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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório pretende apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito do
estágio curricular para a obtenção de grau de Mestre em Marketing Relacional, bem como a
análise e reflexão crítica dos resultados obtidos em contexto do estágio e a revisão literária
que sustenta os mesmos.
Na perspetiva teórica que suporta este trabalho, demonstra-se os adventos ao
surgimento do marketing digital, branding digital e redes sociais, a introdução e explicação
destes conceitos e das suas componentes, bem como a exposição do efeito da evolução
tecnológica nos consumidores e, consequentemente, na indústria. Enquanto, a nível prático
pretende-se apresentar o local de acolhimento do estágio curricular – a agência internacional
ZN – e a descrição das atividades desenvolvidas neste estabelecimento.
Com recurso a uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, auxiliado pela
observação participante e pela recolha e análise de documentação em estágio na agência ZN,
analisar-se-á a aplicação do branding nas estratégias de comunicação digital, mais
especificamente nas redes sociais, dentro do contexto da agência ZN. Com esta investigação
será possível compreender a relevância do recurso a documentos auxiliares na construção e
gestão do branding digital na comunicação e nas redes sociais.
Neste estudo de caso defende-se a pertinência do recurso a documentos auxiliares
como forma de complemento do branding na comunicação digital. O estudo de caso
demonstra que estes documentos têm como finalidade familiarizar os elementos da equipa
de comunicação com os valores da marca, as suas mensagens-chave, assim como o tom de
voz e a personalidade a adotar no conteúdo e meio digital. Deste modo, estes documentos
permitem que a marca tenha uma identidade única nas suas plataformas digitais,
independentemente do colaborador por detrás do ecrã.
Description
Keywords
Comunicação Marketing digital Redes sociais Branding digital