Repository logo
 
Publication

Um leque de aprendizagens sustentado por vivĂȘncias e reflexĂ”es

datacite.subject.fosCiĂȘncias Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto SimÔes
dc.contributor.authorNunes, Ana Carolina Bernardino
dc.date.accessioned2018-07-25T11:19:42Z
dc.date.available2018-07-25T11:19:42Z
dc.date.issued2018-06-19
dc.description.abstractO presente relatĂłrio foi realizado no Ăąmbito do Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatĂłrio dĂĄ a conhecer as experiĂȘncias vividas em contexto de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada na valĂȘncia de Creche e na valĂȘncia de Jardim de InfĂąncia (Jardim de InfĂąncia I e Jardim de InfĂąncia II). No que se refere Ă  valĂȘncia de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidĂȘncias do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurĂĄmos estudar o papel das emoçÔes primĂĄrias na primeira infĂąncia e refletir sobre a emergĂȘncia da literacia emocional. Recorrendo Ă  observação e Ă  gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videogrĂĄfico) foram transcritos e o seu conteĂșdo foi analisado Ă  luz das seguintes categorias: emoçÔes primĂĄrias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoçÔes primĂĄrias em inĂșmeras situaçÔes (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que serĂĄ importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere Ă  valĂȘncia de Jardim de InfĂąncia, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de InfĂąncia I e Jardim de InfĂąncia II) e as aprendizagens aĂ­ realizadas. No final, dĂĄ-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lĂłgica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de InfĂąncia II. A conclusĂŁo deste documento, os anexos e as referĂȘncias bibliogrĂĄficas completam o relatĂłrio, auxiliando na sua compreensĂŁo.pt_PT
dc.identifier.tid201954621pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3362
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEmoçÔespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleUm leque de aprendizagens sustentado por vivĂȘncias e reflexĂ”espt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CDFINAL_Ana Nunes.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: