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- Treino PersonalizadoPublication . Almeida, Mara Sofia Jesus; Morouço, Pedro Gil FradeA prática de atividade física (AT) e do exercício físico (EF) são fatores fundamentais para alcançar um estilo de vida saudável. A sua prática regular constitui a base para a concretização das funções básicas do quotidiano promovendo assim uma melhor qualidade de vida. Para além de todos os benefícios físicos relacionados com a melhoria da condição da física, a prática de exercício apresenta também efeitos positivos na prevenção de doenças, nos níveis de energia, na qualidade do sono e na sensação de bem-estar. Para alcançar estes benefícios é necessário a implementação de um programa de treino ajustado ao individuo e à sua condição, tendo em conta os seus objetivos, necessidades e limitações. Um programa desajustado, juntamente com a prática incorreta do exercício pode conduzir à ocorrência de lesões e ao agravamento de problemas de saúde. É neste contexto que surge o treino personalizado (TP) que se traduz numa manifestação do treino individualizado que visa uma intervenção mais próxima e ajustada às necessidades de cada praticante. O presente documento consiste no relatório de estágio, que pretende demonstrar todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano. Neste sentido e de acordo com os objetivos pré-estabelecidos vão ser apresentadas todas as tarefas/atividades desenvolvidas assim como também todas as experiências vivenciadas. O objetivo primordial do relatório é refletir sobre todas as práticas e orientações que conduziram às minhas decisões. O processo de estágio está subdividido em três fases de intervenção, a primeira fase caracteriza a integração na entidade acolhedora, a segunda fase está relacionada com o desenvolvimento das atividades e a terceira fase corresponde à reflexão critica de todo o trabalho precedido. Durante o período de estágio foram desenvolvidas diversas atividades relacionadas com o TP, como por exemplo avaliar as diferentes capacidades associadas à condição física, prescrever/planear treinos autónomos/personalizados e orientar/instruir sessões de treino. Adicionalmente também foi organizada uma atividade que intuito de promover a prática de atividade física dentro da entidade acolhedora. Pág. IV A entidade acolhedora de estágio é o centro de bem-estar Inside Lab, localizado na cidade de Leiria, no qual o formador Miguel Bernardes assume o papel de coordenador assim como o de orientador de estágio. Este espaço complementa diferentes serviços, os quais estão integrados em três vertentes distintas “Medical”, “Body Care” e “Training Studio”. O estágio curricular está integrado na vertente do “Training Studio”.
- Projeto e desenvolvimento de um banco de teste para motores elétricosPublication . Fleury, David Rafael Marques Curado; Ferreira, Carlos Daniel Henriques; Serrano, Luís Manuel VenturaO presente projeto tem como objetivo desenvolver um banco de ensaio de potência que seja capaz de caracterizar motores elétricos de pequeno porte. Efetuou-se a pesquisa bibliográfica para obter o entendimento do princípio de funcionamento dos bancos de ensaio de potência e identificação dos principais dispositivos existentes para a simulação do binário de carga e também dos métodos de controlo de um sistema deste tipo. Idealizou-se o projeto de um banco de ensaio equipado com um travão de histerese e com capacidade de ensaiar motores elétricos de até 16 kW de potência. A etapa seguinte foi o dimensionamento e seleção dos diversos componentes e acessórios de natureza mecânica e elétrica necessários para a montagem do banco de ensaio de potência. Posteriormente foi realizado o desenvolvimento da interface elétrica e do sistema de controlo baseado em instrumentação virtual com uso do software LabVIEW®, com vistas a possibilitar o correto funcionamento do dispositivo gerador de binário de carga. Desenvolvida o software e controle e efetuado a montagem dos componentes do banco de ensaios, procedeu-se com a realização de testes para validação do sistema desenvolvido e sua respetiva calibração com o objetivo de se caracterizar corretamente os motores ensaiados. Finalmente apresenta-se uma análise crítica dos resultados obtidos e termina-se o trabalho com a apresentação de sugestões para melhorias futuras ao sistema aqui proposto e projetado.
- Monitorização de motores em frotas de veículos pesados com foco no combustível utilizado - Sistema de injeção DieselPublication . Braguez, João Paulo Carrilho; Serrano, Luis Manuel Ventura; Pereira, João Francisco Romeiro da FonsecaAs restrições impostas aos motores Diesel pelas atuais regulamentações necessitaram do desenvolvimento de gerações melhoradas de sistemas de injeção de combustível, constituídos por elementos com tolerâncias de fabrico muito reduzidas, pelo que é necessário que o combustível assegure a proteção contra a oxidação e degradação dos materiais, assim como a lubrificação dos componentes. Atualmente é produzido biodiesel para posterior mistura em percentagens controladas com o gasóleo bruto e são adicionados aditivos para assegurar a qualidade do combustível de modo a manter a fiabilidade dos sistemas. No âmbito do tema, foi proposto um estudo em que foram escolhidas doze viaturas entre duas empresas, que se enquadram em diferentes classes, Euro 4, Euro 5 e Euro 6. Foram utilizados dois combustíveis para o estudo, gasóleo simples e gasóleo aditivado, com a finalidade de entender a sua influência no consumo de combustível e sistema de injeção. De modo a acompanhar a distância percorrida por cada viatura e proceder ao controlo de manutenções, foi utilizada uma plataforma de monitorização de frotas para aquisição de dados. Os filtros de combustível substituídos durante o estudo foram recolhidos para posterior análise. Com o aumento da quantidade de biodiesel incorporada no combustível, prevê-se e é aconselhada uma redução do intervalo de manutenção das viaturas. O correto funcionamento do sistema de filtragem do posto de abastecimento mostrou ter grande importância no controlo da qualidade do combustível. Para uma das empresas, nas motorizações Euro 4 e Euro 5, verifica-se que quanto maior a percentagem de gasóleo aditivado utilizado, maior o consumo médio da viatura. Verificou-se um maior número de acelerações e travagens na viatura que circulou mais tempo sem utilização do cruise control. Foi registado um maior consumo médio para uma das viaturas Euro 6, justificado pela cristalização do pré-filtro de combustível, previamente à distância de substituição do mesmo. Foi observada uma redução no valor do consumo médio semanas após a manutenção, estabilizando num valor aproximadamente 10% inferior. Foi possível afirmar que filtros não OEM apresentam capacidade de filtragem reduzida, relativamente a filtros OEM ou equivalentes. A utilização deste tipo de filtros com biodiesel obriga a reduzir o intervalo de manutenção.
