Publication
Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto Simões | |
| dc.contributor.author | Nunes, Ana Carolina Bernardino | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-25T11:19:42Z | |
| dc.date.available | 2018-07-25T11:19:42Z | |
| dc.date.issued | 2018-06-19 | |
| dc.description.abstract | O presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201954621 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3362 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
| dc.subject | Emoções | pt_PT |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
| dc.subject | Criança | pt_PT |
| dc.title | Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |
