Repository logo
 
Publication

Refletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorPinto, Hélia Gonçalves
dc.contributor.authorCosta, Catarina Alexandra Santos da
dc.date.accessioned2021-07-27T10:10:30Z
dc.date.available2021-07-27T10:10:30Z
dc.date.issued2021-03-26
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e é composto por duas partes. A parte I integra uma reflexão sobre as principais aprendizagens realizadas com as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. A parte II integra um estudo realizado sobre o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Na parte I, que teve como objetivo refletir sobe o percurso realizado no âmbito das práticas pedagógicas, salienta-se a importância da observação para planificar e intervir, e da reflexão transversal a todo este processo no contexto Creche. Já no Jardim de Infância o foco vai para a metodologia de trabalho por projeto, que tal como na Creche, exige observar, planificar, atuar e refletir ao longo e sobre todo o processo educativo. Por último, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma experiência em dois contextos diferentes, um presencial e outro em situação de pandemia, salienta-se também a importância da planificação, atuação e avaliação, e da observação e reflexão transversal a toda a ação educativa. Na parte II apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber qual o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Para atingir este objetivo foram realizados um conjunto de problemas, no referido contexto, tendo-se adotado o paradigma interpretativo com uma abordagem qualitativa e designe de estudo de casos múltiplos. Os resultados obtidos permitiram compreender que a comunicação apresenta o papel de clarificar e organizar o pensamento matemático dos alunos e assim, desenvolver a sua capacidade de resolver problemas.pt_PT
dc.identifier.tid202747263pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/5936
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino básico do 1º ciclopt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleRefletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratóriopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório de Prática de Ensino Supervisionada_Catarina_Costa_2020.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description: