Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Um leque de aprendizagens sustentado por vivĂȘncias e reflexĂ”es

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
CDFINAL_Ana Nunes.pdf2.3 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente relatĂłrio foi realizado no Ăąmbito do Mestrado em Educação PrĂ©-Escolar, com o intuito de revisitar e divulgar todas as aprendizagens vividas durante os anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Divido em duas grandes partes, este relatĂłrio dĂĄ a conhecer as experiĂȘncias vividas em contexto de PrĂĄtica de Ensino Supervisionada na valĂȘncia de Creche e na valĂȘncia de Jardim de InfĂąncia (Jardim de InfĂąncia I e Jardim de InfĂąncia II). No que se refere Ă  valĂȘncia de Creche, faz-se uma breve caraterização do contexto, revelam-se evidĂȘncias do(s) processo(s) de desenvolvimento e aprendizagem realizado(s) em parceria com os diferentes intervenientes educativos e o ensaio investigativo desenvolvido com as 11 crianças do grupo. Seguindo uma metodologia qualitativa, procurĂĄmos estudar o papel das emoçÔes primĂĄrias na primeira infĂąncia e refletir sobre a emergĂȘncia da literacia emocional. Recorrendo Ă  observação e Ă  gravação (observação direta ou naturalista participante e registo videogrĂĄfico) foram transcritos e o seu conteĂșdo foi analisado Ă  luz das seguintes categorias: emoçÔes primĂĄrias – tristeza, medo, nojo, vergonha, alegria e raiva. Os resultados revelaram que as crianças manifestaram as suas emoçÔes primĂĄrias em inĂșmeras situaçÔes (por exemplo, quando realizavam uma conquista ou nova descoberta). Estes resultados levam-nos a inferir que serĂĄ importante promover a literacia emocional desde os primeiros anos de vida de forma a fomentar a capacidade de resposta e de regulação emocional. No que se refere Ă  valĂȘncia de Jardim de InfĂąncia, apresentam-se os dois contextos educativos (Jardim de InfĂąncia I e Jardim de InfĂąncia II) e as aprendizagens aĂ­ realizadas. No final, dĂĄ-se a conhecer o projeto denominado pelas crianças “Fora de Casa” desenvolvido numa lĂłgica de metodologia de trabalho de projeto com os diferentes intervenientes educativos do contexto de Jardim de InfĂąncia II. A conclusĂŁo deste documento, os anexos e as referĂȘncias bibliogrĂĄficas completam o relatĂłrio, auxiliando na sua compreensĂŁo.

Description

Keywords

Educação Pré-escolar EmoçÔes Aprendizagem Criança

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue