Publication
Refletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Pinto, Hélia Gonçalves | |
dc.contributor.author | Costa, Catarina Alexandra Santos da | |
dc.date.accessioned | 2021-07-27T10:10:30Z | |
dc.date.available | 2021-07-27T10:10:30Z | |
dc.date.issued | 2021-03-26 | |
dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e é composto por duas partes. A parte I integra uma reflexão sobre as principais aprendizagens realizadas com as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. A parte II integra um estudo realizado sobre o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Na parte I, que teve como objetivo refletir sobe o percurso realizado no âmbito das práticas pedagógicas, salienta-se a importância da observação para planificar e intervir, e da reflexão transversal a todo este processo no contexto Creche. Já no Jardim de Infância o foco vai para a metodologia de trabalho por projeto, que tal como na Creche, exige observar, planificar, atuar e refletir ao longo e sobre todo o processo educativo. Por último, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma experiência em dois contextos diferentes, um presencial e outro em situação de pandemia, salienta-se também a importância da planificação, atuação e avaliação, e da observação e reflexão transversal a toda a ação educativa. Na parte II apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber qual o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Para atingir este objetivo foram realizados um conjunto de problemas, no referido contexto, tendo-se adotado o paradigma interpretativo com uma abordagem qualitativa e designe de estudo de casos múltiplos. Os resultados obtidos permitiram compreender que a comunicação apresenta o papel de clarificar e organizar o pensamento matemático dos alunos e assim, desenvolver a sua capacidade de resolver problemas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202747263 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/5936 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino básico do 1º ciclo | pt_PT |
dc.subject | Comunicação | pt_PT |
dc.subject | Matemática | pt_PT |
dc.title | Refletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
Loading...
- Name:
- Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Catarina_Costa_2020.pdf
- Size:
- 1.57 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
- Description: