Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Refletindo sobre o meu percurso na Prática Pedagógica: o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo de Ensino Básico e é composto por duas partes. A parte I integra uma reflexão sobre as principais aprendizagens realizadas com as experiências vividas ao longo da Prática Pedagógica. A parte II integra um estudo realizado sobre o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Na parte I, que teve como objetivo refletir sobe o percurso realizado no âmbito das práticas pedagógicas, salienta-se a importância da observação para planificar e intervir, e da reflexão transversal a todo este processo no contexto Creche. Já no Jardim de Infância o foco vai para a metodologia de trabalho por projeto, que tal como na Creche, exige observar, planificar, atuar e refletir ao longo e sobre todo o processo educativo. Por último, no 1.º Ciclo do Ensino Básico, uma experiência em dois contextos diferentes, um presencial e outro em situação de pandemia, salienta-se também a importância da planificação, atuação e avaliação, e da observação e reflexão transversal a toda a ação educativa. Na parte II apresenta-se uma investigação realizada numa turma de 2.º ano de escolaridade, com o objetivo de perceber qual o papel da comunicação na resolução de problemas em contexto de ensino exploratório. Para atingir este objetivo foram realizados um conjunto de problemas, no referido contexto, tendo-se adotado o paradigma interpretativo com uma abordagem qualitativa e designe de estudo de casos múltiplos. Os resultados obtidos permitiram compreender que a comunicação apresenta o papel de clarificar e organizar o pensamento matemático dos alunos e assim, desenvolver a sua capacidade de resolver problemas.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar Ensino básico do 1º ciclo Comunicação Matemática

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue