/642
Title: A importância do património natural na escolha de um destino turístico : o caso de Peniche
Authors: Valentim, Dolores
Keywords: Património natural
Turismo
Destino turístico
Promoção
Natural heritage
Tourism
Tourist destination
Promotion
Issue Date: Jun-2012
Abstract: Actualmente, o concelho de Peniche debate-se com uma realidade problemática, originada pela sazonalidade do Turismo Sol e Mar. O registo de maior actividade turística ocorre na época balnear. Exceptuando essa época o concelho é bastante calmo. Neste trabalho propôs-se avaliar se o património natural influencia a escolha do destino Peniche, constituindo por esse facto uma alternativa ao Turismo Sol e Mar. Além da pesquisa documental, foram convidadas a participar, entidades e pessoas ligadas ao turismo, explicando o seu ponto de vista relativamente à importância do património natural e à situação turística em que se encontra. Apesar da diversidade de recursos naturais existente no concelho de Peniche, os mesmos não são conhecidos na sua totalidade; os recursos mais evidenciados são a Reserva Natural das Berlengas, as diferentes praias e a costa rochosa que se estende ao longo da península. Contudo, a sua influência na escolha do destino Peniche já é de assinalar, através da procura de actividades associadas ao património natural, tais como o mergulho ou o surf. Refira-se que as novas gerações de turistas são muito amigas do ambiente e querem conhecer a natureza nas suas múltiplas vertentes e por isso o turista que visita Peniche na época balnear procura produtos complementares e alternativos ao sol e mar. Embora o aproveitamento turístico mereça críticas, o património natural pode vir a constituir-se como um factor de sustentabilidade do território nas suas vertentes sociais, económicas e ambientais. As estratégias de promoção associadas ao marketing e comunicação não têm sido as mais adequadas. Uma redefinição de estratégias correctamente direccionadas poderá ser uma solução para obter resultados com maiores benefícios junto dos mercados-alvo.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiria
URI: http://hdl.handle.net/10400.8/642
Appears in Collections:Mestrado em Marketing e Promoção Turística

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mestrado Mkt Prom.Turistica_Dolores_Valentim.pdf2,02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.