- Methodologies for pre-processing polymeric filament for Direct Digital FabricationPublication . Silva, César Miguel Coitos da; Correia, Mário António Simões; Coelho, Paulo Jorge SimõesThe digital age presents alternatives to more traditional manufacturing concepts. One of the alternatives most adopted by the industry and society, in general, focuses on additive manufacturing, which has improved significantly over time, improving the user interface and optimizing parts construction times and quality. In this work is intended to study the impact of dehumidification pre-processing of the material at the Polylactic Acid (PLA) and Polyethylene Terephtalate Glycol (PETG), used in Fused Deposition Modeling (FDM). The results obtained in on the parts produced allowed to draw conclusions about impacts at an aesthetic level and at a mechanical level, and assess whether the pre-processing energy costs are justified, regarding the final quality of the produced part or improvements in their mechanical properties. Measurements of the weight were carried out on the printed pieces for the aesthetic experiments to compare the printed piece with dehumidified, non-dehumidified material, the Computer-Aided Design (CAD) part simulation and slicer software part simulation. The most significant results occurred in the aesthetic tests, as the differences are evident between the part printed with dehumidified material and the part printed with non-dehumidified material. The final weight of the pieces differs in all scenarios, where the lightest pieces are in the CAD software simulation, and heaviest parts are in the simulation of the slicer software. In the tensile tests, the non-dehumidified PLA material obtained better performance when compared to the PLA that was previously dehumidified for 6 hours. In the case of PETG, it was possible to identify the similar tensile strength between the previously dehumidified filament and the filament not previously dehumidified. To conclude the energy study revealed an overall consumption of approximately 0.32 kWh for the dehumidifier and printer set.
- Monitorização de motores em frotas de veículos pesados com foco no combustível utilizado – MotorPublication . Almeida, Ricardo João Santos; Pereira, João Francisco Romeiro da Fonseca; Serrano, Luís Manuel VenturaÉ bastante comum associar avarias no motor a problemas no combustível. No sentido de avaliar se o combustível pode ter alguma influência na degradação de motores pela contaminação do lubrificante, foi efetuado um estudo, tendo como base um conjunto de viaturas pesadas de duas empresas de transportes, no qual foram realizadas análises periódicas ao óleo lubrificante do motor. Neste trabalho foram definidas metodologias e intervalos de recolha de amostras de óleo, assim como técnicas de análise, que podem, não só antever avarias mecânicas, como serem utilizadas para ajustar os intervalos de mudança de óleo ao estado dos óleos e dos motores, assim como ao tipo de utilização dos veículos. Estas técnicas podem refletir-se em redução de custos e/ou aumento de fiabilidade de veículos em frotas. As recolhas foram realizadas maioritariamente em dois momentos, a metade e no final da vida útil do lubrificante (cerca de 60000 km), permitindo acompanhar a evolução de indicadores de estado, contaminação e desgaste do lubrificante, ao longo do ciclo de vida do lubrificante. A análise daqueles indicadores permitiu aferir eventuais indícios de avarias mecânicas nos motores dos veículos das frotas em estudo. Permitiu também identificar veículos em que as mudanças de óleo, sendo realizadas de acordo com o preconizado pelo fabricante, ocorreram demasiado cedo e demasiado tarde, face ao estado do lubrificante. Foram igualmente identificadas situações de degradação do óleo com origem no tipo de utilização do veículo. Não foram, no entanto, encontradas evidências de degradação dos motores associadas ao combustível.
- AVALIAÇÃO PEDAGÓGICAPublication . Pedro, António Luís Fernandes; Barreto, Maria Antónia Belchior FerreiraDesde a publicação, em 2017, do Perfil dos Alunos à Saída a Escolaridade Obrigatória, e demais legislação subsequente, que a escola e os professores se sentem confrontados com a urgência da mudança de paradigma, quanto aos modos de ensinar e de avaliar as aprendizagens dos alunos. Todas as mudanças se fazem, em certo sentido, de ruturas, e uma nova “gramática escolar” tem de surgir no seio da comunidade educativa. A formação de professores no âmbito do Projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica) tem como objetivo principal contribuir para que a avaliação, o ensino e o currículo estejam tão integrados quanto possível permitindo que os alunos atinjam o desejável Perfil. O presente trabalho trata-se de um estudo de caso, desenvolvido num Agrupamento de Escolas do distrito de Leiria, tendo como participantes o diretor e os professores que frequentaram a Oficina de Formação MAIA em 2020. Os dados foram obtidos a partir de entrevistas realizadas a cinco professores e ao diretor do Agrupamento, enquadrados numa análise documental. Os resultados deste estudo evidenciam ser possível existir mudanças na avaliação pedagógica, aquela que ocorre nas salas de aula, quando o diretor e os professores concertadamente valorizam a formação e a põem em prática. Tal processo de transformação, de rutura com práticas e conceções instaladas, não ocorre, contudo, sem dúvidas, dificuldades e sacrifícios pessoais, nas palavras dos participantes.