Publication
Um leque de aprendizagens sustentado por vivĂȘncias e reflexĂ”es
datacite.subject.fos | CiĂȘncias Sociais | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Dias, Maria Isabel Pinto SimÔes | |
dc.contributor.author | Nunes, Ana Carolina Bernardino | |
dc.date.accessioned | 2018-07-25T11:19:42Z | |
dc.date.available | 2018-07-25T11:19:42Z | |
dc.date.issued | 2018-06-19 | |
dc.description.abstract | O presente relatĂłrio foi realizado no Ăąmbito do Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatĂłrio dĂĄ a conhecer as experiĂȘncias vividas em contexto de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada na valĂȘncia de Creche e na valĂȘncia de Jardim de InfĂąncia (Jardim de InfĂąncia I e Jardim de InfĂąncia II). No que se refere Ă valĂȘncia de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidĂȘncias do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurĂĄmos estudar o papel das emoçÔes primĂĄrias na primeira infĂąncia e refletir sobre a emergĂȘncia da literacia emocional. Recorrendo Ă observação e Ă gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videogrĂĄfico) foram transcritos e o seu conteĂșdo foi analisado Ă luz das seguintes categorias: emoçÔes primĂĄrias â tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoçÔes primĂĄrias em inĂșmeras situaçÔes (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que serĂĄ importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere Ă valĂȘncia de Jardim de InfĂąncia, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de InfĂąncia I e Jardim de InfĂąncia II) e as aprendizagens aĂ realizadas. No final, dĂĄ-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças âFora de Casaâ desenvolvido numa lĂłgica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de InfĂąncia II. A conclusĂŁo deste documento, os anexos e as referĂȘncias bibliogrĂĄficas completam o relatĂłrio, auxiliando na sua compreensĂŁo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201954621 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/3362 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Educação Pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | EmoçÔes | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Criança | pt_PT |
dc.title | Um leque de aprendizagens sustentado por vivĂȘncias e reflexĂ”es | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar | pt_PT |