Repository logo
 
Publication

AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorBarreto, Maria Antónia Belchior Ferreira
dc.contributor.authorPedro, António Luís Fernandes
dc.date.accessioned2023-06-30T14:07:55Z
dc.date.available2023-06-30T14:07:55Z
dc.date.issued2022-12-19
dc.description.abstractDesde a publicação, em 2017, do Perfil dos Alunos à Saída a Escolaridade Obrigatória, e demais legislação subsequente, que a escola e os professores se sentem confrontados com a urgência da mudança de paradigma, quanto aos modos de ensinar e de avaliar as aprendizagens dos alunos. Todas as mudanças se fazem, em certo sentido, de ruturas, e uma nova “gramática escolar” tem de surgir no seio da comunidade educativa. A formação de professores no âmbito do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) tem como objetivo principal contribuir para que a avaliação, o ensino e o currículo estejam tão integrados quanto possível permitindo que os alunos atinjam o desejável Perfil. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes o diretor e os professores que frequentaram a Oficina de Formação MAIA em 2020. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas a cinco professores e ao diretor do Agrupamento, enquadrados numa análise documental. Os resultados deste estudo evidenciam ser possível existir mudanças na avaliação pedagógica, aquela que ocorre nas salas de aula, quando o diretor e os professores concertadamente valorizam a formação e a põem em prática. Tal processo de transformação, de rutura com práticas e conceções instaladas, não ocorre, contudo, sem dúvidas, dificuldades e sacrifícios pessoais, nas palavras dos participantes.pt_PT
dc.identifier.tid203324358pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.8/8643
dc.language.isoporpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectAvaliação pedagógicapt_PT
dc.subjectPráticas de ensinopt_PT
dc.subjectCurrículo escolarpt_PT
dc.subjectProjeto Maiapt_PT
dc.subjectGestão escolarpt_PT
dc.titleAVALIAÇÃO PEDAGÓGICApt_PT
dc.title.alternativeUM ESTUDO DE CASO SOBRE O PROJETO MAIApt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ciências da Educação: Gestão, Avaliação e Supervisão Escolarespt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PI_António Pedro_VF.pdf
Size:
1.13 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.32 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: