Repository logo
 
Publication

Um leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexões

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorDias, Maria Isabel Pinto Simões
dc.contributor.authorNunes, Ana Carolina Bernardino
dc.date.accessioned2018-07-25T11:19:42Z
dc.date.available2018-07-25T11:19:42Z
dc.date.issued2018-06-19
dc.description.abstractO presente relatório foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatório dá a conhecer as experiências vividas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada na valência de Creche e na valência de Jardim de Infância (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II). No que se refere à valência de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidências do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurámos estudar o papel das emoções primárias na primeira infância e refletir sobre a emergência da literacia emocional. Recorrendo à observação e à gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videográfico) foram transcritos e o seu conteúdo foi analisado à luz das seguintes categorias: emoções primárias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoções primárias em inúmeras situações (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que será importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere à valência de Jardim de Infância, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de Infância I e Jardim de Infância II) e as aprendizagens aí realizadas. No final, dá-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lógica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de Infância II. A conclusão deste documento, os anexos e as referências bibliográficas completam o relatório, auxiliando na sua compreensão.pt_PT
dc.identifier.tid201954621pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/3362
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação Pré-escolarpt_PT
dc.subjectEmoçõespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.titleUm leque de aprendizagens sustentado por vivências e reflexõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
CDFINAL_Ana Nunes.pdf
Size:
2.3 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: