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Abstract(s)
O neuromarketing é uma disciplina que combina princípios da neurociência com estratégias de marketing, a qual tem suscitado considerável debate devido às suas implicações éticas.
Este campo levanta questões sobre privacidade, consentimento informado e manipulação de dados pessoais. No contexto específico de Portugal, há interesse em compreender a recetividade dos consumidores a participar em estudos de neuromarketing, considerando as nuances culturais e regulamentares do país.
A pesquisa neste domínio pode contribuir para informar políticas e práticas que garantam a integridade e o respeito pelos direitos dos participantes em estudos de neuromarketing em Portugal.
Esta tese aborda as questões éticas associadas às práticas do neuromarketing, uma disciplina que utiliza técnicas das neurociências para investigar as respostas do cérebro aos estímulos de marketing. O neuromarketing, ao aprofundar a compreensão sobre o comportamento dos consumidores, levanta várias preocupações éticas, como a invasão de privacidade, a manipulação subconsciente e a falta de transparência nas práticas empresariais.
A pesquisa aqui presente adota uma abordagem qualitativa, complementada por uma revisão abrangente da literatura, para explorar estas preocupações éticas.
Algumas conclusões que este estudo apresenta. Em primeiro lugar, a importância de uma abordagem ética na aplicação de estudos de neuromarketing é inegável, especialmente no que diz respeito à proteção de dados pessoais e ao consentimento informado dos participantes e, em segundo lugar, a transparência na comunicação dos objetivos, métodos e resultados é essencial para garantir a confiança dos participantes.
Description
Keywords
Neuromarketing Neurociência Ética Neuroética Métodos neurocientíficos Regulamento geral sobre a proteção de dados Marketing