Repository logo
 
Publication

A importância do património natural na escolha de um destino turístico : o caso de Peniche

dc.contributor.authorValentim, Dolores
dc.date.accessioned2012-10-31T19:10:09Z
dc.date.available2012-10-31T19:10:09Z
dc.date.issued2012-06
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing e Promoção Turística apresentada à ESTM - Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Instituto Politécnico de Leiriapor
dc.description.abstractActualmente, o concelho de Peniche debate-se com uma realidade problemática, originada pela sazonalidade do Turismo Sol e Mar. O registo de maior actividade turística ocorre na época balnear. Exceptuando essa época o concelho é bastante calmo. Neste trabalho propôs-se avaliar se o património natural influencia a escolha do destino Peniche, constituindo por esse facto uma alternativa ao Turismo Sol e Mar. Além da pesquisa documental, foram convidadas a participar, entidades e pessoas ligadas ao turismo, explicando o seu ponto de vista relativamente à importância do património natural e à situação turística em que se encontra. Apesar da diversidade de recursos naturais existente no concelho de Peniche, os mesmos não são conhecidos na sua totalidade; os recursos mais evidenciados são a Reserva Natural das Berlengas, as diferentes praias e a costa rochosa que se estende ao longo da península. Contudo, a sua influência na escolha do destino Peniche já é de assinalar, através da procura de actividades associadas ao património natural, tais como o mergulho ou o surf. Refira-se que as novas gerações de turistas são muito amigas do ambiente e querem conhecer a natureza nas suas múltiplas vertentes e por isso o turista que visita Peniche na época balnear procura produtos complementares e alternativos ao sol e mar. Embora o aproveitamento turístico mereça críticas, o património natural pode vir a constituir-se como um factor de sustentabilidade do território nas suas vertentes sociais, económicas e ambientais. As estratégias de promoção associadas ao marketing e comunicação não têm sido as mais adequadas. Uma redefinição de estratégias correctamente direccionadas poderá ser uma solução para obter resultados com maiores benefícios junto dos mercados-alvo.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/642
dc.language.isoporpor
dc.subjectPatrimónio naturalpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectDestino turísticopor
dc.subjectPromoçãopor
dc.subjectNatural heritagepor
dc.subjectTourismpor
dc.subjectTourist destinationpor
dc.subjectPromotionpor
dc.titleA importância do património natural na escolha de um destino turístico : o caso de Penichepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mestrado Mkt Prom.Turistica_Dolores_Valentim.pdf
Size:
1.97 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: