Publication
AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Barreto, Maria Antónia Belchior Ferreira | |
dc.contributor.author | Pedro, António Luís Fernandes | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T14:07:55Z | |
dc.date.available | 2023-06-30T14:07:55Z | |
dc.date.issued | 2022-12-19 | |
dc.description.abstract | Desde a publicação, em 2017, do Perfil dos Alunos à Saída a Escolaridade Obrigatória, e demais legislação subsequente, que a escola e os professores se sentem confrontados com a urgência da mudança de paradigma, quanto aos modos de ensinar e de avaliar as aprendizagens dos alunos. Todas as mudanças se fazem, em certo sentido, de ruturas, e uma nova “gramática escolar” tem de surgir no seio da comunidade educativa. A formação de professores no âmbito do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) tem como objetivo principal contribuir para que a avaliação, o ensino e o currículo estejam tão integrados quanto possível permitindo que os alunos atinjam o desejável Perfil. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes o diretor e os professores que frequentaram a Oficina de Formação MAIA em 2020. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas a cinco professores e ao diretor do Agrupamento, enquadrados numa análise documental. Os resultados deste estudo evidenciam ser possível existir mudanças na avaliação pedagógica, aquela que ocorre nas salas de aula, quando o diretor e os professores concertadamente valorizam a formação e a põem em prática. Tal processo de transformação, de rutura com práticas e conceções instaladas, não ocorre, contudo, sem dúvidas, dificuldades e sacrifícios pessoais, nas palavras dos participantes. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203324358 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.8/8643 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Avaliação pedagógica | pt_PT |
dc.subject | Práticas de ensino | pt_PT |
dc.subject | Currículo escolar | pt_PT |
dc.subject | Projeto Maia | pt_PT |
dc.subject | Gestão escolar | pt_PT |
dc.title | AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA | pt_PT |
dc.title.alternative | UM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO MAIA | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ciências da Educação: Gestão, Avaliação e Supervisão Escolares | pt_PT |