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- O branding no meio digital: uma análise do uso do branding digital nas estratégias de comunicaçãoPublication . Filipe, Tânia Isabel Jacinto; Moreira, Jacinta Raquel MiguelO presente relatório pretende apresentar as atividades desenvolvidas no âmbito do estágio curricular para a obtenção de grau de Mestre em Marketing Relacional, bem como a análise e reflexão crítica dos resultados obtidos em contexto do estágio e a revisão literária que sustenta os mesmos. Na perspetiva teórica que suporta este trabalho, demonstra-se os adventos ao surgimento do marketing digital, branding digital e redes sociais, a introdução e explicação destes conceitos e das suas componentes, bem como a exposição do efeito da evolução tecnológica nos consumidores e, consequentemente, na indústria. Enquanto, a nível prático pretende-se apresentar o local de acolhimento do estágio curricular – a agência internacional ZN – e a descrição das atividades desenvolvidas neste estabelecimento. Com recurso a uma abordagem qualitativa de um estudo de caso, auxiliado pela observação participante e pela recolha e análise de documentação em estágio na agência ZN, analisar-se-á a aplicação do branding nas estratégias de comunicação digital, mais especificamente nas redes sociais, dentro do contexto da agência ZN. Com esta investigação será possível compreender a relevância do recurso a documentos auxiliares na construção e gestão do branding digital na comunicação e nas redes sociais. Neste estudo de caso defende-se a pertinência do recurso a documentos auxiliares como forma de complemento do branding na comunicação digital. O estudo de caso demonstra que estes documentos têm como finalidade familiarizar os elementos da equipa de comunicação com os valores da marca, as suas mensagens-chave, assim como o tom de voz e a personalidade a adotar no conteúdo e meio digital. Deste modo, estes documentos permitem que a marca tenha uma identidade única nas suas plataformas digitais, independentemente do colaborador por detrás do ecrã.
- Literacia em Saúde: Conhecimento dos estudantes do Ensino Secundário sobre Acidente Vascular Cerebral e adesão à Dieta MediterrânicaPublication . Martins, Maria João Tavares; Coelho, José Carlos QuaresmaIntrodução: A literacia em saúde é uma das principais preocupações de saúde pública em Portugal e no mundo. A literacia sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) é essencial, uma vez que esta doença é uma das principais causas de morte e invalidez em Portugal. A adoção de um estilo de vida saudável, nomeadamente na ingestão de uma dieta adequada, é um dos elementos essenciais na prevenção do AVC. O padrão alimentar mediterrânico é reconhecido como uma dieta importante na prevenção de diversas patologias, incluindo o AVC. Contudo, os estudos concluem que o conhecimento da população ainda apresenta muitas lacunas. Sendo a população jovem o futuro das próximas gerações, torna-se pertinente a realização de uma investigação que permita estudar o conhecimento sobre o AVC e a adesão à dieta mediterrânica por parte desta população. Metodologia: O presente trabalho é constituído por dois estudos. Desta forma, a amostra do estudo um diz respeito ao conhecimento dos estudantes do ensino secundário sobre AVC, tendo sido constituída por 284 participantes. No estudo dois, que aborda a adesão à dieta mediterrânica por parte dos estudantes do ensino secundário, a amostra foi de 841 participantes. A aplicação dos questionários foi realizada em duas escolas distintas do distrito de Leiria, no ano 2019 até Março de 2020. Foram aplicados dois questionários diferentes, e posteriormente realizado um estudo correlacional em ambos os estudos. Resultados: Relativamente aos conhecimentos sobre AVC por parte dos estudantes do ensino secundário, constatamos que o sexo feminino apresenta valores superiores ao sexo masculino. Verificamos também que o nível de conhecimento é superior nos participantes que já tinham lido ou visto alguma coisa sobre AVC. No que diz respeito ao estudo sobre a adesão à dieta mediterrânica verificamos que a adesão à dieta mediterrânica é superior no sexo feminino. Quanto maior é o IMC, maior a adesão à dieta mediterrânica. A adesão à dieta mediterrânica é maior nos participantes que praticam exercício físico e nos estudantes cujas mães frequentaram o ensino secundário e superior. Conclusão: O conhecimento sobre AVC por parte dos estudantes do ensino secundário, continua a ser uma lacuna evidente na nossa população. É importante que se reúnam esforços para que os jovens, como futuro das próximas gerações sejam incitados a serem elementos ativos na saúde. Daí a importância do reforço da educação para a saúde com o desenvolvimento de estratégias curriculares que fomentem o interesse dos jovens. Tal como evidencia o nosso estudo, existe uma necessidade de melhoria da adesão ao padrão alimentar mediterrânico, fundamental na prevenção do AVC.
- Percurso formativo do Enfermeiro Especialista na Pessoa em Situação CríticaPublication . Sousa, Ana Sofia Sobral de; Dixe, Maria dos Anjos Coelho RodriguesEste Relatório Final é o resultado formal da conclusão do Mestrado em Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica sobre forma de relatório e revisão sistemática da literatura. O relatório é apresentado com método descritivo e argumentativo dos domínios de competência do enfermeiro especialista na pessoa em situação crítica da Ordem dos Enfermeiros, documentados no Regulamento 429/2018. Confronta a experiência de ensino clínico com documentos oficiais da DGS, OE, sociedades internacionais e evidência científica recente. Demonstra assim o percurso formativo de construção de um enfermeiro especialista e sintetiza o conhecimento que possui e as principais áreas de desenvolvimento, apresentando a reflexão contínua como um processo dinâmico, imprescindível à tomada de decisão. A revisão sistemática da literatura sobre “a eficácia das intervenções não farmacológicas na incidência e duração do delirium no adulto no pós-operatório” revela a síntese científica sobre um tema emergente da área cirúrgica, a nível investigativo e pouco evidente no contexto pratico, evidenciando a importância da intervenção de enfermagem na temática.
- House of the 3 rabbits: an archaeology in reverse, the unpacking of a lost symbol, or daydreaming on the moon rabbitPublication . Albright, Randolph Stewart; Pires, Fernando Alípio BrízioThis project charts the development of a brand inspired by the symbol of three rabbits with interlocking ears. The process documented in this book details the evolution of the brand, charting its history and the deciphering of its language. The symbol is explored through a collection of artifacts in a variety of media: print, ceramics, glass, and metal. My practice develops a fictional archaeological history which evolves our brand identity. The collection draws from diverse cultural traditions and will inspire our future projects in various fields of interest: organic streetwear, sustainable home décor, and holistic body care products. In addition to producing limited editions of products and publications, and managing our home and forest garden, the creative team at Three Rabbits Farm also provides consulting services for natural building, garden and interior design, as well as food styling and event planning for a range of international clientele.
- Educador social eu sou: quem eu era e no que me tornei, como e com quem...Publication . Vieira, Ana Maria; VIEIRA, Ricardo; Marques, José CarlosEste texto resulta da análise dos primeiros dados recolhidos no âmbito de um projeto maior que se dá pelo nome de “Educadores sociais em Portugal: quem são, onde estão e o que fazem? Identidades e Transformações”. Os seus autores estão ligados ao desenvolvimento da educação/pedagogia social em Portugal e dos seus profissionais, os educadores sociais, que têm acompanhado em formações de licenciatura, mestrado e doutorado, em estágios em diversas instituições socioeducativas, de reinserção social, de acolhimento familiar, e em escolas que assumem que a educação começa fora da escola, passa por ela e estende-se para além dela. O educador social é, assim, um mediador intercultural, um mediador socioeducativo, um construtor de pontes entre culturas, pessoas, grupos e comunidades, que tem formação académica para o efeito, mas que, como aqui pretendemos apontar, nas palavras dos sujeitos escutados, tem momentos marcantes que só ele pode assinalar, momentos formativos que considera significativos na sua história de vida para chegar a ser o profissional que é.
- Educação para a sustentabilidade: entre a vida na escola e a escola da vidaPublication . Vieira, Ricardo; Vieira, Ana Maria; Marques, José CarlosNeste texto, apresentamos alguns dados de uma investigação em curso cujo objetivo principal passa por entender as perceções e práticas que pessoas de várias faixas etárias possuem relativamente a questões de sustentabilidade. Desenvolvemos, inicialmente, uma abordagem teórica sobre a sustentabilidade no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), das Nações Unidas (CONSELHO EMPRESARIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL [BCSD], 2021). Em termos empíricos, entrevistámos quatro sujeitos com as seguintes idades: 15, 22, 61 e 70 anos. Posteriormente à transcrição das entrevistas, fizemos uma análise comparativa das vozes captadas a propósito da importância que atribuem às práticas de sustentabilidade. Tentamos, assim, perceber de que forma a idade e o contexto sociocultural dessas pessoas influenciam as práticas e perceções que elas possuem sobre o tema da sustentabilidade.