Repository logo
 
Publication

Questões Éticas Associadas às Práticas do Neuromarketing

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorMoreira, Jacinta Raquel Miguel
dc.contributor.authorNordeste, Nelson José Sarabando
dc.date.accessioned2024-11-27T15:24:20Z
dc.date.available2024-11-27T15:24:20Z
dc.date.issued2024-10-10
dc.description.abstractO neuromarketing é uma disciplina que combina princípios da neurociência com estratégias de marketing, a qual tem suscitado considerável debate devido às suas implicações éticas. Este campo levanta questões sobre privacidade, consentimento informado e manipulação de dados pessoais. No contexto específico de Portugal, há interesse em compreender a recetividade dos consumidores a participar em estudos de neuromarketing, considerando as nuances culturais e regulamentares do país. A pesquisa neste domínio pode contribuir para informar políticas e práticas que garantam a integridade e o respeito pelos direitos dos participantes em estudos de neuromarketing em Portugal. Esta tese aborda as questões éticas associadas às práticas do neuromarketing, uma disciplina que utiliza técnicas das neurociências para investigar as respostas do cérebro aos estímulos de marketing. O neuromarketing, ao aprofundar a compreensão sobre o comportamento dos consumidores, levanta várias preocupações éticas, como a invasão de privacidade, a manipulação subconsciente e a falta de transparência nas práticas empresariais. A pesquisa aqui presente adota uma abordagem qualitativa, complementada por uma revisão abrangente da literatura, para explorar estas preocupações éticas. Algumas conclusões que este estudo apresenta. Em primeiro lugar, a importância de uma abordagem ética na aplicação de estudos de neuromarketing é inegável, especialmente no que diz respeito à proteção de dados pessoais e ao consentimento informado dos participantes e, em segundo lugar, a transparência na comunicação dos objetivos, métodos e resultados é essencial para garantir a confiança dos participantes.pt_PT
dc.identifier.tid203740963pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/10264
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNeuromarketingpt_PT
dc.subjectNeurociênciapt_PT
dc.subjectÉticapt_PT
dc.subjectNeuroéticapt_PT
dc.subjectMétodos neurocientíficospt_PT
dc.subjectRegulamento geral sobre a proteção de dadospt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.titleQuestões Éticas Associadas às Práticas do Neuromarketingpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Marketing Relacionalpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação_NeuroMkt-NELSON-NORDESTE_cf.pdf
Size:
1.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: